Buscar

Seminário de Topografia - Obras Civis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA E GEODÉSIA
OBRAS CIVIS 
Conjuntos Habitacionais

ABNT NBR 13133 de 30 de Junho de 1994 – Execução de levantamento topográfico.
ABNT NBR 6484 de 30 de Março de 2001 – Sondagem de Simples Reconhecimento.
Manual Técnico de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (Estado de São Paulo). Ed. 1998, Rev. 2008.
Decreto Nº 89.137 de 20 de Junho de 1984 – Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional Quanto aos Padrões de Exatidão.
Especificações e Normas Gerais para Levantamentos Geodésicos – IBGE – Resolução PR Nº 22 de 21 de Julho de 1983.
Referências Normativas e Manuais Técnicos

 Ramo da Engenharia Civil que lida com a execução e gerenciamento de obras, levando em conta custos, eficiência e segurança. (HANSEN, 2011)
 A construção de conjuntos habitacionais requer em primeira vista a escolha do terreno e o posterior estudo do mesmo, para o aferimento de suas dimensões e suas condições geotécnicas (nivelamento, relevo e etc.), estudo este a cargo dos conhecimentos provenientes da topografia e agrimensura, a saber, levantamentos planialtimétricos e cadastrais, mapeamentos e etc. (CDHU, 1998)
Obras Civis e Topografia

Planimetria e Altimetria do Terreno;
 
Construção da Planta Topográfica;
Avaliação de Necessidades;
Fases do Estudo Topográfico

A fase de dimensionamento é essencial para a construção do conjunto, logo que neste primeiro momento serão conhecidos as dimensões, limites territoriais, áreas e locais de construção do mesmo. 
A ferramenta que detém maior precisão e é mais utilizada atualmente para aferir a planimetria é o método da poligonação, que consiste em determinar pontos de referência que com o auxílio de instrumentos topográficos fecharão um polígono no terreno, com distâncias e ângulos determinados a serem registradas para a confecção da planta planimétrica. 
Planimetria do Terreno

Fase de Marcação de Pontos de Referência no Terreno.

Poligonal Fechada e Respectivos Ângulos Internos e Externos.

A Altimetria por sua vez consiste na obtenção das diferenças de níveis em relação ao terreno, no plano vertical, trazendo aos projetistas o conhecimento de nivelamento e possíveis acidentes geográficos no local. 
O método que atesta maior precisão é o Levantamento Altimétrico Geométrico que é baseado na diferença de níveis da leitura de miras verticais.
Altimetria do Terreno

Fase de Definição de Cotas Altimétricas.

Prática de Nivelamento Composto

Construção da Planta Planialtimétrica

Após a conclusão de todos os estudos anteriores, o encarregado de topografia irá construir as plantas planialtimétricas e junto aos projetistas do conjunto habitacional analisarão as necessidades que a área de construção requer para o início das obras, principalmente quando se fala de terraplanagem, dentre tais necessidades cita-se: aterro e corte do terreno. 
Dentre os métodos utilizados para entender e definir as necessidades da área temos: o traçado do perfil longitudinal e o traçado da linha de greide. 
Análise de Necessidades

Linha de Greide
Greide é a linha que acompanha o perfil longitudinal, representando o terreno com suas cotas de projeto, indicando quanto o terreno deve ser cortado ou aterrado.

Farley Victor Lisboa Moura
João Victor Moreira Santiago
Katiana dos Santos Tambara de Camargo
Pedro Henrique Marques da Silva
Rafael Oliveira Marins Leite 
Engenharia Civil - ENC51
Prof. Dr. Glauber Loureiro


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais