Buscar

Av1 Administração Administração de Produção e Logística (7sem)

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Administração de Produção e Logística
1) O suprimento e a distribuição física de produtos são o primeiro ponto a ser estudado na função logística, bem como as modalidades de transporte utilizadas. A melhor escolha de transporte compreende a escolha da melhor relação custo-benefício. As modalidades de transporte utilizadas atualmente são: Modal Rodoviário (lotação completa e carga fracionada); Modal Ferroviário; Modal Aquaviário (Interior: Fluvial e Lacustre. Marítimo: de longo curso; de pequena cabotagem e de grande cabotagem); Modal Aéreo e Modal Dutoviário. Assim, leia as proposições a seguir  que apresentam características entre os modais de transporte e escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a)A capacidade de carga do Modal Marítimo é média.
b)A disponibilidade do Modal Rodoviário é média.
c)A flexibilidade no Modal Fluvial é média.
d)O tempo de deslocamento do Modal Dutoviário é médio.
e)A flexibilidade no Modal Fluvial é baixa.
2) Verifica-se que a logística não existe isoladamente, uma vez que ela é responsável por estabelecer alianças e acordos no sistema logístico como um todo, interferindo em toda a cadeia de abastecimento com o intuito de proporcionar eficiência logística desde as relações com os fornecedores até a entrega ao cliente final. Considerando (MKT) = Marketing, (PRO) = Produção e (FIN) = Financeiro, assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre a área de logística empresarial e as demais áreas da administração.
(_) É a área funcional da empresa que determina quais produtos, serviços ou mix de produtos poderão interessar aos clientes.
(_) Essa área tem condições matemáticas de estipular previsão de demanda, estipulando as quantidades que serão produzidas num dado período de tempo.
(_) Nessa área a gestão de operações e logística se propõe a reduzir custos, oferecer serviços e produtos de qualidade ao cliente e, por conseguinte, aumentar a lucratividade.
(_) Essa área também determinará qual estratégia deverá ser utilizada para alavancar as vendas do produto.
(_) A capacidade dessa área é determinada em função de vários quesitos: dos recursos humanos; das máquinas e equipamentos disponíveis.
Alternativas:
a)MKT; PRO; FIN; MKT; e PRO.
b)MKT; PRO; MKT; MKT; e PRO.
c)FIN; MKT; PRO; MKT; e FIN.
d)FIN; MKT; FIN; PRO; e FIN.
e)MKT; FIN; MKT; PRO; e FIN.
3) A armazenagem consiste nas funções de recepção, conferência, alocação, reposição, manutenção, controle e distribuição das mercadorias. Estas mercadorias podem ser matérias-primas, produtos semiacabados (em processo) ou produto final. Diante dessa perspectiva, analise as seguintes proposições:
I. A gestão de estoques é o controle das funções de produção de forma que os custos com cada uma sejam maximizados.
II. A gestão de estoque é geradora de constante questionamento em relação à sua existência tendo em vista o capital investido para aquisição e manutenção.
III. É melhor armazenar as mercadorias de forma que exija maior deslocamento dos estoquistas, mas aproveite melhor o espaço, do que armazená-las com proximidade e exigir mais espaço.
IV. A gestão de estoques é uma das mais importantes atividades do negócio, pois, se de um lado a existência do estoque tranquiliza a empresa quanto às oscilações da demanda.
Enquanto algumas das proposições acima podem ser verdadeiras, outras podem ser falsas. Assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre a proposição se verdadeira (V) ou falsa (F).
Alternativas:
a)I-F; II-F; III-F; e IV-V.
b)I-F; II-V; III-V; e IV-V.
c)I-V; II-F; III-F; e IV-V.
d)I-F; II-V; III-V; e IV-F.
e)I-F; II-F; III-V; e IV-F.
4) Recursos humanos, máquinas e equipamentos disponíveis, tempo e turnos de trabalho, finanças disponíveis, perdas de utilização e eficiência do sistema, são informações utilizadas para se calcular ____________________________.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna.
Alternativas:
a)O lote econômico de compras 
b)O custo logístico
c)A capacidade de produção
d)A lucratividade
e)As oscilações na demanda
5) A área de produção deve organizar os dados e realizar os cálculos para estabelecer a _______________________, este processo envolve os históricos de vendas e produção. Seu principal objetivo é o de proporcionar uma estimativa das quantidades que deverão ser produzidas em um determinado período.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna.
Alternativas:
a)Eficiência produtiva
b)Produtividade
c)Sazonalidade
d)Previsão de demanda
e)Just in Time (JiT)

Continue navegando