Prova
39 pág.

Prova


DisciplinaÉtica e Relacionamento Interpessoal109 materiais227 seguidores
Pré-visualização6 páginas
QUESTÃO 1
As palavras trazem sentidos que construímos ao longo de nossa vida, mas pelo poder da palavra podemos utilizar também de símbolos a linguagem é, portanto simbólica porque o homem pode utilizar o seu raciocínio abstrato, também podemos imaginar cadeiras diferentes com uma perna só por exemplo." A linguagem permite ao homem se desligar da experiência direta e garante o nascimento da imaginação, de um processo que não existe nos animais e que serve de base para a criatividade, orientada e governada"(Bock, 2002, p.79). Portanto marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A linguagem jamais permite ao homem se desligar da experiência direta.
b. A linguagem nunca é simbólica.
c. O poder da palavra podemos utilizar também de símbolos para dar sentido a linguagem.
d. Não é a linguagem garante o nascimento da imaginação e nem serve de base para a criatividade.
e. As palavras não nos trazem sentidos construídos em nossa vida.
Feedback
A resposta correta é: O poder da palavra podemos utilizar também de símbolos para dar sentido a linguagem..
QUESTÃO 2
Texto da questão
Observamos como características da vida moderna o egocentrismo o narcisismo e o individualismo movido por uma forte competitividade, na disputa por lugares e postos de trabalho, por consumo desenfreado e insaciável. Onde os imperativos categóricos da ética são particulares ou individualizados, a moral é individual, as escolhas são cada vez mais centradas em pequenos grupos que comandam o planeta. Neste sentido marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Observamos como características da vida moderna o egocentrismo o narcisismo e o individualismo.
b. Observamos como características da vida moderna uma forte competitividade, na disputa por lugares e postos de trabalho.
c. Observamos como características da vida moderna o consumo desenfreado e insaciável.
d. Observamos na vida moderna dificuldade da ética para a solidariedade e para a coletividade.
e. Observamos na vida moderna uma forte solidariedade.
Feedback
A resposta correta é: Observamos na vida moderna uma forte solidariedade..
QUESTÃO 3
Texto da questão
O homem só sobrevive em sociedade deve aprender a respeitar as normas e regras que emergem da vida social, as instituições sociais são aquelas organizações que se preocupam em divulgar os padrões de comportamento que são julgados como aceitáveis para a vida em grupo. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As instituições sociais são aquelas organizações que se preocupam em divulgar os padrões de comportamento que são julgados como aceitáveis para a vida em grupo.
b. As instituições sociais, que são as lojas de departamentos, permitem ao homem sobreviver em sociedade.
c. As instituições sociais se preocupam em divulgar os padrões de comportamento para a vida em grupo.
d. O homem só sobrevive em sociedade deve aprender a respeitar as normas e regras que emergem da vida social.
e. As instituições sociais não aquelas organizações que se preocupam em divulgar os padrões de comportamento que são julgados como aceitáveis para a vida em grupo.
Feedback
A resposta correta é: O homem só sobrevive em sociedade deve aprender a respeitar as normas e regras que emergem da vida social..
QUESTÃO 4
Texto da questão
Para Espinosa a razão humana seria o critério da verdade, enquanto somos seres dotados de razão podemos escolher nossos caminhos. Sendo assim marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente vivemos em sociedade porque não temos nenhuma ética.
b. Os princípios que deveriam orientar o comportamento das pessoas não tem nada haver com a razão.
c. A razão representa Deus e na filosofia permite compreender o mistério do mundo.
d. A razão não representa na filosofia um esforço em compreender o mundo e orientar as ações dos homens neste mundo.
e. Embora o valioso papel de Espinosa no campo da educação, sua visão filosófica foi relacionada com a mentira.
Feedback
A resposta correta é: Embora o valioso papel de Espinosa no campo da educação, sua visão filosófica foi relacionada com a mentira..
QUESTÃO 5
Texto da questão
A vida do homem se baseia no modo como ele produz e reproduz a própria existência, a existência social determinaria a moralidade do homem. Quando analisamos, portanto a competitividade do mundo moderno este mundo precisa cada vez mais de uma ética social, que se reflita em condições dignas de trabalho e de vida humana. Neste sentido marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O modo como ele produz e reproduz a própria existência determinaria a moralidade do homem.
b. A vida do homem não se baseia no modo como ele produz e reproduz a própria existência e isto não determina o modo de ser do homem.
c. Quando analisamos, portanto a competitividade do mundo moderno este mundo precisa cada vez mais de uma ética social, que se reflita em condições dignas de trabalho e de vida humana.
d. A competitividade do mundo moderno diminui o desenvolvimento da ética social do trabalho e da vida humana.
e. O modo como o homem produz e reproduz a própria existência determina a sua vida social nem a moralidade do homem.
Feedback
A resposta correta é: A vida do homem não se baseia no modo como ele produz e reproduz a própria existência e isto não determina o modo de ser do homem..
QUESTÃO 6
Texto da questão
As diferenças podem ser sociais, culturais e que devem ser consideradas quando falamos pois o nosso comportamento verbal é dirigido para o outro ser e ai se funda a diferença. É importante conhecer o porquê de tais diferenças para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros, \u201cem todas as ações e propósitos é ele a finalidade, pois é tendo-o em vista que os homens realizam o resto.\u201d (Aristóteles, 1973, p.255). A primeira ação do homem é a da relação com o outro, é no grupo que o homem aprende as finalidades os objetivos de sua vida, os seus valores éticos e morais. Neste sentido marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. É importante conhecer o porquê das diferenças entre as pessoas para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros.
b. Em todas as ações e propósitos não existe uma finalidade.
c. As diferenças entre as pessoas podem ser somente consideradas como de raça.
d. Não precisamos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros.
e. As diferenças entre as pessoas são somente as diferenças culturais.
Feedback
A resposta correta é: É importante conhecer o porquê das diferenças entre as pessoas para podermos compreender porque os homens agem como agem em relação uns aos outros..
QUESTÃO 7
Texto da questão
As mudanças no mundo moderno alteraram muito a nossa forma de comportamento, o que antes era considerado imoral hoje pode ser um comportamento perfeitamente aceito socialmente. Assim podemos falar em uma ética social, que seja comum a todos os homens e uma ética individual que seja atrelada aos nossos valores mais íntimos. Mas como falamos de uma ética social, onde observamos um mundo que sofre os efeitos da poluição, do desmatamento, das crises ambientais e nos questionamos se existe uma desculpa social para um comportamento anti-ético. Neste sentido marque as alternativas corretas:
Escolha uma:
a. Podemos falar em uma ética social e uma ética individual atrelada aos nossos valores mais íntimos.
b. A ética social existe apenas para uma pessoa, porque o demais não nos interessa. Afinal, ninguém deseja conhecer e viver em um mundo que sofre os efeitos da poluição, do desmatamento, das crises ambientais.
c. Podemos falar de uma ética social que seja apenas para uma pessoa, o indivíduo.
d. As mudanças no mundo moderno não alteraram a nossa forma de comportamento.
e. As mudanças no mundo moderno mostraram que o que era considerado imoral hoje é mais aceito socialmente. Evidente que o mundo não muda.
Feedback
A resposta correta é: Podemos falar em uma ética social
Adriana
Adriana fez um comentário
Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta. I - A pesquisa eleitoral é um exemplo claro de utilização da pesquisa explicativa . II - A pesquisa descritiva preocupa-se com a descrição dos fatos ou dos fenômenos. III - A pesquisa descritiva é sinônimo da pesquisa explicativa. Escolha uma: a. Apenas a alternativa III está correta. b. Apenas a alternativa II está correta. c. Apenas a alternativa I está correta d. Apenas as alternativas II e III estão corretas. e. Apenas as alternativas I e III estão corretas... Veja mais
0 aprovações
Carregar mais