Buscar

Aula 02 - História do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade da Grande Dourados
Faculdade de Direito
Curso de Direito
Disciplina História do Direito
Prof. Flávio Antonio Mezacasa
Aula 02
O Mundo Antigo: Grécia e Roma – O Direito nos Impérios Orientais
(lembrete lembrar aos alunos para criar um e-mail coletivo para enviar as apostilas)
“Se um homem livre fura o olho de um homem livre, terá o seu olho furado. Se um homem furou o olho de um escravo ou lhe fraturou um osso, pagará uma mina de prata”. (Código de Hamurábi, par. 196 e 198).
O direito nos impérios orientais (egípcio, assírio, babilônico, hitita) – Localização crescente fértil. Os Estados não eram nacionais, não havia uma nacionalidade, mas derivavam da Guerra. A preocupação maior era com a guerra e a cobrança de impostos, desse modo os povoados podiam livremente ter os seus juízes (sábios anciãos). Havia uma nítida divisão entre Cidade e campo. As cidades eram depósitos de armas, comida, dinheiro e detinham a escrita (livros, faz o censos, cobra tributos), e a tecnologia, construções, pontes, desvios de água, instrumentos de ferro e aço.
Devido ao medo de guerras, as cidades tornaram-se federações, e os grandes impérios necessitavam de redes de administração (ex. os satrapas, do rei Dario), as quais se impunham militarmente.
Havia duas espécies de justiça, a da aldeia que regulava a disputa entre iguais (pastores e agricultores pelos vales férteis); e uma segunda justiça real que julgará as disputas entre as comunidades entre estas e os satrapas (havia inclusive uma fiscalização, um funcionário que era conhecido como “olho e ouvido do rei”.
Grécia- a ruptura de uma ilustração do mundo antigo
A história do Direito concentra-se em Atenas, há três períodos diferentes da história grega, arcaico, período de invasões persas, e clássico, após haverá helenização. 
Havia pouca população por isso o direito era exercido por assembléias cidadãs.
O debate era importante. Havia divórcio recíproco, direitos iguais para homens e mulheres, o abandono de crianças era legal, talvez não comum.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais