Buscar

PSICOPATOLOGIA TOC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Explique o que são obsessões e compulsões e dê um exemplo de cada.
As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais. 
Obsessão tem temas específicos. 
Ex: As obsessões mais comuns são os medos de contaminação e a preocupação com germes/sujeira
As compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (contaminação, a casa incendiar), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico.
Compulsão é um comportamento estereotipado. 
Ex: Lavar as mãos a todo o momento em resposta a um pensamento obsceno. 
Como as obsessões e preocupações se diferenciam?
As obsessões são pensamentos ou impulsos recorrentes e persistentes (pensamentos indesejáveis e perturbadores), podendo ser de conteúdo repugnante (violência/sexo/religião). 
As preocupações são excessivas com germes, bactérias, radiações, “energias negativas”, contaminantes, em contrair doenças ou contaminar as demais pessoas, em especial os familiares.
Quais as consequências do TOC para o individuo.
A natureza dos rituais do TOC para o individuo implicam em consequências para a saúde física (no caso de pessoas com obsessões relacionadas a higiene pessoal, podem desencadear problemas de pele, entre outros), saúde psicológica pois o individuo possui um sofrimento psíquico caso não realize seus rituais e pode estar sempre com pensamentos relacionados a suas obsessões e compulsões causando certa exaustão mental, consequências sociais, na família ou no trabalho pois essas obsessões podem limitar seu acesso a ambientes e contato com outras pessoas. 
Além da presença de obsessões, que outras características do TOC podem relacionar-se às compulsões?
O termo “compulsão mental” para designar atos mentais voluntários executados em resposta a obsessões. Exemplos: contar, rezar, repetir palavras, frases em silêncio, repassar argumentos mentalmente, substituir imagens ou pensamentos ruins por imagens ou pensamentos bons. 
Fenômenos sensoriais como dar uma olhada para o lado, tocar, raspar, estalar os dedos, fechar as mãos com força. 
O nojo é uma emoção básica, desagradável, que se manifesta através de sintomas autonômicos como palidez, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial e aumento da motilidade gastrointestinal provocados pelo contato com substâncias ou objetos que provocam repugnância. No TOC é comum o nojo provocado por resíduos corporais como suor, urina, saliva ou sêmen; por substancias gelatinosas como cola, geleias ou carne, ou mesmo por objetos como torneiras, maçanetas, tampo de vaso de banheiro.
Identificar as características diagnosticas de cada estudo de caso. 
I
Ao ser perguntado sobre ansiedade, o sr. King disse que tinha medo de contrair doenças como HIV;
Percebendo um cheiro forte de desinfetante, o entrevistador perguntou a ele se tinha algum tipo especifico de comportamento de limpeza relacionado à preocupação com HIV. O sr. King fez uma pausa e esclareceu que evitava tocar praticamente qualquer coisa fora de sua casa; 
Mesmo quando apenas chegava perto de coisas consideradas como potencialmente contaminadas, ele precisava lavar as mãos incessantemente com água sanitária;
O contato físico era particularmente difícil. Comprar comida e usar o transporte publica era um grande problema, de modo que ele havia quase desistido do convívio social ou de estabelecer relacionamentos amorosos.
O sr. King disse que tinha imagens intrusivas de bater em alguém, temores de que poderia dizer coisas consideradas ofensivas ou imprecisas e preocupação em perturbar os vizinhos. Para neutralizar a ansiedade produzida por essas imagens e pensamentos, ele constantemente relembrava conversas anteriores em sua mente, mantinha diários para registrar o que havia dito e, frequentemente, se desculpava com medo de que tivesse soado ofensivo.
 Quando tomava banho, certificava-se de que a água na banheira chegasse somente até́ um determinado nível, com medo de que, se não prestasse atenção, inundaria os vizinhos.
Embora gostasse da companhia de outras pessoas, o medo de precisar tocar em algo se fosse convidado para uma refeição ou para visitar outra pessoa era demais para ele.
INSIGHT RAZOÁVEL
II
Desde a adolescência, ele tinha preocupação com germes, o que levou, há muito tempo, a rituais de lavar as mãos e de banhos;
Ele começou a se preocupar em se infectar com HIV e passava os dias limpando não apenas o corpo como também todas as roupas e lençóis. Começou a insistir que a família também lavasse as roupas e os lençóis regularmente; 
No passado, o sr. Lewis havia sido tratado com um inibidor seletivo da recaptação de serotonina e terapia cognitivo-comportamental para seus sintomas, o que surtiu um efeito positivo e permitiu que ele conseguisse se formar no ensino médio. Ainda assim, os sintomas impediram que ele se formasse na faculdade e que trabalhasse fora de casa; há muito tempo achava que sua casa era relativamente livre de germes em comparação com o mundo exterior. Contudo, ao longo dos últimos seis meses, passou a considerar, cada vez mais, que a casa também estava contaminada, inclusive com HIV;
No passado, havia vivenciado obsessões relativas a danos para si e para terceiros, juntamente com compulsões de verificação (p. ex., verificar se o fogão estava desligado). Tinha uma historia de tiques motores relativa à infância;
Durante o exame de estado mental, a aparência do sr. Lewis era desgrenhada e descuidada. Ele estava totalmente convencido de que a casa estava contaminada com HIV e que seus banhos e limpezas eram necessários para evitar a infecção. Ao ser contestado com a informação de que o HIV se espalha apenas por meio de fluidos corporais, respondeu que o HIV pode ter entrado na casa por meio do suor ou da saliva de visitantes.
De qualquer modo, segundo ele, o vírus poderia ter sobrevivido nas roupas ou lençóis e poderia entrar em seu corpo por meio da boca, olhos ou outros orifícios. Acrescentou que seus pais haviam tentado convencê-lo que se preocupava demais, mas ele não apenas não acreditava neles como também suas preocupações continuavam a retornar mesmo quando tentava pensar em outra coisa.
 INSIGHT BAIXO (POBRE)

Outros materiais