Buscar

BDQ ORGANIZAÇÕES E POLITICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BDQ – ORGANIZAÇÕES E POLITICAS PÚBLICAS
01 - A charge abaixo pode ser compreendida como uma crítica às políticas de saúde no Brasil. Assinale a opção que melhor representa essa crítica.
O modelo de assistência à saúde no Brasil ainda está apoiado em uma perspectiva curativa.
02 - Antes da criação do SUS, na constituição de 1988, a assistência à saúde era:
Elitista
03 - As políticas públicas de saúde, em seu sistema de rede, possuem certas diretrizes estabelecidas no artigo 198 da Constituição Federal que são aplicadas no Sistema Único de Saúde. A partir dessa informação, selecione a opção com as diretrizes corretas. Descentralização, atendimento integral, atividades preventivas, participação comunitária.
04 - O artigo 3º da Lei 8.080/90 traz um conceito holístico sobre saúde, levando em consideração que os níveis de saúde da população expressam a organização econômica e social de um país. Sobre esse artigo, a afirmativa correta é:
O conceito de saúde para a Lei 8.080/90 constitui um avanço na visão de políticas públicas, pois ela representa um maior diálogo com diversos setores da saúde, bem como amplia seus fatores.
05 - O modo como o SUS é estruturado é decorrência da luta do movimento social conhecido como: Reforma sanitária
06 - A implementação de uma política pública diz respeito às ações necessárias para tirá-la do papel e fazê-la funcionar na prática. Considerando os potenciais problemas de implementação que podem afetar as políticas públicas, assinale a opção correta.
Políticas complexas, que envolvem diferentes níveis governamentais e diversas organizações, requerem relações de competição e concorrência entre as agências implementadoras para atingir os objetivos pretendidos.
07 - Antes da criação do SUS, na constituição de 1988, a assistência à saúde era caracterizada por: Eficiência nos serviços prestados
08 - O artigo 3º da Lei 8.080/90 traz um conceito holístico sobre saúde, levando em consideração que os níveis de saúde da população expressam a organização econômica e social de um país. Sobre esse artigo, a afirmativa correta é:
O conceito de saúde para a Lei 8.080/90 constitui um avanço na visão de políticas públicas, pois ela representa um maior diálogo com diversos setores da saúde, bem como amplia seus fatores.
09 - Considere as afirmativas abaixo, com relação ao Sistema Único de Saúde:
I - foi criado pela Lei n. 8.080/90; II - admite o controle social, com a participação da população por meio de conselhos e conferências; III - a VIII Conferência Nacional de Saúde é um marco importante para sua consolidação; IV - prevê a igualdade na assistência à saúde. Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas são verdadeiras.
10 - Dentre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), é incorreto afirmar que: A colaboração na proteção ao trabalho está incluída, mas não se observa como objetivo do Sistema Único de Saúde a proteção ao meio ambiente.
11 - Considere as proposições a seguir. Fundamentado no princípio de justiça distributiva, a diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) conhecida por equidade sustenta que a distribuição dos recursos públicos entre os grupos atendidos deve seguir o critério igualitário, ou seja, a divisão de recursos deve ser igual para todos. PORQUE A assistência preconizada aos usuários do Sistema deve ser implementada sem preconceito ou privilégios de qualquer espécie. Assinale a alternativa correta. A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira
12 - Considere as afirmativas abaixo. A noção de vulnerabilidade apresenta-se carregada, múltipla de significados e produzindo variados sentidos. Tais sentidos podem produzir efeitos homogeneizadores ou estabelecer processos de empoderamento. PORQUE A vulnerabilidade social não deve ser denifida pelo índice de pobreza, mas pelos processos de inclusão-exclusão da população aos serviços e às políticas públicas. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
13 - São valores norteadores do SUS:
Lógica assistencialista
14 - Assinale a opção que NÃO REPRESENTA um antecedente para a consolidação das políticas públicas de saúde ou de assistência social no Brasil.
A Declaração de Salamanca.
15 - Assinale o princípio do Sistema Único de Saúde que permite compreender a charge abaixo.
Universalidade.
16 - Marque (V) para Verdadeiro, e, (F) para Falso. Sobre a Gestão Descentralizada do SUAS, é correto afirmar:
VERDADEIRO Um dos desafios do SUAS é articular os diversos agentes políticos em torno da promoção e inclusão social das famílias beneficiárias.
VERDADEIRO Os entes federados, em conjugação de esforços, pactuam o desafio de conduzir a implementação dessa política de transferência direta de renda com condicionalidades, sendo parceiros efetivos, corresponsáveis pela implementação e controle do Bolsa Família e do Cadastro Único.
VERDADEIRO A gestão descentralizada: é uma forma de gestão que permite que União, estados/Distrito Federal e municípios compartilhem entre si os processos de tomadas de decisão do Bolsa Família, criando bases de cooperação para o combate à pobreza e à exclusão social. Essa forma de cooperação está prevista na Constituição Federal.
FALSO A gestão participativa é prioritariamente acessível ao Distrito Federal.
FALSO O SUAS não estabelece um modelo de gestão compartilhada, com competências específicas para cada um dos entes federados.
17 - As políticas públicas de saúde, em seu sistema de rede, possuem certas diretrizes estabelecidas no artigo 198 da Constituição Federal que são aplicadas no Sistema Único de Saúde. A partir dessa informação, selecione a opção com as diretrizes corretas. Descentralização, atendimento integral, atividades preventivas, participação comunitária.
18 - Dentre os princípios abaixo, qual não deve orientar o psicólogo em sua atuação no CRAS? Atuar a partir do saber científico da psicologia, valorizando expectativas, experiências e conhecimentos do psicólogo na proposição de ações, desencorajando manifestações do saber popular.
19 - Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. O ECA traz especificações sobre as gestantes ou as mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção. Então, se Lourdes está em um hospital da cidade e quer entregar seu filho para adoção, o procedimento correto do estabelecimento é: Encaminhar o caso obrigatoriamente à Justiça da Infância e da Juventude.

Outros materiais