Buscar

DIREITO PROCESSUAL PENAL I CASO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL I – EMANUELLE FARRAPEIRA – 201401027172
UNESA – NOVA IGUAÇU/RJ
CASO 1 – Jorginho jovem de classe média de 19 anos de idade, foi denunciado pela prática de conduta descrita no art: 217 – A do CP, por manter relações sexuais com sua relatos prestados Tininha, menina de 13 anos de idade. A denuncia foi baseada nos relatos prestados pela mãe da vitima, que, revoltada quando descobriu a situação, notificou o fato à delegacia de policia local. Jorginho foi precessado e condenado sem que tivesse constituído Advogado. À luz do sistema acusatório diga quais são os direitos de Jorginho durante o processo penal, mencionado ainda as características do nosso sistema processual.
R: O Réu tem direito a uma defesa técnica patrocinada por um defensor constituído ou defensor constituído ou dativo a falta desta defesa importante em nulidade.
O sistema adotado pela CF/88 é o sistema concessório, com suas características: A figura do acusador e a do julgador estão em pessoas diferentes, os aos são públicos além da presença contraditório e ampla defesa.
OBJETIVAS:
CASO 2 – (FCC-2012-TJ/RJ-Analista) No que concerne à estruturação da defesa de acusados em juízo criminal, é correto afirmar: 
a) se for indicado um Defensor Público ao acusado, este não pode desconstituí-lo para nomear um profissional de sua confiança. 
b) o acusado que é Advogado pode apresentar defesa “em nome próprio”, sem necessidade de constituição de outro profissional (art 263, CPP)
c) apenas nos crimes mais graves o acusado deve obrigatoriamente ser assistido por Advogado, podendo articular a própria defesa, mesmo sem habilitação, nos casos em que não está em risco sua liberdade. 
d) o acusado que não constituir Advogado será obrigatoriamente defendido por Procurador Municipal ou Estadual. 
e) o Juiz não pode indicar Advogado de forma compulsória a um acusado, que sempre tem o direito inalienável de articular a própria defesa, ainda que não seja habilitado para tanto. 
3- Com referência às características do sistema acusatório, assinale a opção correta. 
a) O sistema de provas adotado é o do livre convencimento. 
b) As funções de acusar, defender e julgar concentram-se nas mãos de uma única pessoa. 
c) O processo é regido pelo sigilo. 
d) Não há contraditório nem ampla defesa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes