Buscar

Liderança e Desenvolvimento de Equipe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE 
 EQUIPES
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Professora: Maria Loreni Rosso
Nome do aluno: Danilo Resende Leite
Data: 06/03/2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).
 
 Caro aluno, você vai encontrar duas opções de Avaliação a Distância (AD) nesta turma: A e B. Neste semestre, você tem a oportunidade de ler a AD A e AD B e escolher qual irá responder.
 Portanto:
- Primeiro passo, ler as avaliações.
- Segundo passo, escolher qual AD vai responder. 
- Terceiro, passo, responder a AD escolhida dentro deste instrumento de avaliação.
Importante: sugerimos aos alunos de Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos que realizem a AD de opção A.
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA OPÇÃO B
 Esta Avaliação a Distância OPÇÃO “B” é composta de uma questão que possuí três etapas. Leia atentamente cada etapa e resolva-as separadamente, de acordo com o solicitado.
 Primeira etapa: Participação no Fórum Avaliativo de Auto apresentação e Integração.
 Esta questão refere-se a sua participação no Fórum
Avaliativo. A mesma deverá ser realizada conforme descrição dos passos a seguir, e valerá 1,0 ponto.
 Inicialmente vá até a ferramenta “Perfil”, coloque sua foto (caso já tenhas postado, parabéns); preencha seus dados pessoais, profissionais e expectativas em relação ao curso, retorne a Ferramenta FÓRUM e elabore um texto, de no mínimo oito linhas e no máximo quinze para apresentar-se aos seus colegas de turma, professora, tutora e equipe da UV. Para isso, elabore uma descrição (em forma de texto corrido), sobre a sua atividade profissional, salientando a Organização que trabalha, o cargo/função e atividades que desempenha e a sua expectativa em relação ao curso.  Caso não estejas desempenhando nenhuma atividade profissional no momento,  ou se não desempenhou , faça um texto relacionado aos demais itens do Perfil, incluindo Projeto de Vida e Expectativas em relação ao Curso.
 Segunda etapa: Vivenciando a Liderança na prática
 Na primeira etapa desta atividade, você participou do Fórum Avaliativo de Auto apresentação e Integração, salientando a Organização que trabalha, cargo/função que desempenha na sua atividade profissional. Baseado na sua experiência pessoal e profissional, liste três pontos fortes e três pontos fracos vivenciados por você no seu ambiente de trabalho (atual ou anterior), em relação à Liderança e desenvolvimento de equipes.
 Após levantar os pontos fortes e fracos solicitados, liste-os no(s) quadro(s) abaixo e em seguida realize uma Pesquisa Bibliográfica no Material Didático disponibilizados no EVA e em outras fontes externas de pesquisa, sugerindo para cada um dos três pontos fortes, ações de fortalecimentos, para que esses pontos melhorem ainda mais, e em relação aos pontos fracos, apresente ações de melhorias para sanar tais dificuldades. No final do quadro, deves colocar as referências bibliográficas utilizadas para sugestões de ações de fortalecimento e melhorias (Utilizar o Livro de Trabalhos Acadêmicos da Unisul que se encontra na MIDIATECA).
Importante: Caso nunca tenhas desenvolvido nenhuma atividade profissional até o momento, responda esta segunda etapa da AD, baseado em Estudos de Casos encontrados em fontes de pesquisas (Bibliografias). (Peso 3,0).
	Pontos Fortes
	Ações de fortalecimento
	1 – Trabalho em equipe no departamento
	Maior geração de ideias em equipe. Uma das maneiras de fortalecer, é fazer com que ideias de pessoas novas e pessoas antigas da equipe, se unam, para criar novos conceitos para realização das tarefas.
	2 – Preocupação do líder com os funcionários
	Relação Interpessoal. Aceitar as diferenças interpessoais e ajudar o funcionário a melhorar, faz com que o funcionário se sinta importante como pessoa e profissional.
	3 – Líder do departamento sempre busca o melhor do funcionário
	Melhor aproveitamento das potencialidades individuais. Acreditar no potencial do funcionário e estimular que ele cresça, fará com que ele a cada dia tenha novas ideias e novos conceitos para o trabalho.
	Pontos Fracos
	Ações de melhorias
	1 – Líder geral coloca disputa entre os departamentos
	Relação de Coesão. Ao invés de estimular o atrito, fazer com que cada vez mais, os funcionários de outros departamentos, se conheçam e se dediquem mais para o crescimento da organização.
	2 – Promessas não cumpridas
	Estímulos que evocam respostas. Desde que o combinado seja cumprido, motivar os funcionários com bonifações e prêmios é sempre válido, porém, o cumprimento da palavra e da promessa, é a melhor maneira de criar confiança com o funcionário.
	3 – Líder geral se preocupa somente com si
	Liderança que é sensível. O ato de se preocupar e se sensibilizar é essencial para o funcionário se sentir importante. Deixar de lado o egoísmo e agir em favor da empresa e da equipe, ajudará a manter uma ótima relação com a equipe.
 
 Referências: 
Maior Geração de ideias (Livro UNISUL - Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap. 3 – 2.1 – quadro 3.5 pg 68 )
Aceitar as diferenças Individuais (Livro UNISUL - Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap. 3 – 2.1 – quadro 3.5 pg 68 )
Melhor Aproveitamento das Potencialidades Individuais (Livro UNISUL - Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap. 3 – 2.1 – quadro 3.5 pg 68)
Relação de Coesão (Livro UNISUL – Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap3 – 1.2 – item A; pg 57)
Relações que evocam respostas (Livro Unisul – Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap. 3 - 1.2 – item 2 pg 59)
Liderança que é sensível (Livro Unisul – Liderança e Desenvolvimento de equipe; cap. 3 – 1.2 – Liderança que é sensível pg 62)
 Terceira etapa: Conceituando e Compreendo o Papel da Liderança
 Esta etapa da atividade é composta por questões, que deverão ser respondidas de maneira argumentativa, embasadas nas leituras feitas no material didático da UA e em outras fontes de pesquisa, com citações diretas e/ou indiretas em cada resposta, fazendo constar as referências utilizadas para responder cada questão. (Utilizar o Livro de Trabalhos Acadêmicos da Unisul que se encontra na MIDIATECA). (Peso 6,0)
1 - O que é ser um Líder? Justifique sua resposta.
Líder é uma pessoa como qualquer outra. Líder é uma pessoa que sabe trabalhar em equipe e que também sabe mobilizar pessoas em favor de uma causa. Ele é o responsável por bolar estratégias e fazer com que uma sociedade esteja focada para estarem sempre buscando objetivos em comum. “Algo é feito ou transformado pela ação de um líder com sua equipe” (Livro UNISUL – Liderança e Desenvolvimento de Equipe cap.1 seção 3 pg. 25). 
2 - Qual o papel e a importância do Líder nas Organizações de trabalho? Justifique sua resposta.
O papel do líder dentro de uma organização é fazer com que o trabalho seja realizado com excelência, o líder inova, tem visão no futuro, é original, se preocupa com as pessoas. Ele é o responsável por organizar e designar tarefas e fazer com que a equipe esteja sempre em constante sintonia. “O sujeito líder pode saber trabalhar com a equipe, mobilizá-la para o alcance dos objetivos, mas ser desprovido de conhecimento técnicos, operacionais, dentre outros” (Livro UNISUL – Liderança e Desenvolvimento de Equipe cap. 2 seção 1 pg. 32)
3 - Quais características são necessárias para que um Líder desempenhe com sucesso suas atribuições? Justifique sua resposta.
“Alto nível de energia e tolerância ao estresse, Maturidade emocional, Integridade, Autoconfiança, Aprazibilidade e extroversão” (Livro UNISUL – Liderançae Desenvolvimento de Equipe cap.2 seção 2 – quadro 2.1 pg. 37).
Essas são características de um líder, pois ajudam a lidar com situações difíceis e desconfortáveis, faz com que ele saiba tomar atitudes em diversas ocasiões, ajuda para que ele tenha um ótimo relacionamento com a equipe, ele confia na sua intuição e na sua equipe.
4 - Quais os maiores desafios enfrentados pelos Líderes no desempenho das funções de Liderança? Justifique sua resposta.
Em um grupo informal pode haver relação de antagonismo, status, pode não haver colaboração espontânea e também oposição de ideias. Em um grupo formal, pode haver insubordinação, pessoas autossuficientes. A ideia de trabalhar em equipe, muitas vezes não agradam a todos, saber lidar com essa diferença tem de ser essencial para um líder.
(Livro UNISUL – Liderança e Desenvolvimento de Equipe cap. 3 seção 1 item 1.2 pgs. 56 e 57)
5 - Quais as qualidades necessárias para que um Líder consiga uma liderança eficiente das equipes de trabalho, dentro da Organização? Justifique sua resposta.
Abrir mão da autoridade, aceitar a diversidade, compartilhar experiências, acreditar em seus ideais, saber ouvir e receber críticas, ter autoconfiança, dar o exemplo, ser humilde e naturalmente imperfeito. “Pensamento Sistêmico, Competência Intercultural, Treinamento Continuo e Extensivo e Padrões Pessoais e de Comportamento” (Livro UNISUL – Liderança e Desenvolvimento de Equipe cap. 2 seção 1- pg. 34)
Saber lidar e pensar em todas as áreas de uma empresa, compreender e fazer com que as diferenças sejam compreendidas entre os funcionários, estar sempre se aperfeiçoando, são qualidades que um líder deve ter para crescimento e aperfeiçoamento da equipe.
 6 - “Quais os principais desafios em liderar as equipes de trabalho, na Organização?
Construir e manter uma equipe, mantê-la coesa e motivada, Conciliar as Demandas (os gestores cobram resultados e os subordinados melhores condições de trabalho), Prever problemas e prover soluções” http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/voce-sabe-quais-sao-desafios-lideranca/
Creio que esses são uns dos principais desafios do trabalho em equipe, liderar com pessoas e entender e prover a melhor condições de trabalho não é fácil, ainda mais ser a pessoa que seus funcionários se espelham.

Outros materiais