Buscar

Prova Historia America

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11 Enunciado -
Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 1928 na Argentina, onde cresceu. Em 1951, deu um tempo na faculdade de medicina e montou numa moto Harley-Davidson para viajar pela América Latina por oito meses com o amigo Alberto Granaldo, também médico. Eles desceram a costa atlântica argentina, atravessaram os Andes até o Chile e depois foram para o norte. No Peru, a dupla conheceu o dr. Hugo Pesce, médico membro do Partido Comunista, que cuidava de uma colônia de leprosos. Che sonhava em ser médico para curar doenças que afetavam os pobres. Depois da viagem, decidiu que o melhor jeito de ajudar era combater os responsáveis pelas injustiças políticas que contribuíam para a proliferação da pobreza.
(disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/historia/quem-foi-che-guevara/. Acesso em 31/01/2017)
Che foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Essa Revolução acarretou uma série de alterações em Cuba. Explique uma consequência positiva e uma negativa geradas pelo processo revolucionário.
Resposta Esperada -
Os alunos podem escrever, quanto ao aspecto positivo, sobre a diminuição da mortalidade infantil, a diminuição da desigualdade e do analfabetismo; sobre o negativo, podem escrever sobre a concentração do poder político e a falta de liberdade.
12 Enunciado -
A educação em direitos humanos é uma parte integral do direito à educação e está ganhando cada vez mais reconhecimento como um direito humano em si. O conhecimento sobre os direitos e liberdades é considerado uma ferramenta fundamental para garantir respeito pelos direitos de todos. O trabalho da UNESCO na área de educação em direitos humanos é orientado pelo Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos.
A educação deve envolver valores como paz, não discriminação, igualdade, justiça, não violência, tolerância e respeito pela dignidade humana. A educação de qualidade baseada na abordagem dos direitos humanos significa que os direitos são implementados ao longo de todo sistema de ensino e em todos os ambientes educacionais.
Disponível em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/human-rights/. Acesso em 31/01/2017)
A partir das discussões realizadas e do fragmento apresentado, explique, objetivamente, de que modo governos ditatoriais ferem diretamente os direitos humanos?
Resposta Esperada -
Os alunos devem escrever que os governos ditatoriais ferem os direitos humanos por se basearem em opressão à oposição, falta de liberdade, manipulação e violência generalizada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes