Buscar

O CRISTIANISMO E SUAS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O CRISTIANISMO E SUAS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS
O Cristianismo é uma religião baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, teve início como uma seita Judaica restrita aos ensinamentos de Moisés, a partir da participação de Paulo, quando através da evangelização levando as mensagens de Jesus Cristo aos Gregos.
O grande objetivo do Cristianismo era aproximar as pessoas de Deus através de ensinamentos e princípios mencionados na Bíblia Sagrada. Os cristãos pregavam que a pessoa que apresentasse uma vida dentro dos ensinamentos apregoados por Cristo, teria a salvação e a vida eterna.
Todavia, no início da expansão do Cristianismo, Paulo para ganhar novos seguidores para Jesus, adotou uma maneira de se expressar diferentemente do que utilizava em suas pregações. Para que os Gregos ao menos o ouvissem, Paulo teve uma postura aberta ao pensamento clássico. 
Paulo, possuidor de elevada sabedoria, transmitiu e apresentou as mensagens Cristãs de seu Deus desconhecido aos Gregos, entretanto, com certa cautela deixou-se influenciar pelo pensamento clássico, dessa maneira, conseguiu com que os Gregos entendessem o que Paulo pretendia transmitir. Mesmo assim houve grande dificuldade em fazer com que os Gregos acreditassem que Deus enviou seu próprio filho, Jesus Cristo, para com seu sacrifício pessoal regenerasse a humanidade.
Após isso, na primeira Carta aos Coríntios, Paulo mudou seu discurso fazendo ataques ao pensamento clássico, apesar disto, contraditoriamente, foi no conteúdo clássico que Paulo buscou elementos para evangelizar, surgindo o período em que o Cristianismo recebeu algumas influências.
Nesse período, após o Cristianismo se expandir, se deparou com grandes dificuldades marcadas pela Organização Romana, por isso acabou sendo natural a busca do Cristianismo nessa organização para sua proposta de evangelização e estruturação, tendo então sofrido algumas influências da Organização Romana para sua formação como nova religião.
Um dos motivos que o Cristianismo foi influenciado pelo Judaísmo, foi o fato de Jesus ser Judeu, o Cristianismo buscou no antigo testamento toda influência e inspiração por ser a história do povo Judeu incluindo Jesus. Os Cristãos crêem no mesmo Deus que os Judaicos, acreditam que existe céu e inferno, na recompensa para os justos e no castigo para os ímpios. 
A Igreja, local de reunião dos Judeus para adoração a Cristo, também tornou se o local de leitura e pregação dos ensinamentos escritos na Bíblia, em alguns segmentos cristãos, como os adventistas do sétimo dia, o vínculo com o judaísmo se torna ainda mais evidente, pois tais igrejas procuram seguir, ainda hoje, alguns preceitos do Judaísmo.
Muitas igrejas mantêm a tradição de apresentar crianças recém-nascidas. Tal prática não é um preceito cristão, mas foi influenciada pelo rito judaico. Enquanto algumas denominações guardam o sábado, outras guardam o domingo como dia do Senhor. Em ambos os casos, está à influência do sábado judaico. A igreja também é conhecida como a casa de Deus, seus altares são considerados lugares santos, uma herança recebida do Judaísmo.
A família Judaica também foi motivo de influência no Cristianismo, sendo considerada criação de Deus, e tem o pai como figura majoritária, e ainda, é constituída pela união do homem com a mulher. A família vem antes de qualquer outra instituição, bem como da cidade ou da nação.
Da Cultura Grega o Cristianismo usufruiu de algumas maneiras e reflexões que contribuíram para poder converter os Gregos e disseminar a palavra de Deus, o pensamento clássico não tinha tanta importância, já que o maior objetivo seria converter os cidadãos Gregos. Para conquistar novos adeptos ao Cristianismo alguns Padres apologistas utilizaram-se da influência clássica nas escrituras com intuito de aproximar pagãos. Um exemplo foi uma expressão de Justino, considerado um dos primeiros intelectuais do Cristianismo. 
“A filosofia é deveras um grande bem, muito precioso aos olhos de Deus, a quem ele nos conduz e apresenta, a maior parte ignora a razão por que foi dada aos homens.”(JUSTINO, 1979,p.111).
Podemos inferir que a religião Cristã possui mais adeptos no mundo nos dias atuais do que qualquer outra religião passou por um grande processo de transformação no decorrer dos séculos. Originária de pessoas consideradas pobre e humildes conseguiu se tornar uma religião respeitada e de grandes intelectuais. 
Porém, para chegar a esse nível, longo foi o caminho percorrido, sofrendo perseguições e grandes influências da Organização Romana, todavia para conquistar o público considerado pagão, foi necessário o Cristianismo se deixar influenciar pelo pensamento clássico para obter os resultados pretendidos. Por tanto o Cristianismo tornou-se uma religião sólida, e é inegável a participação da filosofia nesse processo de expansão.
REFERÊNCIAS 
ANDRADE, Anísio Renato. Influência. Disponível em: <http://ejesus.com.br/influencias-judaismo/> Acesso em: 21 de julho de 2016.
COSTA, Célio Juvenal. Fundamentos Filosóficos da Educação: A organização do pensamento cristão. 2 ed. Revisada e ampliada; Maringá: EDUEM , 2016. 65p.

Outros materiais