Buscar

Aula 4 Projeto Educação Ambiental

Prévia do material em texto

*
*
 Planejamento e Desenvolvimento de Projetos em Educação Ambiental
Aula 04 - 2017
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
A proposta é bem simples, mas ousada: 
incentivar que todas as escolas realizem conferências de meio ambiente envolvendo também a comunidade para discutir, levantando problemas locais e propondo ações para enfrentá-los. 
Uma delas é a própria ideia de realizar uma conferência, que difere de um evento, seminário, fórum, congresso, pois inclui momentos de debate, troca de ideias e reflexões, também momentos de priorização e tomada de decisões. 
Isso exige que todos passem a olhar para os problemas socioambientais mais urgentes e definam o que é possível fazer em cada escola e comunidade.
*
*
*
*
Proposta da Comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida na Escola, a COM-VIDA.
A Oficina de Futuro tem basicamente os seguintes passos:
• Árvore dos Sonhos – como são a escola e a comunidade dos nossos sonhos, fazendo brotar ideias de um cenário que se pretende alcançar.
• As Pedras no Caminho – quando se levantam quais são os problemas que dificultam chegarmos aos nossos sonhos, como se fossem empecilhos a serem superados.
• Jornal Mural – identificar como os problemas (as pedras) surgiram, como era a escola e a comunidade antes deles, e que experiências interessantes já aconteceram ali. A ideia é colocar tudo isso num Jornal Mural na escola para que todos vejam e participem.
• COM-VIDA para a Ação – parte para pôr a mão na massa levantando ações que devem ser realizadas, necessidades para fazer cada ação, e se responsabilizar por elas, prazos e formas de avaliar tudo isso.
*
*
*
*
*
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes