Buscar

4º Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Ribeirão Preto
UNAERP
Engenharia Química
Economia
Prof. Odair Silva Soares
Política Econômica Brasileira
RIBEIRÃO PRETO
2013
a) Faça uma comparação entre o filme e o Brasil, argumente seus pontos. (3,0)
Após assistir o filme ‘A grande ilusão’ foi possível identificar vários pontos em comum com a questão da política mundial capitalista. Mas nesse relatório, fica exclusivo a comparação com o nosso país, Brasil. 
 O filme começa com um homem comum que é casado com uma professora,ele percebe que a cidade onde mora é governada por pessoas que se importa apenas com o próprio bem estar e não se preocupa com a sociedade em geral, deixando de lado as necessidades dos menos favorecidos. Esse já é um ponto em comum com o regime político brasileiro, em muitas cidades, a alta burguesia é beneficiada com os impostos cobrados na sociedade, e o ‘corpo eleitoral’ retém grande do dinheiro para benefício próprio.
 O sujeito que está disposto a ajudar seus ‘companheiros’ menos favorecidos pela distribuição dos benefícios acaba ingressando na carreira política com a ajuda de pessoas influentes, mas ele percebe que foi apenas usado para ser eleito um governador de Estado, e não mudar nada a situação. Mais um fator em comum, pois pessoas que ingressam na carreira política muitas vezes perdem seus valores morais e a vontade de ajudar os mais necessitados, não julgo ninguém, até acredito que isso faz parte de um ciclo, o regime político transforma as pessoas com o passar do tempo, as prioridades mudam, e a população continua na mesma situação. Uns e outros, raramente, continuam com seus objetivos e não são afetados pelo ‘sistema político’.
 Já vimos vários candidatos que se transformam com o tempo, deixando os valores morais de lado para ascender a careira.
b) Resumo sucinto do filme (2,0)
Um homem comum, que tem o desejo de compartilhar os benefícios dos ricos juntamente com os pobres vê na política uma forma de modificar a estrutura de corrupção. Willie Stark (Sean Penn) entra para a política como governadora do estado de Louisiana. Se tornando um homem muito influente e que luta pelas causas populares. Contudo um processo de impeachment contra ele pelo juiz Samuel Irwin (Anthony Hopkins), faz com que sua carreira seja comprometida, por esse motivo Willie requer de seu amigo e empregado Jack Burden (Jude Law) para descobrir os ‘podres’ do passado di Juiz.Logo após o homicídio realizado pelo Juiz Samuel Irwin, o processo de impeachment é finalizado.Porem o governador é assassinado, enquanto comemora a vitória.

Outros materiais