Buscar

BDQ 3 PLANEJAMENTO ENERGÉTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
	 1a Questão (Ref.: 201513618188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atual estrutura do setor elétrico brasileiro redefiniu o papel dos agentes do setor elétrico e criou novos agentes. A respeito da atual estrutura do setor elétrico, sabe-se que
	
	
	a CCEE é responsável por estabelecer os contratos de energia elétrica e, em parceria com o ONS, efetua o despacho dessa energia no sistema.
	
	o ambiente de contratação livre permite que as distribuidoras tenham maior flexibilidade na definição das tarifas para o consumidor final.
	 
	o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) é usado para valorar a energia comprada e vendida no curto prazo, sendo o resultado de um programa de otimização que avalia quando e como as usinas hidroelétricas devem ser despachadas.
	
	a definição de diretrizes para a diversidade da matriz energética nacional bem como o planejamento do sistema elétrico como um todo são atribuições da ANEEL.
	
	os agentes denominados consumidores livres podem definir sua própria tarifa de energia, desde que tenham uma potência instalada maior que 3 MW, independente do seu nível de tensão.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201512789869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	'Entre 2003 e 2004, o governo federal lançou as bases de um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, sustentado pelas leis nº 10.847 e 10.848 (...), e pelo decreto nº 5.163(...)' Fonte; http://www.brasil.gov.br 
Dentre as alternativas abaixo, quais são objetivos do novo modelo do setor elétrico brasileiro:
1- Garantir a segurança do suprimento de energia elétrica; 
2- Promover a modicidade da tarifa; 
3- Promover a inserção social no setor elétrico brasileiro, em particular pelos programas de universalização de atendimentos;
	
	
	As alternativas 2 e 3 estão corretas
	
	Apenas a alternativa 2 está correta
	
	As alternativas 1,2 e 3 estão erradas
	 
	As alternativas 1,2 e 3 estão corretas
	
	Apenas a alternativa 1 estão correta
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201512790005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Lixo produzido pelos centros urbanos pode se tornar energia. Isso seria uma solução duplamente ecológica, uma vez que resolveria o problema do lixo que se acumula em lixões e aterros, representando risco para saúde e para o ambiente, e geraria uma fonte de energia limpa.
No processo de compostagem, que nada mais é que a produção de energia através da fermentação anaeróbica (decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos) do lixo por microorganismos, gera-se um conjunto de gases, denominado:
	
	
	Hidrogênio
	
	Monóxido de carbono
	 
	Biogás
	
	Metano
	
	Etano
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201512789865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos itens abaixo não é um subprograma da PROCEL:
	
	
	Procel EPP - Eficiência Energética nos Prédios Públicos
	
	Procel Selo - Eficiência Energética em Equipamentos
	
	Procel Info - Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética
	 
	Procel Cidadania - Informação e Cidadania
	
	Procel Reluz - Eficiência Energética na Iluminação Pública e Sinalização Semafórica
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201512789844)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
	
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	 
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

Outros materiais