Buscar

Prova de Didática para Lic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova de Didática para Lic. Subsídios para Prática de Ensino
1. Entendendo Educação no seu sentido mais amplo, podemos dizer que educadores são todos os membros de uma sociedade. No entanto, a ____________, planejada com objetivos definidos e realizada através do ensino, que é um tipo de prática educativa, exige um profissional da Educação com formação adequada.
Escolha uma:
A. Educação Realista
B. Educação sistemática
C. Educação construtivista
D. Educação Humanista
2. Ninguém escapa da Educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com Educação. Com uma ou com várias: Educação, Educações. 
Marque a alternativa errada:
Escolha uma:
A. Do ponto de vista particular, a educação é o desenvolvimento da pessoa no que diz respeito às suas características de ser realista, ao seu potencial e à sua participação na sociedade. Isto só é possível no seio de uma sociedade humana socrática!
B. A Educação, do ponto de vista social, é a interferência que a sociedade, com o objetivo de se manter e reproduzir, exerce no desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos por meio de um conjunto de estruturas, influências, processos, ações.
C. Mas, ao mesmo tempo que a Educação tem a função de manter e reproduzir a sociedade, ela colabora com a sua transformação, pois vai permitindo que os indivíduos se desenvolvam e ampliem a capacidade de pensar e, individualmente ou em grupo, reflitam melhor sobre a realidade que os cerca e realizem modificações nessa mesma realidade.
D. Por exemplo, estamos hoje muito preocupados com a Educação digital porque vivemos numa sociedade informatizada. Independentemente das divergentes opiniões a respeito, se os membros dessa sociedade não se adaptarem a ela, correrão o risco de ficar à margem da história.
3. Existem dois ciclos para o ensino técnico industrial: o primeiro corresponde ao antigo ginásio, denominação da época dada ao nível posterior ao primário e o segundo ciclo correspondente ao colégio (Ensino Médio hoje). Este último com os cursos técnicos objetivando o ensino de técnicas próprias à indústria, com duração de 3 ou 4 anos e os cursos pedagógicos, com duração de um ano, voltados para a “formação de pessoal docente e administrativo peculiares ao ensino industrial e administração do ensino industrial”. Em qual lei se encontra o trecho acima?
Escolha uma:
A. Lei Orgânica do Ensino Fundamental.
B. Lei Orgânica do Ensino Médio.
C. Lei Orgânica do Ensino Industrial
4. Marque (V) para verdadeira e (F) para falsa: 
(V) Educar na forma sistemática também implica ‘dominar conhecimentos sobre o ensino’, isto é dominar a atividade educacional e pedagógica que constituem objetos de tratamento da Pedagogia, bem como as especificidades conceituais das diferentes áreas das ciências.
(F ) A Didática, como uma disciplina específica da Pedagogia, pesquisa o ensino e os processos próprios para a construção do conhecimento do ensino de artes.
(F) A Licenciatura é uma habilitação do curso médio destinado a formar professores em áreas específicas para atender a estas necessidades.
(V ) A educação deve visar à promoção do homem educado que saiba agir em sociedade; para isto, ela necessita de objetivos definidos e de ações cuidadosamente planejadas com bases filosófica e científica e, ainda, de conhecimento técnico e especializado 
Marque a opção correta:
Escolha uma:
A. V, F, F, V
B. V, V, F, V
C. F, F, V, F
D. F, V, F, V
5. O diálogo é um ponto fundamental na relação professor-aluno, como preconizava Paulo Freire. É por meio do ____________ amoroso que há uma verdadeira troca entre os atores do ato de aprender. O ____________ aprende com seu aluno; tem contato com outras visões de mundo; desfaz preconceitos; modifica suas atitudes; adquire outros hábitos de vida, outras formas de expressão. Tudo isso facilita a sua aproximação do estudante, possibilitando uma adequação do processo de ensino ao nível e ao interesse do aluno, o que resulta em melhores oportunidades de ____________. Ao buscar conhecer este aluno mais como ser humano com problemas, dificuldades e necessidades, o professor estreitará a relação afetiva entre ambos.
Escolha uma:
A. Livro, aluno, ensino.
B. Livro, professor, ensino.
C. Diálogo, aluno, aprendizagem.
D. Diálogo, professor, aprendizagem.
6. É dever da educação, dar conta das diferenças, seja no âmbito escolar institucional da sala de aula, seja no âmbito mais pulverizado das diferenças individuais. Marque a alternativa que confirme essa afirmação:
Escolha uma:
A. O ensino é culturalmente relevante quando as experiências dos alunos e suas vivências não são utilizadas como uma forma de manter sua cultura, mas também como uma forma de se repreender os efeitos negativos da cultura dominante.
B. Estes princípios não criam um laço pessoal de acolhimento do professor pelos alunos. Contudo, há necessidade de um elo entre a cultura escolar, da escola e a da família, isto é, de ajudar os alunos a aprender a cultura escolar e a da escola, mantendo simultaneamente a sua identidade cultural.
C. O termo cultura é percebido como sendo um dos mais enganadores e equivocados. Daí a dificuldade em defini-lo. No sentido antropológico, cultura aparece, no dicionário de Língua Portuguesa, como “conjunto de experiências humanas (conhecimentos, costumes, instituições, etc.) adquiridas pelo contato social e acumuladas pelos povos através dos tempos”.
D. Devido às múltiplas identidades microculturais e às características específicas dos alunos presentes em uma sala de aula (sexo, raça, classe social, língua, religião), cada indivíduo é afetado igualmente pelas ações e relações que se constroem nos grupos: familiar, social e escolar, não sendo aceitas.
7. Dependendo do estilo do professor e do conteúdo a ser trabalhado, cada professor opta por um método que acredita estimular a forma de raciocínio do aluno. São eles;
__________________ – (é aquele que vai do geral para o particular);
__________________ – (vai do particular para o geral);
__________________ – (faz a integração dos outros dois).
__________________ – (segue a ordem dos fatos, do tempo, do raciocínio);
Marque a opção que esteja na ordem certa:
Escolha uma:
A. Indutivo, analógico, dedutivo, lógico.
B. Analógico, dedutivo, lógico, indutivo.
C. Dedutivo, indutivo, analógico, lógico.
D. Indutivo, lógico, dedutivo, analógico.
8. Os trabalhos de grupo têm a sua origem a partir da influência desses estudos, resultando em vários procedimentos de ensino. Os princípios básicos de um trabalho de grupo são: o saber ouvir, respeitar a opinião do outro, mesmo discordando; falar com clareza, organizando logicamente as ideias; saber argumentar na defesa do que pensa; não se omitir e apresentar sua opinião, quando necessário. Todas as afirmativas estão de acordo com o texto, exceto:
Escolha uma:
A. Os trabalhos de grupo devem sempre contar com um coordenador, que lidera o grupo, solicitando a colaboração de todos, interferindo quando for necessário, como no caso daqueles elementos mais prolixos, que não respeitam o tempo de cada um; deve procurar também estabelecer conexões quando perceber que isso é possível, entre outras atribuições.
B. Os trabalhos de grupo apresentam vantagens, como: o desenvolvimento da expressão oral; a troca entre os participantes, num exercício de hábitos, habilidades e atitudes.
C. Os trabalhos de grupo, quando bem orientados, podem se efetivar na sala de aula ou em outros espaços e tempos que melhor convierem ao aluno, situação também favorecida atualmente pelos recursos das novas tecnologias, como a Internet.
D. A importância da técnica do trabalho de grupo é, sobretudo, a convivência democrática entre pessoas, o desenvolvimento crítico e do raciocínio, nãolevando em consideração a ideia do outro. Pag 58, da segunda parte
9. Em qual década se inicia a efervescência e ansiedade do restabelecimento do estado democrático de direito no Brasil, após um longo período de ditadura militar.
Escolha uma:
A. 1970
B. 1980
C. 1960
D. 1990
10. Marque (V) para verdadeira e (F) para falsa: 
(V ) A Pedagogia Histórico-Crítica fundamenta-se em uma teoria crítico-pedagógica capaz de orientar a prática cotidiana dos professores, assumindo a pedagogia como ciência da educação e para a educação
(V ) A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, considerando que esta tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições e meios formativos, convergindo para promover a auto-atividade dos alunos que é a aprendizagem.
(F ) A Pedagogia de JEAN PIAGET tinha como preceito a reflexão, a experimentação e o compromisso com uma escola democrática e popular, procurando proporcionar aos filhos do povo os instrumentos necessários à sua emancipação, através da "autogestão e educação pelo trabalho". 
(F ) Os estudos de CÉLESTIN FREINET tinham como preocupação a epistemologia (teoria do conhecimento) em uma perspectiva interdisciplinar e construtivista. O autor elaborou a Teoria Psicogenética, que procurava mostrar por quais mudanças qualitativas a criança passa, desde o estágio inicial de uma inteligência prática até o pensamento formal. Marque a opção correta:
Escolha uma:
A. F, V, F, V
B. V, V, F, F
C. V, F, F, V
D. V, V, F, V
_1554539984.unknown
_1554539992.unknown
_1554539996.unknown
_1554539998.unknown
_1554539999.unknown
_1554539997.unknown
_1554539994.unknown
_1554539995.unknown
_1554539993.unknown
_1554539988.unknown
_1554539990.unknown
_1554539991.unknown
_1554539989.unknown
_1554539986.unknown
_1554539987.unknown
_1554539985.unknown
_1554539976.unknown
_1554539980.unknown
_1554539982.unknown
_1554539983.unknown
_1554539981.unknown
_1554539978.unknown
_1554539979.unknown
_1554539977.unknown
_1554539972.unknown
_1554539974.unknown
_1554539975.unknown
_1554539973.unknown
_1554539968.unknown
_1554539970.unknown
_1554539971.unknown
_1554539969.unknown
_1554539966.unknown
_1554539967.unknown
_1554539964.unknown
_1554539965.unknown
_1554539962.unknown
_1554539963.unknown
_1554539961.unknown

Outros materiais