Buscar

APOL 4 - Fundamentos da Administração - Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 4
Fundamentos da Administração
Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
A fábrica do Bairro Dourado era a mais velha do Grupo Empresarial T, tendo mais de cinquenta anos. Era dirigida por funcionários que tinham em média vinte anos de casa, e seus operários em geral estavam a mais de dez anos nas mesmas funções. Apesar disso, a “velha Dourado”, como era chamada, tinha bom desempenho: era lucrativa, flexível, e quanto ao mercado, tinha qualidade relativamente boa em seus produtos. Sua base de gestão operacional era composta por um velho diretor, o Dr. Aldo; por um técnico alemão, radicado no Brasil há muitos anos, o engenheiro Wolf, e por um hábil gerente de marketing, o Sr. Tolin. Complementavam o quadro principal um contador, já com quase setenta anos de idade, um chefe de pessoal e um advogado. A equipe era extremamente unida e atuava de modo muito pouco formal; as comunicações eram quase todas verbais, a hierarquia era bem definida, porém permeável, as questões-chave eram discutidas no cafezinho da manhã, no almoço e no bate-papo do fim de tarde. Esta filosofia fora implantada sensibilidade do Dr. Aldo, um generalista hábil na condução das coisas empresariais e nas questões humanas, querido por todos. Mas morre o Dr. Aldo. Há uma briga de acionistas. Os controladores colocam em seu lugar o Dr. Fortes, homem inflexível, adepto da férrea disciplina. O Dr. Fortes começa seu trabalho pelas seguintes medidas: horário rígido de trabalho; corte de 30% do pessoal; rotação dos gerentes; demissão do chefe de pessoal; aposentadoria “compulsória” do engenheiro Wolf; contratação de um diretor de marketing para ser chefe do Sr. Tolin. Quinze meses depois, o contador procura o Dr. Fortes e lhe mostra o último balancete, acenando-lhe para a difícil situação financeira da companhia, para a queda real das vendas e para o enorme aumento dos custos de fabricação. A empresa parecia inviável.
Assinale a opção que melhor explica esta situação, com base no conceito de direção:
A	A função direção é a única função administrativa que envolve diretamente um processo interpessoal de relacionamento entre o gestor e os seus subordinados. Cabe ao gestor entender o comportamento de sua equipe para obter bons resultados.
B	Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum. Para isso, o gestor precisa sempre impor o seu jeito de comandar, independente do comportamento das pessoas na organização.
C	A função direção envolve a coerção dos trabalhadores, pois, como são normalmente preguiçosos, não vão querer trabalhar se não forem obrigados.
D	O administrador ao exercer a função de direção deve procurar entender sobre as pessoas para poder obrigá-las a trabalhar cada vez mais.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
João é dono de uma pequena empresa e comercializa um produto com embalagem. Ao realizar uma pesquisa de satisfação João fica ciente de que os usuários de seus produtos tinham dificuldade na abertura das embalagens. Os clientes continuavam adquirindo o produto por conta de seu sabor, mas estavam bastante insatisfeitos em especial com o tempo que perdiam com a abertura da embalagem. João decide que a situação precisa de solução urgente e determina que os funcionários da empresa se envolvam na solução do problema. João propõe como objetivo que se melhore o processo de retirada da embalagem pelo usuário sem aumentar os custos do produto. Os funcionários, satisfeitos em participar do processo, encontram a solução desejada por João. Neste caso foi possível observar um a das teorias de Douglas McGregor. Assinale a opção que denomina corretamente esta teoria:
A	Teoria X pois como se pode observar nesse caso, o administrador dirigiu e controlou seus subordinados com extrema rigidez
B	Teoria Y pois esta geração gosta de ter várias atividades ao mesmo tempo
C	Teoria X pois as pessoas são preguiçosas, evitam o trabalho e não gostam de assumir responsabilidades.
D	Teoria Y pois os trabalhadores obtêm satisfação em suas atividades
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam as sentenças a seguir. Em relação ao desenho estrutural de organizações, existem diferentes estruturas. Há três tipos tradicionais de estruturas organizacionais: ______________, ________________ e _______________. Além dessas, temos um quarto tipo de estrutura que é a estrutura _________________.
A	por cliente – por produto – por processo – geográfica.
B	funcional – divisional – matricial – em rede.
C	departamental – setorial – local – em tarefas.
D	produção – marketing – finanças – em partes
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
Quando Pedro Parente assumiu a presidência da Bunge no Brasil, em 2010, tinha o desafio de construir uma operação mais eficiente no país. Mas, da forma como a companhia estava organizada, nem eficiência nem crescimento seriam alcançados. Suas duas operações mais antigas, a de fertilizantes e a de alimentos, trabalhavam separadas havia quase um século e a novata, de açúcar e álcool, ia por caminho semelhante. Cada unidade tinha um presidente, um departamento de finanças, um jurídico, todo o corpo corporativo e as áreas técnicas exclusivas de cada negócio. Em um mercado com margens cada vez mais apertadas, só uma reestruturação organizacional permitiria mais eficiência operacional. Foi o que Bunge teve de fazer. Adequar sua estrutura. Adaptado de http://exame.abril.com.br/carreira/reforma-nas-bases/ para fins acadêmicos. Isto é devido ao fato de que:
A	Qualquer tipo de estrutura organizacional pode ser usado em qualquer empresa, basta as pessoas se acostumarem
B	As mudanças na estrutura são necessárias para reduzir a eficiência operacional
C	Existem diferentes tipos de estruturas e cada uma se ajusta melhor a um tipo específico de empresa
D	Basta mudar a estrutura informal da empresa e os resultados melhoram
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
É de conhecimento comum entre as pessoas que há uma grande difusão de utilização de drogas em prisões e de que estas entram nas prisões das mais diversas formas. Por vezes os prisioneiros entram na prisão com as drogas escondidas em si próprios. No entanto, acredita- se que as drogas também entrem nas prisões através de seus funcionários. Para tentar erradicar o fluxo de narcóticos dentro de um determinado presídio dos EUA, buscou-se utilizar um método de controle que consistia em concentrar os presos que apresentassem envolvimento com drogas (dentro ou fora da prisão) em uma única área, que poderia então ser fortemente vigiada. A concentração aliada ao uso de uniformes diferenciados seriam os meios para atingir a redução do tráfico de entorpecentes. Todo o quarto andar da prisão foi usado exclusivamente para o confinamento destes presos que passaram a usar um uniforme verde, diferente do uniforme dos demais presos. Durante algum tempo as autoridades se mostraram satisfeitas com os resultados obtidos. Foi possível relaxar a vigilância nos demais andares e intensificar a vigilância no quarto andar. O novo sistema pareceu reduzir de modo eficaz a introdução e utilização de narcóticos. No entanto, em breve se começou a notar que, à medida que se acumulava o número dos elementos que deixavam a prisão, aumentou o fluxo de narcóticos. Mas, desta vez, tornou-se mais difícil detectar quem os estava introduzindo na cadeia (a conclusão sobre o aumento do consumo de drogas baseou-se na observação de internos que estavam obviamente drogados). Após vários meses, tornou-se evidente que a situação estava pior que na época em que os presos que tinham ligação com drogas estavam integrados aos outros internos. O que se infere é que os presos do quarto andar criaram grupos informais dentro da prisão, facilitando sua comunicação e o acesso às drogas.
Sobre grupos informais, assinale a opção correta:
A	Grupos informais são estruturados para realizar tarefas e objetivos específicos, como distribuição de autoridades e responsabilidadescomo no caso dos presos do quarto andar
B	 Grupos informais surgem naturalmente nas organizações, por razões não formais, como convívio social, amizades ou interesses em comum como no caso dos presos do quarto andar
C	Um grupo informal se forma quando dois ou mais indivíduos não querem interagir e cada um age da forma que acha mais adequada
D	Os grupos informais estão relacionados com a organização de maneira formal, como é o caso dos presos do quarto andar

Outros materiais