Buscar

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho.
A doutrina vigente não é pacifica quanto a conceituação do que vem a ser interrupção e a suspenção do contrato de trabalho. Para alguns juristas ocorrera a interrupção quando não houver a prestação dos serviços pelo empregado, mas forem mantidos todos os efeitos jurídicos do contrato de trabalho. Ou seja, na pratica não há trabalho, mas se mantem intactos os principais efeitos jurídicos tais como salario, depósitos fundiários e comuto contagem de tempo de serviço para fins de previdência social. Já para corrente dominante ocorrera a suspensão do contrato de trabalho quando cessarem os principais efeitos jurídicos do contrato d trabalho. Neste caso, não haverá a prestação dos serviços pelo trabalhador mas em contra partida o contrato no período da suspenção não produzira nenhum efeito. Ou seja, não há trabalho e o trabalhador não recebe salario, no tempo em que permanece suspenso o contrato não se computa como tempo de serviço e tão pouco e tão pouco há obrigatoriedade do empregador depositar o FGTS nesse período.
Ferias típica situação de interrupção do contrato de trabalho, pois no período que o trabalhador faz jus as férias mantem se todos seus habituais direitos e garantias. 
Faltas justificadas: interrupção pois não há desconto (há salários)
Faltas injustificadas: suspensão não há salario. 
Licença paternidade art10, inc,II ADCT .
Aborto natural (espontâneo): interrupção até duas semanas afastadas 
Aborto criminoso (provocado): suspensão 
Greve –lei 7783/89,
 Art. 9° CF. interrupção
Art. 7°CF= SUSPENSÃO não há salario 
Serviço militar (obrigatório) suspensão empregador não paga salario, INSS. Paga FGTS. 
O período de um ano em que o trabalhador está prestando serviço militar obrigatório que ocorre aos 18 anos muito embora se aproveite para fins previdenciários, este um ano se aproveita para calculo da aposentadoria, NÃO SE APROVEITA PARA FINS DE CONTAGEM DO PERIODO AQUISITIVO DE FÉRIAS. o serviço militar obrigatório é considerado pela maioria como causa de suspensão do contrato de trabalho pois que o principal efeito jurídico atribuído ao empregador resta suspenso. Que vem a ser a obrigatoriedade do pagamento do salario. Contudo o empregador devera durante o período manter os depósitos de FGTS. Não podendo rescindir contrato durante o período da suspensão. Findado o período da prestação do serviço militar do empregado tem prazo de 30 dias para se reapresentar ao serviço.
Auxilio doença: 15 primeiros dias quem paga salario é o empregador, a partir do 16° em diante quem paga é o INSS. Não se computa como tempo de serviço
Auxilio acidentário. O período de afastamento se computa como temo de serviço.
SE FICAR AFASTADO NUM PERIODO SUPERIOR A 6 MESES NÃO TEM DIREITO A FÉRIAS, EM AMBAS AS HIPOTESES.
NO AUXILIO ACIDENTARIO O EMPREGADO TEM DIREITO A 12 MESES DE GARANTIA DE EMPREGO. (SE RECEBER BENEFÍCIO DO INSS). PREERVANDO O MESMO SALARIO NA POSIÇÃO ANTERIOR AO AFASTAMENTO MESMO QUE REALOCADO DE POSIÇÃO.

Outros materiais