Buscar

Resumo - Teoria dos Jogos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Métodos Quantitativos: Teoria dos Jogos
CONCEITOS PRÁTICOS DA TEORIA DOS JOGOS
 No equilíbrio de Nash: Resumo
- Os jogadores tomam decisões em situações de interação estratégica e precisamos determinar quais serão os resultados mais favoráveis do jogo caso os jogadores ajam racionalmente. 
- Em um jogo envolvendo duas pessoas: jogador P e jogador Q , com número finito de estratégias de decisão, em que a escolha ótima de um jogador depende do que ele pensa sobre o que o outro jogador fará. Atinge-se o chamado 'Equilíbrio de Nash se a escolha de P for ótima dada a escolha de Q, e se a escolha de Q for ótima dada a escolha de P
- John Nash formulou a noção do equilíbrio, que carrega seu nome e que revolucionou a economia e outras ciências, suas contribuições à teoria dos jogos levaram-no a receber o premio Nobel em 1994. Esta noção do equilíbrio tornou-se um dos alicerces fundamentais da Teoria dos Jogos, pois permitiu que os jogos não-cooperativos, que envolvem cooperação e competição, pudessem ser tratados, além dos chamados cooperativos.
- Na Teoria dos Jogos o Equilíbrio de Nash antes de tomar uma decisão, coloque-se no lugar do concorrente e imagine qual seria a reação dele dadas as ações e incentivos existentes. Simultaneamente ele fará o mesmo, entender quais são suas motivações e ações para que ele tome a melhor decisão. Este é ciclo sem fim: você pensa que ele pensa que você pensa que ele pensa que.... Precisamos entender que sua decisão não é independente e ambos os ganhos dependem da combinação de muitas ações em cadeia até chegar em um equilíbrio. 
	_ A estratégia dominante em todos os casos, confessar é a melhor opção, pois 
confessar apresenta o melhor resultado individual independente da opção do outro. 
A ação de confessar neste caso é chamada de DOMINANTE
	
____________________________________________________________
- Para Fiani (2006), sempre que um conjunto de indivíduos, empresas, partido políticos, etc, estiver envolvido em uma situação de interdependência recíproca, em que as decisões tomadas influenciam-se reciprocamente, pode-se dizer que eles se encontram em um jogo. Com relação a Teoria dos Jogos é possível afirmar que ela ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos. Também ajuda a desenvolver a capacidade de raciocinar estrategicamente, explorando as possibilidades de interação dos agentes.
- Um objetivo crucial da Teoria dos Jogos é determinar a estratégia ótima para cada jogador. Estratégia ótima para um jogador é aquela que maximiza seu payoff esperado ( payoff quer dizer ganhos)
- Jogos Cooperativos: A respeito dos jogos cooperativos são praticados com o objetivo de superar desafios e não para derrotar alguém. 
- A Teoria dos Jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos. Portanto é possível afirmar que ela é uma teoria matemática sobre conflito e colaboração e é um modelo da realidade.
No momento de tomar decisões, todos os administradores devem de ponderar alternativas, muitas das quais implicam acontecimentos futuros que resultam difíceis de prever: a reação de um competidor a uma nova lista de preços, as taxas de interesse dentro de três anos, a confiabilidade de um novo fornecedor. Por esta razão, as situações de tomada de decisões consideram-se dentro de uma linha contínua que envolve a certeza, o risco, a incerteza e a turbulência. Defina RISCO no processo de tomada de decisão?
Risco: Produz-se o jogo sempre que não somos capazes de prever com certeza o resultado de alguma alternativa, mas contamos com suficiente informação como para prever a probabilidade que tenha para levar a um estado de coisas desejado.

Outros materiais