Buscar

Questionário 3 Economia e Mercado

Prévia do material em texto

Questionário 3 Economia e Mercado
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A expansão do produto real da economia durante certo tempo, sem implicar mudanças estruturais e distribuição de renda. Essa afirmação é a definição de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Crescimento econômico.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No século XX, com o término da Segunda Guerra Mundial, tivemos o predomínio alicerçado nas ideias da “Teoria geral do emprego, da moeda e dos juros”, publicada em 1936, que procura justificar a necessidade de maior participação do governo na economia, quando o mundo enfrentava aquela que, até hoje, é considerada a maior recessão econômica, surgida a partir do final dos anos 1920. Esse consenso foi propugnado por:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
John Maynard Keynes.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O aumento do produto real per capita associado à melhoria dos indicadores sociais, melhoria da distribuição de renda e crescimento do produto industrial no produto total e, ainda, a elevação do produto nacional pode ser alavancada por políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva, quando existir desemprego e capacidade ociosa. Esse texto refere-se à definição de:
 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É a disputa entre trabalhadores e empresários por uma participação maior na renda. Os trabalhadores lutam por aumentos de salários e quando os obtêm, os empresários os repassam para os preços de seus bens e serviços. Como resultado, a inflação não diminui, mesmo se eliminadas suas causas primárias.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Conflito distributivo.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	É a resistência que os preços de uma economia oferecem às políticas de estabilização que atacam as causas primárias da inflação. Essa afirmação representa o conceito de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Inércia inflacionária.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Avalie as afirmações a seguir e escolha a alternativa falsa:
 
I. A inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, assim, todos os bens produzidos na economia terão seus preços elevados durante um período de tempo.
II. Por definição, a inflação é um fenômeno monetário e, à medida que o nível geral de preços se eleva, há uma depreciação no valor real da moeda.
III. A taxa de inflação mede o percentual de aumento no nível médio de preços da economia.
IV A inflação representa uma média ponderada da elevação dos preços.
V. A inflação representa o aumento de um produto específico, indicando o aumento de preços em apenas um segmento de mercado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Com o surgimento do sistema capitalista de produção e consequente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e a venda de serviços de mão de obra, representando o lócus, em que trabalhadores e empresários confrontam-se e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salário, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. Em relação à questão do emprego, é falso afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
A crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, não exerceu influência no paradigma da relação empregador e empregado.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária. De acordo com essa premissa, analise as afirmações abaixo e verifique qual alternativa corresponde à atribuição do Copom:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Ele define e analisa o relatório de inflação.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Resumidamente, os principais objetivos da análise macroeconômica concentram-se na determinação do comportamento das seguintes variáveis: nível geral de preços, nível de produto, taxa de salários, nível de emprego, taxa de juros, quantidade de moeda, preço e quantidade de títulos, taxa de câmbio e quantidade de divisas. Faz parte do desafio da política macroeconômica:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Elevar a taxa do nível de emprego.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um equilíbrio de mercado é considerado eficiente quando:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Não se consegue, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes