Buscar

Genero, formato e entretenimento na Televisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definição de gênero e formato televisivos 
Arlindo Machado busca em Bakhtin a definição para gênero que mais se aproxima do campo audiovisual. Para ele gênero: 
é uma força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar idéias, meios e recursos expressivos, suficientemente estratificado numa cultura, de modo a garantir a comunicabilidade dos produtos e a continuidade dessa forma junto às comunidades futuras. (MACHADO, 2000, p. 68).
Ainda de acordo com Machado (2000), o gênero é o que orienta o uso da linguagem no âmbito de determinado meio, pois é nele que se manifestam as tendências expressivas mais estáveis e mais organizadas da evolução do meio. Os gêneros também, existem numa diversidade tão grande que muitas vezes se torna complicados estudá-los enquanto categorias como afirma o mesmo autor. Compreende-se, assim, que os gêneros estão associados as categorias. Souza (2006), lembra que quando reconhecemos as coisas estamos ordenando em diferentes grupos ou categorias. E acrescenta que, “a classificação de categoria e gênero em televisão vem sempre acompanhada de um conceito com poucas referencias científicas: trata-se do termo de formato” (SOUZA, 2006, p. 6).
Para Souza (2006), no caso dos programas de televisão a ‘forma’ é a característica que ajuda a definir o gênero. Barbosa Filho (2003), diz que formato é o conjunto das ações integradas e reproduzíveis manifestado por meio de uma intencionalidade e através de um contorno plástico. Assim, e como reitera Souza (2006), o formato de um programa pode apresentar-se de maneira combinada, assumindo elementos de outros gêneros possibilitando o surgimento de novos programas. 
Entretenimento 
Como dito por Souza (2006), qualquer que seja a categoria de um programa de televisão, ele deve sempre entreter. 
Souza (2006), traz quatro categorias presente na televisão. Sendo elas: entretenimento, informação, educação, publicidade e a categoria outros. Dentro da categoria entretenimento encontra-se a maior variedade de gêneros. De acordo com Souza (2006) são eles: auditório, colunismo social, culinário, desenho animado, docudrama, esportivo, filme, game show (competição), humorístico, infantil, interativo, musical, novela, quiz show (perguntas e respostas), reality show (TV - realidade), revista, série, série brasileira, sitcom (comédia de situações), talk show, teledramaturgia (ficção), variedades, western (faroeste).
Barbosa Filho (2003), diz que as características deste gênero ligam-se ao universo do imaginário, onde os limites são inatingíveis. O gênero entretenimento oferece aos profissionais da comunicação uma infinidade de possibilidades de produção que sempre causam surpresa, carinho, frisson, indignação e alegria no receptor, que de forma alguma podem ser desprezadas. O autor ainda deixa claro a ênfase que, esse gênero é capaz de explorar com maior profundidade a riqueza do universo da linguagem.[1: Sensação de prazer intenso, um gozo na alma, uma felicidade em demasia. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/frisson/. Acesso em: 07. Fev. 2017 ]
Os formatos do entretenimento possuem características e possibilidades peculiares, entre as quais destacamos: a de ter a capacidade de se combinar com outros formatos de outros gêneros e de servir de ferramenta para a informação, o anuncio, a prestação de serviços, para a educação e, até mesmo, para o entretimento. (BARBOSA FILHO, 2003, p. 115).

Continue navegando