Buscar

Avaliação 1° Oficina de Redação para o Radio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UESC 
Of. de Redação para Rádio 
Prof.: Eliana Albuquerque
Aluno: Wilyans Oliveira Pereira
Atividade em sala (1º crédito)
Faça um pequeno texto explicando a importância social do rádio para a região sul da Bahia. Utilize como base o texto 1.
Com a chegada da primeira emissora de rádio aqui na região, primeiramente em Ilhéus no ano de 1949, a população desta cidade passou a contar com um poderoso veículo de comunicação. Nestes mais de sessenta e cinco anos de rádio aqui na região ele acabou se consolidando como um meio comunicativo democratizador de conhecimento que agrega a todos os públicos, sem qualquer distinção. É inegável que o rádio possui um papel social muito forte, uma vez que é por meio deste que as camadas populacionais mais carentes mantêm-se informadas sobre os diversos assuntos sejam eles: policias, musicais, esportivos, variedades, etc. Outra característica do rádio é aqui em nossa região é que ele funciona como um “quadro de avisos”, por exemplo quantas vezes não ouvimos ouvintes mandando recados para parentes distantes através das rádio ou então ficamos sabendo daquele show, ou evento que será realizado em alguma cidade da região; também é frequente escutarmos denúncias das mais variadas. Assim, como mostrada na pesquisa de mestrado da professora Eliana Albuquerque uma boa parcela da população da zona rural norte ilheense escuta rádio diariamente e, com certeza demais populações de outras cidades da região sul tem esse mesmo comportamento. Portanto, é válido afirmar que o rádio de fato é o meio de comunicação mais popular e democrático, pois é por meio dele que muitas Donas Marias e muitos Seus Zés têm acesso aos diversos tipos de conteúdo. 
Como se marca o ritmo das frases radiofônicas e a entonação do locutor de rádio?
Na realização de programas radiofônicos é preciso atentar para regras simples, uma vez que o rádio se difere e muito dos jornais impressos ou televisão, por exemplo. No jornalismo impresso o leitor tem contato diretamente com a informação, pois, ela está na palma das suas mãos e caso ele não entenda algo pode ler quantas vezes preferir. Sendo que os impressos ainda possuem fotografais que dialogam com a informação. Já na Tv, o telespectador tem a disposição o diálogo imagem/som que facilita a compreensão dos fatos, ou seja, são características pertinentes que marcam estes dois meios citados como exemplo. Para facilitar a digestão do ouvinte o rádio faz uso de algumas características para marcação de ritmo como o uso de uma linguagem enxuta (concisa) e direcionada a uma única pessoa envolvendo-a para o que está sendo dito pelo locutor. Para tal as frases precisam ser curtas/exatas e sem linguagem rebuscada, pois o rádio atinge todos os públicos, do mais letrado ao menos e, também só há um momento para prender o ouvinte que é o agora por isso qualquer futilidade é desprezada , o tempo verbal das frases (presente/agora) . A escrita e a fala do locutor devem ser de maneira correta e simples. O ritmo também é marcado pelo uso da linguagem coloquial e da conclusão de uma idéia em cada frase para facilitar a digestão da informação. Outras características também são importantes como, parágrafos curtos, não separar sílabas para não dificultar a locução, formas numéricas devem ser escritas por extenso, não usar palavras desnecessárias ou já em desuso evitando todo e qualquer tipo de erro gramatical. Contudo, o ritmo da entonação do locutor é ditado pelo ritmo do texto radiofônico previamente escrito que deve conter as sinalizações certas para que o locutor use também a entonação mais adequada para transmitir da melhor forma o que está escrito. Por exemplo, o uso de uma barra (/) significa pausa breve, já o uso de duas barras (//) significa pausa longa. A respiração ditada por essas sinalizações não cansa o locutor e deixa o ouvinte esclarecido/compreendendo a mensagem. Caso contrário além do locutor ficar cansado o ouvinte terá dificuldades em compreender a informação. 
 
Qual a importância da escrita para o rádio se este é um meio oral? Explique.
No rádio o escrito é para ser falado e ouvido, ou seja, antes que o locutor abra a boca para transmitir informações a escrita é o processo anterior a partir da coleta de relatos orais. A clareza do relato oral transcrito é o que permitirá a coerência/nitidez da informação e consequentemente irá facilitar a leitura da mensagem no momento em que o programa estiver no ar e, assim, passando o que estava escrito para o oral. Essa linguagem transcrita do oral é simples e caracterizada pela redundância (repetição da informação para o ouvinte). Mesmo a entonação da voz do locutor ser importante para despertar as sensações esperadas no ouvinte o rádio não se vale de improvisações. Daí a importância do texto escrito, ou seja, a escrita no rádio é um suporte facilitador para o locutor a qual deve obedecer a normas técnicas/lingüísticas para sua adequada construção e, é por meio desta escrita e posteriormente da leitura feita pelo locutor/apresentador utilizando a entonação, ritmo, velocidade e vibração é que o ouvinte será capaz de desenvolver as imagens em sua mente da notícia dada. Assim, no momento em que escrevesse um texto para o rádio é preciso levar em conta que o mesmo foi feito para ser ouvido e não apenas falado tendo que ser o relato natural e simples daquilo que é o fato/ notícia para que o ouvinte não faça esforço para compreensão. 
Quais os recursos utilizados pelo rádio para transformar em imagem mental aquilo que se quer transmitir? Explique.
O rádio é um meio muito criativo quanto a difusão da mensagem, visto que ele se baseia em um texto narrado para ser ouvido, se comparado a Tv ou jornal que dispõem de imagens no corpo da mensagem por isso, o rádio precisa despertar a atenção imediatamente no ouvinte. Os aspectos do texto radiofônico já citados anteriormente como: frases enxutas/curtas, descritivas, redundância e repetição, entre outros são elementos da linguagem do rádio que fomenta a “criação de imagens mentais construídas a partir da palavra, da música, dos efeitos sonoros e do silêncio.” e são justamente essas características elencadas acima por MUÑOS E GIL, 1999 que fazem o ouvinte imaginar/ criar em imagens o relato narrado. Ou seja, são estes elementos que criam as imagens das cenas na mente do ouvinte. O som por sua vez e os efeitos sonoros tem um papel crucial para a formação destas imagens, uma vez que são capazes de emitir diferentes sensações de sentido, permitindo que o ouvinte mergulhe dentro da situação ouvida, uma vez que o locutor já está.
Reescreva os textos abaixo para transmissão na rádio UESC, em programa destinado ao público jovem e universitário. Lembre-se que a rádio UESC tem caráter educativo e local. Também não se esqueça da pontuação e redação adequadas, além da entonação que deseja do locutor, conforme o texto 2. 
Cerca de 200 estudantes invadiram o Restaurante Universitário na manhã de hoje para protestar contra a qualidade da comida, que está uma porcaria.
(!)Cerca de duzentos estudantes invadiram na manhã de hoje o R.U para protestar contra a qualidade da comida.//
O estádio Mário Pessoa estava repleto de jovens portando bandeiras do Cólo-Cólo. Mesmo assim, o Tigre perdeu de 5 a 1 por causa de vários descuidos do goleiro.
O estádio MÁRIO PESSOA estava cheio de jovens com bandeiras do Cólo-Cólo./ Mesmo assim, o time perdeu de cinco a um.//
Chuvas torrenciais deixaram Itabuna em baixo d´água. Por causa disso, uma enorme quantidade de casas ficou alagada e a prefeitura decretará estado de calamidade pública.
(!) Fortes chuvas deixam Itabuna em baixo d’ água./ Famílias perderam suas casas./ A prefeitura decretou estado de calamidade pública.//
Chegou esta manhã no aeroporto de Uauá o ator Arnold Schwarzenegger, que se reunirá com artistas locais para escolha de coadjuvantes do seu novo filme que promete, no enredo, cenas picantes e envolvendo o sertão baiano, o que trará visibilidade para este pedaço de Brasil.
Chegaesta manhã no aeroporto de Uauá o ator ARNOLDE XUAZENÉGER./ Que se reunirá com artistas locais para escolha de atores para o seu próximo filme./ Que promete cenas no sertão baiano.//
Precisamos definir como será nosso programa de hoje e você é o editor. Escolha a melhor ordem para as informações abaixo e, para isso, use os critérios já vistos no texto 2. A emissora é uma rádio que alcança todo o estado da Bahia e o público alvo é o geral (todas as idades e gêneros, poder econômico e grau de escolaridade). Numere as informações de 1 a 5, sendo a 1 a mais importante e assim por diante. Justifique sua resposta.
Alunos de Medicina da UESC, no sul da Bahia, encontraram a vacina contra a dengue.
Estradas do oeste da Bahia estão interditadas desde ontem por causa das chuvas. Quem necessita passar por elas deve adiar a viagem.
Candidatos ao governo da Bahia participam hoje de debate político em Alagoinhas.
Presidente Dilma veta projeto do Porto Sul, obra polêmica, prevista para Ilhéus.
Baleia da espécie Jubarte é encontrada morta em Alcobaça, no extremo sul da Bahia.
Presidente Dilma veta projeto do Porto Sul, obra polêmica, prevista para Ilhéus. 
Justificativa.:Por ser uma obra que vai escoar a produção do estado e movimentar a economia local gerando empregos e aumentado a receita do estado. 
Alunos de Medicina da UESC, no sul da Bahia, encontraram a vacina contra a dengue. 
Justificativa.: Apesar também ser uma informação importante coloco como segunda a fato da doença ter um tratamento médico assegurado pelo SUS e, de que sua incidência é maior em certas épocas do ano. 
Candidatos ao governo da Bahia participam hoje de debate político em Alagoinhas.
Justificativa.: Notícia sem muito apelo ao ouvinte visto que nem todos se interessam por política. 
Estradas do oeste da Bahia estão interditadas desde ontem por causa das chuvas. Quem necessita passar por elas deve adiar a viagem.
Justificativa.: Noticia de utilidade pública, mas como não não mortos, nem feridos fica na quarta colocação.
Baleia da espécie Jubarte é encontrada morta em Alcobaça, no extremo sul da Bahia
Justificativa.: Por ser uma noticiosa comparada as outras de menor relevância. 
�PAGE �

Outros materiais