Buscar

Sistema Cardiovascular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Cardiovascular
Anatomia dos Sistemas
Docentes: Darley Acosta e Olívia Derze
A vida de todas as células de todos os sistemas depende da chegada de nutrientes e oxigênio até elas. Essa distribuição no corpo humano, composto por bilhões de células é realizada pelo sistema cardiovascular ou circulatório.
Discentes: 
Albert Luan
Amanda Oliveira
Caroline Brandão
Crislayne Almeida
Daniele Costa
Danielle Lima
Danilo Martins
Elisângela Felizardo
Elizabeth Vilarinho
Francianny Cristina
Jildane Carvalho
Juliana Hermoza
Kátia de França
Kelly Naves
Laura Dias
Luana Matos
Michele Risso
Mireille Lindamar
Moacir Júnior
Mowser de Oliveira
Ricardo Sola
Talita de Paula
Thiago Augusto
Sistema Cardiovascular
 Composto pelo coração, o sangue e os vasos sanguíneos
O sistema vascular sanguíneo ou cardiovascular é composto por uma rede de vasos de diferentes calibres, chamadas artérias e veias por onde corre o sangue, que percorre todo o organismo para levar nutrientes e oxigênio a cada uma das células e também retirar substâncias descartadas por elas. Aquilo que é retirado constitui o “lixo” resultante do metabolismo celular. 
O Coração
	O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar e está localizado no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões e seu peso médio é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
O coração é basicamente constituído por três camadas:
Pericárdio – membrana que reveste externamente o coração, como um saco e propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto.
Endocárdio –membrana que reveste a superfície interna do coração.
Miocárdio –músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração fica entre o pericárdio e o endocárdio.
O Coração
Sangue
O sangue é um tecido líquido de cor vermelha que circula pelo organismo através das veias e artérias. Um adulto tem cerca de 5,5 litros de sangue e é dele a função de transportar oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e também capta e elimina o gás carbônico resultante do metabolismo celular.
Artérias
As artérias transportam o sangue oxigenado, chamado de sangue arterial que sai do coração e passa pelas artérias, que vão diminuindo de tamanho até se transformarem em arteríolas e depois em capilares arteriais que são bem finos. A partir disso, os capilares passam a ter mais contato com os tecidos, então o oxigênio entra nas células.
Veias
As substâncias restantes do metabolismo como o gás carbônico, são absorvidas pelo sangue e entram na circulação. O sangue rico em gás carbônico é chamado de sangue e venoso passa pelos capilares venosos, depois pelas vênulas e veias que vão aumentando de tamanho voltando para o coração.
Sangue Arterial X Sangue Venoso
Diástole e Sístole
Circulação Pulmonar
A circulação pulmonar também é denominada pequena circulação que é onde o sangue que veio das veias cavas superior (1) e inferior(2) que se abrem no átrio direito (3). O sangue passa pela valva tricúspide (4) e chega ao ventrículo direito (5). O sangue é ejetado pela artéria pulmonar (6,7 e 8) que vai do ventrículo direito até os pulmões, nos alvéolos pulmonares ocorre a troca gasosa – sangue venoso deixa o C02 no pulmão e volta para o coração com sangue arterial composto por oxigênio.
Circulação Sistêmica
Depois de ocorrer a troca gasosa, o sangue volta para o coração através das veias pulmonares (9, 10, 11 e 12) até o átrio esquerdo (13), passa vela valva bicúspide (14), pelo ventrículo esquerdo (15) e é impulsionado para a artéria aorta (16) dando início à grande circulação, onde o sangue arterial é levado até a rede capilar de todos os tecidos e o oxigênio é absorvido pelas células, então o sangue adquire CO2 tornando-se venoso e segue novamente para as veias cavas onde repete todo o processo.
Patologias
As doenças cardiovasculares, como cardiopatia isquêmica e infartos, continuam sendo a primeira causa de mortes no mundo - em 2011, 17 milhões de pessoas morreram em decorrência da condição. O dado faz parte de uma lista divulgada nesta em 2013 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as principais causas de mortalidade. Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares já lideravam a classificação em 2000.
Elas são responsáveis por 30% de todas as mortes registradas no Brasil por ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas falecem principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.
Patologias mais comuns
1. Infarto agudo do miocárdio 
O infarto agudo do miocárdio é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. Ao sinal dos primeiros sintomas, a busca por ajuda é crucial, pois a cada minuto que passa o risco de óbito aumenta em 10%.
 2. Doença vascular periférica
A causa mais comum desta doença é a aterosclerose, fenômeno em que ocorre o acúmulo de placas de ateroma (gordura, proteínas, cálcio e células da inflamação) na parede dos vasos sanguíneos, sendo estas que causam os estreitamentos e obstruções, levando a dificuldade da progressão do sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos dos membros como músculos, nervos, ossos e pele.
3. Acidente vascular cerebral
As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. Dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos. O socorro imediato pode diminuir as sequelas e a chance de óbito.
- Durante o beijo, o coração chega a bater 150 vezes por minutos, liberando mais sangue do que o normal.
- O coração dos recém-nascidos bate 120 vezes por minuto. O dos fetos é ainda mais rápido: atinge as 150 batidas por minuto. Aos quatro meses de vida, o coração humano já bombeia 30 litros de sangue por dia.
- O órgão responsável pela filtragem do sangue não é o coração, ao contrário do que pensam alguns. O coração apenas bombeia o sangue. Os responsáveis pela filtragem são os rins.
- Durante o período de 1 ano, o coração bombeia nada menos que 262 800 litros de sangue, o que daria 26,5 caminhões-tanques de 10 000 litros.
- O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia. Ao despertar e iniciar as atividades do dia, a pressão arterial de todas as pessoas aumenta - o fato é comum e conhecido. Para pessoas hipertensas, esta ascensão da pressão pode provocar infartos fatais. Em torno de 40 a 60% dos pacientes infartados sofrem de hipertensão
- O primeiro transplante de coração do mundo ocorreu em 1967 na África do Sul. No Brasil, o primeiro transplante ocorreu em 1968 – apenas seis meses após a experiência sul-africana.
Curiosidades
A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração foi fundada em 1994,.
Foi constituída para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave, oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde, em tratamento nos principais centros médicos que atendam alta complexidade.
Os usuários, crianças/adolescentes e mães/acompanhantes, recebem atendimentos da equipe interdisciplinar e usufruem dos serviços oferecidos durante todo o tempo de permanência na instituição.
Hoje, após 20 anos, a ACTC - Casa do Coração tem como hospitais oficiais o InCor, Beneficência Portuguesa e HCor. Já foram atendidos mais de 3.256 pacientes, que se
beneficiaram com o aperfeiçoamento dos tratamentos cardíacos pediátricos e com o suporte oferecido para melhor adesão ao tratamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais