Buscar

Apresentação produção textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional
UNOPAR 
Arlan Morais | Fernanda Lourranys | Rodrigo Serafim 
Palavra-chave
resumo
A importância da gestão de pessoas nas empresas está do fato de serem elas, as pessoas, que formam a parte “viva” de uma organização, ou seja, diferenciam um determinado empreendimento dos restantes, determinando, também, a qualidade do produto ou serviço prestado.
Desse modo, o empresário atento tem que determinar especial atenção ao capital humano de sua empresa. Um negócio aonde as pessoas que o compõem não estejam comprometidas com o sucesso do mesmo estará bastante fadada ao insucesso.
É fácil conseguir tal comprometimento? Pensamos que não, daí a grande importância da não somente na gestão de pessoas nas organizações, mas também todas as relações de trabalho e o comportamento organizacional.
A gestão de pessoas passou por muitas transformações, inicialmente ela exercia apenas um papel de controle de mão de obra, ao passo que atualmente sua função deve ser estratégica, alinhada á missão, á visão e aos objetivos organizacionais, visando a maximizar o potencial humano, considerando as pessoas parceiras da organização.
pessoas
Gestão de
a)    criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização;
b)    criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais; e
c)    alcançar a eficiência e eficácia através das pessoas.
Gestão de Pessoas
Principais objetos da
a)    Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
b)    Proporcionar competitividade à organização.
c)    Proporcionar à organização empregados treinados e motivados.
d)    Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho.
e)    Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
f)     Administrar a mudança.
g)    Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
compete à Gestão de Pessoas:
Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, 
Vale destacar que relação do trabalho corresponde a qualquer prestação de serviço, mediante o pagamento de uma contraprestação. 
Já para se entender a relação de emprego é preciso saber que: é aquela proveniente do vínculo empregatício, ou seja, regula apenas o trabalho existente entre empregado e empregador, quando estiverem presentes os quatro requisitos para a configuração do emprego, que são: pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade (MARQUES; ABUD, p. 15, grifo do autor).
A
Relação de trabalho
 relação de trabalho
RELAÇÃO DE TRABALHO AUTÔNOMO
RELAÇÃO DE TRABALHO EVENTUAL
RELAÇÃO DE TRABALHO AVULSO
RELAÇÃO DE TRABALHO 
SUBORDINADO- RELAÇÃO DE EMPREGO
A lei conceitua o empregado conforme este descrito no art. 3 da CLT, é a pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a um empregador, sob a dependência deste e mediante a salário. Assim, o empregado é aquele que presta serviço de modo contínuo para que um empregador que lhe dá ordens mediante pagamento de salário.
formas de
Proteção do emprego contra despedida arbitrária ou sem justa causa;
Seguro-desemprego;
Fundo de garantia de tempo de serviço;
Salário-mínimo, fixado em lei, capaz de atender as suas necessidades vitais, básicas e as de sua família, com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservam o poder aquisitivo;
Piso salarial proporcional á extensão e á complexidade do trabalho;
Irredutibilidade do salário;
DIREITOS DOS EMPREGADOS 
O art. 7 da constituição federal (BRASIL, 1988) relaciona 34 itens de direto dos trabalhadores, urbanos e rurais.
Se destaca como a área de estudos dos comportamentos dos indivíduos e grupos nas organizações, e também nas suas afinidades coma estrutura e os demais fatores organizacionais.
É indispensável analisar melhor as organizações e analisar as informações responsável pela formação de dados que comprometem diretamente o comportamento e desempenho dos colaboradores.
O clima organizacional adota em uma organização um papel importante para o funcionamento da equipe de trabalho e do desempenho da empresa. O clima organizacional está associado necessariamente em conviver melhor dentro das organizações, sendo um atributo tanto do indivíduo como da organização.
ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO
Referências
Artigos diversos do Portal do Administradores, disponível através do link: <http://www.administradores.com.br/>. Acesso em: 21 out. 2016.
 
Ducci, Larissa Z., Silva, Mônica M., Headlev, Samara S., Baccaro, Thais A. Gestão de Pessoas. Londrina: Unopar, 2014.
Autores: 
Antônio Arlan Morais Melo
Fernanda Lourranys Lopes da Silva
Rodrigo Serafim da Costa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais