Buscar

questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões 
 
1)Pesquise e disserte explicando duas diferenças entre obrigações alternativas e obrigações facultativas. 
R: As obrigações alternativas são obrigações pluriobjetivas e o devedor se exonera da prestação cumprindo apenas uma delas, a escolha cabe ao devedor se outra coisa não se estipulou, já a obrigação facultativa possui apenas uma obrigação, ou seja um objeto certo, mas com uma condição de que o devedor unilateralmente está autorizado a substituir a prestação principal.
 2)Em uma obrigação solidária alternativa, na qual a concentração recai sobre as pessoas de dois ou três devedores, não havendo consenso, qual(is) a (as) providência(s) que o credor poderá tomar para ver cumprida esta obrigação? Explique as consequências. 
R: Conforme artigo 252 do C.C. § 3º No caso de pluralidade de optantes, não havendo acordo unânime entre eles, decidirá o juiz, findo o prazo por este assinado para a deliberação. 
§ 4º Se o título deferir a opção a terceiro, e este não quiser, ou não puder exercê-la, caberá ao juiz a escolha se não houver acordo entre as partes. 
 3)Dê um exemplo de uma obrigação alternativa divisível, explicando os deveres e direitos de cada elemento subjetivo. 
R: Na compra de material de construção fica acordado entre credores e devedor que poderá ser entregue um caminhão de areia, um caminhão de pedras ou de tijolos. Na pluralidade de credores , poderá cada um destes a exigir a dívida inteira, mas o devedor se desobriga pagando a todos conjuntamente ou a um deles dando cação de ratificação dos outros credores. art. 260
4)Nas obrigações solidárias ativas é possível que um dos credores solidários, sem consentimento dos demais, renuncie a solidariedade de todos os devedores? Explique. 
R: Sim, pois conforme o artigo 282 "o credor pode renunciar à solidariedade em favor de um, de alguns ou de todos os devedores". Sendo o credor solidário cada um destes poderá exigir a dívida toda, e sendo a renúncia efetivada perante todos os devedores, denomina-se de absoluta e neste caso não haverá mais a solidariedade passiva, e cada coobrigado passará a dever pro rata, ou seja somente por sua cota, os devedores nesta nova condição passam a ser devedores comuns de prestações únicas, distintas e separadas sujeitas as regras comuns.
 5)Nas obrigações solidárias passivas, sendo um dos devedores excluídos da solidariedade, este poderá ser responsabilizado, após o cumprimento da obrigação, pela quota parte do devedor insolvente, quando da liquidação dos haveres e quotas? 
R: Sim, todos os devedores respondem, em partes iguais, pela quota do insolvente ainda que um deles tenha sido exonerado da solidariedade pelo credor. 
Art. 284.No caso de rateio entre os codevedores, contribuirão também os exonerados da solidariedade pelo credor, pela parte que na obrigação incumbia ao insolvente
6) Considerando os elementos de composição das obrigações civis diferencie os caracteres do elemento abstrato.
R: Os elementos da composição são: o sujeito, vinculo e prestação. O elemento abstrato é o vínculo e seus elementos são o dever e a responsabilidade
 7) Considere a seguinte assertiva: Trata-se de obrigação na qual cada parte está vinculada através de vinculo distinto e equivalente, desobrigando-se com o pagamento proporcional a parte que lhe caiba" Qual a obrigação descrita? Explique.
R: Trata-se de obrigação divisível , segundo o artigo 257 havendo mais de um credor ou mais de um devedor em prestação divisível , esta presume-se dividida em tantas obrigações, iguais e distintas, quanto os credores e devedores
8) É possível afirmar que em obrigações solidárias os sujeitos são responsáveis inteiramente pela prestação? Explique.
R: Sim, pois os polos (credores e devedores ) são considerados como únicos e ambos respondem pela dívida toda conforme artigo 264 "há solidariedade , quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um direito, ou obrigado à divida toda".
9) sobre a solidariedade ativa, é possível dizer que cada credor pode exigir a totalidade da dívida do devedor? Quais as consequências de seu recebimento integra?
R: Sim conforme o artigo 267, Cada um dos credores tem o direito de exigir do devedor o cumprimento da prestação por inteiro , quando um devedor paga a dívida por inteiro , o credor que receber fica incumbido de repassar a quota de cada um dos credores
10) Arbitrar condições diferentes a cada devedor desqualifica a solidariedade? Explique.
R: Arbitrar condições diferentes não desqualifica, pois a Solidariedade passiva deve ser analisada pelos lados externos e interno da relação jurídica: nas relações dos devedores com os credores e nas dos devedores entre si. Encarda pelo lado externo, o conjunto de devedores se apresenta como se fosse um único devedor, pois dele pode o credor exigir a totalidade do crédito.
11) O credor solidário pode remitir totalmente a dívida comum a outro credor? Explique dando as consequências possíveis de seus atos.
R: sim, ele pode remitir a dívida toda desde que repasse a quota pela parte que lhes caiba
12) A solidariedade ativa subsiste ao falecimento de um dos credores solidários? Explique.
R: Sim, subsiste e caso ele tenha herdeiros estes terão o direito de receber a quota de crédito referente ao seu quinhão hereditário, com exceção se a obrigação for indivisível
13) A solidariedade passiva pode ser desconsiderada unilateralmente pelo credor?
R: sim, havendo três devedores solidários, o credor terá três pessoas para processar e exigir pagamento integral, mesmo que a obrigação seja divisível. O credor escolhe se quer processar um ou todos os devedores ( art. 275). Aquele devedor que pagar integralmente a dívida, terá direito de regresso contra os demais coobrigados (283). A responsabilidade é sempre partilhada, salvo se por culpa de um ou de alguns dos devedores (art.279), fato que limita a exigência das perdas e danos.
14) Considerando a solidariedade passiva, quais as consequências, para os demais da insolvência de um dos credores?
R:A consequência será dividir igualmente a quota do insolvente entre os demais codevedores. Artigo 283 - O devedor que satisfez a dívida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos codevedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no débito, as partes de todos os codevedores.
15) Diferencie execução forçada de pagamento indireto?
R: Execução forçada significa que as dividas devem ser pagas no vencimento, nominal e em moeda corrente brasileira e o pagamento indireto é o cumprimento da obrigação de forma alternativa ao foi acordado, podendo ser através de consignação, sub-rogação, dação em pagamento ou compensação
16) Diferencie Cláusula de Ouro de Curso Forçado?
R: Cláusula do ouro, significa que em regra torna-se nulo o pagamento em ouro ou moeda estrangeira, salvo nas exceções que possuem legislação própria e o curso forçado é que o código força o pagamento em dinheiro na moeda corrente do país, ou seja em real.
17) Do que se trata a figura do terceiro interessado? Quais as consequências caso ele efetue o pagamento no lugar do devedor?
R: A figura do terceiro interessado é aquele que está vinculado o contrato, ou seja ele possui um vínculo jurídico e caso ele efetue o pagamento em lugar do devedor ele cumpre a obrigação extinguindo-a e se subroga nos direitos deste.
18) Considerando o pagamento feito por terceiro não interessado, em nome próprio, em quais hipóteses este poderá exigir o reembolso do devedor?
R Se o terceiro não interessado pagar a dívida em nome próprio terá direito ao recibo de quitação da dívida em nome do devedor e não poderá forçar o devedor a pagá-lo. Atr. 305 O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas não se sub-roga nos direitos do credor.
19) Do que se trata a figura do credor putativo? Quais as consequências para o pagamento feito a sua pessoa?
R: Credor putativo é aquele que se parececom o credor mas não é o credor. É válido o pagamento de boa fé feito ao credor putativo . Art. 309 C.C.
20) Do que se trata a quitação?
R: quitação se trata da prova de que o pagamento da prestação foi cumprido
21) O local definido para o pagamento previamente pelas partes pode ser alterado sem declaração expressa? Explique.
R: Sim O pagamento quando efetuado reiteradamente em lugar diverso do combinado faz presumir a renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato
22) Sobre o tempo do pagamento, explique quais os requisitos para que o pagamento condicional seja exigido.
R: Os requisitos para que o pagamento condicional pode ser exigido é que a condição seja cumprida e o devedor seja comunicado do implemento da condição
23) Em quais condições é possível fazer uso da consignação em pagamento?
R: As condições são quando o credor não puder, ou, sem justa causa se recusar a receber o pagamento, ou dar a quitação da devida forma art.335
24Quais as espécies de prestação são passiveis de serem consignadas?
R: São as obrigações de dar coisa certa e incerta
25) Quando ocorre a sub-rogação legal? Explique cada hipótese
R:A sub rogação legal ocorre quando terceiro tem interesse na satisfação do crédito 
Art. 346. A sub-rogação opera-se, de pleno direito, em favor:
I - do credor que paga a dívida do devedor comum como no caso de credor com diferentes graus de garantia - Caso o caso o devedor tenha mais de um credor e um deste promover a execução judicial do crédito preferencial ou não, poderá o devedor ficar sem meios para adimplir os demais credores, qualquer destes pode pagar o credor exequente, sub rogando-se em seus direitos enquanto aguarda a melhor oportunidade para cobrar seu crédito Ex: (credor real x credor quirografário)
II - do adquirente do imóvel hipotecado, que paga a credor hipotecário, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para não ser privado de direito sobre imóvel; o adquirente do imóvel hipotecado pode quitar a hipoteca para salvaguardar o bem e sub rogar-se nos direitos do credor
26) Diferencie renúncia da solidariedade e remissão da dívida?
R: Na renúncia da solidariedade o credor continua sendo credor, ficando impedido de reclamar a dívida por inteiro de um dos devedores, na remissão o credor abre mão do crédito liberando o devedor da obrigação.
27) Diferencie obrigação alternativa da obrigação de dar coisa incerta.
R: Na obrigação alternativa há uma indeterminação do objeto até a concentração. Na obrigação de dar coisa incerta há uma indeterminação da qualidade até a concentração

Outros materiais