Buscar

apol 1 2e 3 sistema de produtos de bens e serviços

Prévia do material em texto

APOL 1
Disciplina(s):
Logística : Materiais e Armazenamento
Sistemas de Produção de Bens e Serviços
	Data de início:
	24/04/2017 20:51
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	24/04/2017 22:35
Questão 1/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
Os sistemas produtivos das organizações evoluíram de acordo com o surgimento de novas tecnologias, novas técnicas de produção e também novas necesidades dos mercados. Para fins didáticos essa evolução foi dividida em períodos: Pré-história, Produção artesanal, Primeira, Segunda e Terceira Revolução industrial e atualmente estamos na era da Indústria 4.0.
A partir disso, analise as afirmações a seguir e marque X na única alternativa que se refere a 2ª revolução industrial:
Nota: 33.3
	
	A
	Período em que a fabricação era de produtos específicos, houve crescimento da demanda e o número de contratação.
	
	B
	Nessa fase, surgiram inúmeras novidades tecnológicas como os computadores, a internet e a automação industrial.
	
	C
	Fase em que os sistemas produtivos contam recursos tecnológicos de última geração, internet das coisas e fábrica digital.
	
	D
	Período em que houve um movimento para implementar a divisão do trabalho nas fábricas e surge a produção em massa.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), porque entre as várias mudanças que ocorreram nos sistemas produtivos e que caracterizam a segunda revolução industrial, pode-se citar: divisão do trabalho, produção em massa, invenção da energia elétrica, avanços na indústria química e outros.
A alternativa (a) se refere a fase de produção artesanal, a alternativa (b) retrata a terceira evolução industrial, a alternativa (c) retrata a quarta revolução industrial ou indústria 4.0 (dias atuais) e a alternativa (e) refere-se a primeira revolução industrial. Rota1 - Tema 2
	
	E
	Foi o período preparatório para a moderna Gestão da Produção e Operações e iniciou a difusão dos novos conceitos por outros países.
Questão 2/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
Analise as asserções a seguir que versam sobre o papel estratégico da produção e a correlação proposta entre elas: 
I - Uma empresa que considera sua área de produção estratégica define metas, formula planos de produção e providencia os recursos necessários.
 PORQUE 
II - Dessa forma, a empresa minimiza os riscos nas tomadas de decisões alocando os recursos mais adequadamente, o que amplia as chances de atingimento dos objetivos.  
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 33.3
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois a correlação entre as asserções é positiva. Quando a empresa tem a visão de que seu sistema produtivo é estratégico para seu negócio, há mobilização para que todos os recursos sejam disponibilizados para o atingimento das metas propostas com risco minimizado. Rota 2 - Tema 1.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II contradiz a I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
Para definir as quantidades a serem produzidas as indústrias necessitam de informações mais confiáveis possíveis, as quais geralmente são: a análise das vendas nos períodos anteriores e também a voz do cliente, ou seja, o que o cliente ainda pretende adquirir de determinado produto.
Avalie as asserções sobre a previsão da demanda e a relação proposta entre elas: 
I - É a partir da previsão da demanda para determinado período de tempo que as empresas planejam o volume de produção e o consumo dos recursos. 
PORQUE 
II - A previsão da demanda indica as quantidades e variedades de produtos a serem produzidos a partir do que o mercado sinalizou.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 33.3
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), ambas assertivas são verdadeiras e a II é uma justificativa da I porque é partir da previsão da demanda que a empresa organiza os recursos e planeja sua produção. Essa previsão da demanda é identificada através do histórico de vendas dos itens e da sinalização do que o mercado quer. Rota 2 - Tema 3.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
APOL 2
Disciplina(s):
Logística : Materiais e Armazenamento
Sistemas de Produção de Bens e Serviços
	Data de início:
	24/04/2017 21:07
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	25/04/2017 00:24
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão Revisada
Questão 1/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
Existem diferentes tipos de sistemas produtivos onde a empresa utiliza aquele que melhor atende sua necessidade, gera produtividade e a torna mais competitiva. Tais sistemas: em massa, contínuo, em lote e sob encomenda apresentamcaracterísticas que os distinguem. São essas diferenças que determinarão a estratégia produtiva utilizada pela empresa.
Avalie as características descritas a seguir:
I. O sistema produtivo em massa é caracterizado por alto volume de produção, utiliza matérias primas e também produtos em processo.
II. O sistema produtivo por encomenda é o que apresenta o custo mais baixo para a empresa e também para o cliente.
III. O sistema produtivo em lote tem como é adequado para grandes volumes de produção de produtos padronizados.
IV. O sistema produtivo contínuo tem como atributo alto volume de produção e não utiliza intermediários no meio do processo produtivo.
Marque X na sequência correta:
Nota: 33.3
	
	A
	V,F,F,V.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois as alternativas I e IV são verdadeiras porque o sistema produtivo em massa fornece alto volume de produção e pode consumir materiais que já estão em processo. Já o sistema produtivo continuo também oferece alto volume de produção, mas não utiliza produtos que estejam em processo devido porque não sofrem interrupções como produção de energia elétrica. As alternativas II e III são falsas porque o sistema produtivo por encomenda apresenta alto custo para a empresa e principalmente para o cliente devido a customização. Já ao sistema produtivo em lotes é mais flexível e fornece volume de produção intermediária.   Rota 3-Tema 1.
	
	B
	F,F,V,F.
	
	C
	V,F,V,V.
	
	D
	V,V,V,F.
	
	E
	F,F,F,V.
Questão Revisada
Questão 2/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
As empresas lançam frequentemente ao mercado novos produtos ou serviços para atender novas demandas. Uma das técnicas para desenvolver um projeto de um bem ou de um serviço segue a seguinte sequência: (1) Geração do conceito; (2) Triagem; (3) Projeto Preliminar; (4) Avaliação e melhoria e (5) Prototipagem, piloto e projeto final.
Leia a seguinte definição:
Uma fase muito importante no desenvolvimento de um novo produto é quando são definidas as características físicas do produto, as partes e peças necessárias, bem como a documentação que o acompanhará no projeto tais como, desenho técnico, diagrama de montagem, árvore do produto, entre outros.A fase descrita é:
Nota: 33.3
	
	A
	Geração do Conceito.
	
	B
	Triagem.
	
	C
	Projeto Preliminar.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois na fase de projeto preliminar especifica-se os componentes do pacote, a estrutura, isto é, a ordem na qual as partes componentes do pacote devem ser reunidas, a lista de materiais, as folhas de roteiro ou processo, as máquinas e equipamentos, os fluxogramas, os tempos e movimentos de todos os processos, as normas e procedimentos de execução, inspeção e controle e o arranjo físico. Rota 3 - Tema 2.
	
	D
	Avaliação e melhoria.
	
	E
	Prototipagem.
Questão 3/3 - Sistemas de Produção de Bens e Serviços
O layout ou arranjo físico é a disposição das máquinas e equipamentos no local de trabalho. Essa arrumação deve ter uma sequência lógica para que não ocorra conflitos entre as pessoas que ali trabalham, os equipamentos de movimentação interna que levam e trazem os produtos e o local onde as máquinas estão fixadas. Para escolher o modelo que melhor atenda as necessidades da empresa é possível escolher entre: layout por processo, em linha, posicional ou fixo, celular ou híbrido.
A partir do enunciado, examine as sentenças a seguir que descrevem características dos modelos de layout utilizado pelas organizações: 
I. O layout celular tem como característica a produção em larga escala com a necessidade de grandes investimentos em máquinas e equipamentos.
II. Uma das características do layout por processo é a possibilidade de produzir itens unitários, customizados e de alto valor agregado.
III. Para produção de itens de grande porte como pontes, turbinas, viadutos e afins utiliza-se o layout por posição fixa ou posicional.
IV. O layout em linha exige que as máquinas e equipamentos sejam colocadas na ordem lógica que ocorrerá o processo produtivo.
V. A organização que utiliza dois ou mais tipos de layout para atender diferentes necessidades de volume de produção tem layout híbrido.
Estão corretas:
Nota: 33.3
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e V, apenas.
	
	D
	III, IV e V, apenas.
Você acertou!
VA alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois indica que as alternativas III, IV e V estão corretas. A alternativa III está correta porque o layout fixo ou posicional é utilizado para itens de grande porte. A alternativa IV está correta porque realmente o layout linear exige lógica na disposição das máquinas e equipamentos que atenda o fluxo produtivo. A alternativa V está correta porque o conceito de layout híbrido é quando uma empresa possui mais de um tipo de layout em sua planta. A alternativa I está incorreta porque a produção em larga escala com altos custos de investimentos é uma característica do layout linear e não do celular. A alternativa II está incorreta porque a produção de itens unitários e caros é uma característica do layout fixo/posicional e não do layout por processo. Rota 03 – Tema 3
	
	E
	IV e V, apenas.
APOL 3
Questão 1/3 Sistemas de Produção de Bens e Serviços
O controle dos estoques é um dos desafios diários das organizações, tanto para as indústrias, quanto para os varejistas. O fato é que se a empresa decide gerenciar e controlar todos os estoques de todos os produtos da mesma forma, o processo se torna oneroso e lento, então para auxiliar nesse processo as empresas utilizam a classificação ABC. A partir do enunciado, analise as sentenças a seguir:
 I – Os itens de classe C são itens de alto valor agregado e por isso necessitam de controle mais rígido.
 II – A classificação ABC é utilizada para organizar os itens por ordem de importância para o processo produtivo.
 III – Utilizar a classificação ABC auxilia o gestor de estoques a identificar os itens críticos dos itens básicos.
 IV – Os itens da classe A representam baixo valor de investimento e sua falta é percebida no momento do uso. 
V – Os itens da classe B possuem quantidades e valores intermediários no modelo de classificação ABC. 
É correto o que se afirma em
 A I, apenas. 
B IV, apenas.
C I e IV apenas. 
D II e III apenas.
 E II, III e V apenas.
Questão 2/3 Sistemas de Produção de Bens e Serviços 
A Cadeia de Suprimentos é um grande processo onde empresas de distintos segmentos (fornecedores de matérias primas, de serviços, de transporte, transformadores, montadores de kits, entre outros) desenvolvem suas operações com o mesmo objetivo: atender a empresa focal (empresa cliente dona da cadeia de suprimentos). A partir desse conceito simplificado sobre Cadeia de Suprimentos, analise as sentenças a seguir que versam sobre a importância do controle das informações:
O fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos requer coordenação por parte da empresa focal e cooperação dos demais elos.
 II. A correta gestão da Cadeia de Suprimentos exige fluxo de informações rápido e assertivo e para isso, utilizam se ferramentas tecnológicas.
 III. A troca de informações entre os elos da Cadeia de Suprimentos é uma atividade dispensável se cada um fizer sua parte.
 IV. A qualidade do fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos pode ser mensurada pela quantidade de problemas que os elos enfrentam. 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
 A V, V, F, V.
 B F, V, F, V.
 C V, V, V, F.
 D F, F, F, V.
 E V, F, V, F
Questão 3/3 Sistemas de Produção de Bens e Serviços
 Para saber quanto produzir de determinado produto é preciso saber quantos clientes desejam comprá-lo. É difícil para uma empresa ter essa informação exata, mas através de uma eficiente gestão da demanda, consegue-se números aproximados da realidade. Essa tarefa é considerada essencial para uma boa programação da produção.
 O setor de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) recebe informações sobre a gestão da demanda dos seguintes setores: 
A Contabilidade e Compras. 
B Financeiro e Assistência técnica.
 C Manutenção industrial e Engenharia de produto.
 D Marketing e Vendas.
 E Logística e Suprimentos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes