A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
arquivologia enap

Pré-visualização | Página 1 de 3

Página inicial / ►
GID | Turma 1/2017 / ►
MÓDULO IV: GERENCIAR DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS / ►
Exercício Avaliativo 4
	Iniciado em
	sexta, 12 Mai 2017, 14:36
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 12 Mai 2017, 15:01
	Tempo empregado
	24 minutos 17 segundos
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	25,00 de um máximo de 25,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O gerenciamento dos documentos compreende diversos procedimentos, como: recepção, registro, classificação da documentação e da segurança da informação, instrução, etc. O conhecimento de todas as funções do gerenciamento dos documentos arquivísticos proporciona à organização, além de muitos outros aspectos, a proteção dos interesses do órgão ou entidade e os direitos dos funcionários e dos usuários ou clientes. Assinale a alternativa incorreta em relação às etapas do gerenciamento dos documentos arquivísticos:
 
a. Recepção: consiste no recebimento dos documentos, processos oudossiês, sejam eles externos ou internos, e que precisem ser tratados e distribuídos, quando for o caso.
b. Registro: o registro consiste em formalizar a captura do documento arquivístico dentro do sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa.
c. Classificar a documentação: é um processo que tem por finalidade reunir temas semelhantes. Classificar e arquivar de maneira adequada tornaram-se pontos primordiais nos cuidados com a documentação.
d. Informação ou assunto restrito é a classificação que se dá ao assunto que é acessível somente para uma pessoa. 
A alternativa está incorreta. Informação ou assunto restrito é tudo aquilo que necessita de proteção ou medidas especiais pelo fato do conhecimento de seu conteúdo ser restringido a um determinado meio ou número de pessoas, cujo comprometimento possa trazer prejuízo à organização.
e. Instruir: nesta fase, acontece a organização na preparação de processos e dossiês. São as informações e métodos que descrevem como proceder com os processos e dossiês, que devem ocorrer de maneira a possibilitar a rápida solução dos mesmos.
Feedback
Sua resposta está correta.
O gerenciamento dos documentos compreende diversos procedimentos, como: recepção, registro, classificação da documentação e da segurança da informação, instrução. O conhecimento de todas as funções do gerenciamento dos documentos arquivísticos proporciona à organização: proteção dos interesses do órgão ou entidade e os direitos dos funcionários e dos usuários ou clientes; assegura e documenta as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como a pesquisa histórica; mantém a memória corporativa e coletiva da organização; recupera documentos com segurança; proporciona respostas mais precisas e com melhor tempo; e ainda contribui para a melhoria do atendimento ao cliente.
A resposta é:
Informação ou assunto restrito é a classificação que se dá ao assunto que é acessível somente para uma pessoa.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tratando-se de gerenciamento de documentos, temos as atividades de reconstituição, digitalização, tramitação, acesso e restauração. De acordo com o conteúdo estudado, relacione as colunas abaixo, ligando cada conceito à etapa correspondente:
	Ocorre quando um documento, dossiê ou processo é danificado, extraviado, perdido ou roubado. No caso de extravio ou destruição dos autos de um processo ou dossiê, sua reconstituição será obrigatória, sendo de responsabilidade da Unidade Administrativa onde o processo extraviou-se.
	Resposta 1
	Processo de conversão de documentos físicos para o formato digital.
	Resposta 2
	Trâmite é o curso do documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.
	Resposta 3
	Consiste na pesquisa e localização do documento, processo ou dossiê e na disponibilização do acesso a eles, verificando aqueles documentos que possuem restrições de acesso e os classificados com grau de sigilo. Tem por finalidade disponibilizar a documentação ou o acesso a ela, para análise e subsídio de decisão e encaminhamentos internos, bem como atender às requisições de informações dos clientes externos.
	Resposta 4
	É feita a partir de um conjunto de medidas que tem como objetivo a reversão de danos físicos e químicos que um documento sofreu ao longo do tempo e do uso. Objetiva revitalizar a concepção do documento original por meio de intervenção técnica, de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico do material.
	Resposta 5
Feedback
Sua resposta está correta.
Reconstituir - Ocorre quando um documento, dossiê ou processo é danificado, extraviado, perdido ou roubado. No caso de extravio ou destruição dos autos de um processo ou dossiê, sua reconstituição será obrigatória, sendo de responsabilidade da Unidade Administrativa onde o processo extraviou-se.
Feedback: A reconstituição ocorre quando algum documento, dossiê ou processo é danificado, extraviado, perdido ou roubado.
Digitalizar - Processo de conversão de documentos físicos para o formato digital.
Feedback: A Digitalização de Documentos é o processo de conversão de documentos físicos para o formato digital. Qualquer documento que contenha informação relevante para a instituição pode ser digitalizado e convertido em formatos digitais.
Tramitar - Trâmite é o curso do documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.
Feedback: Trâmite é o curso do documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Pode ser referido também como tramitação ou movimentação, caracterizado como distribuição, que é a remessa de documentos, processos ou dossiês às unidades que decidirão sobre a matéria neles tratada. Tem a finalidade de movimentar os documentos, processos ou dossiês de uma unidade à outra, seja internamente ou externamente.
Acessar a documentação - Consiste na pesquisa e localização do documento, processo ou dossiê e na disponibilização do acesso a eles, verificando aqueles documentos que possuem restrições de acesso e os classificados com grau de sigilo. Tem por finalidade disponibilizar a documentação ou o acesso a ela, para análise e subsídio de decisão e encaminhamentos internos, bem como atender às requisições de informações dos clientes externos.
Feedback: Acessar consiste, sim, na pesquisa e localização do documento, processo ou dossiê e na disponibilização do acesso a eles, verificando aqueles documentos que possuem restrições de acesso e os classificados com grau de sigilo. Tem por finalidade disponibilizar a documentação ou o acesso a ela, para análise e subsídio de decisão e encaminhamentos internos, bem como atender às requisições de informações dos clientes externos.
Restaurar - É feita a partir de um conjunto de medidas que tem como objetivo a reversão de danos físicos e químicos que um documento sofreu ao longo do tempo e do uso. Objetiva revitalizar a concepção do documento original por meio de intervenção técnica, de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico do material.
Feedback: A restauração de um documento é feita a partir de um conjunto de medidas que tem como objetivo a reversão de danos físicos e químicos que um documento sofreu ao longo do tempo e do uso. Objetiva revitalizar a concepção do documento original por meio de intervenção técnica, de modo a não comprometer a integridade e o caráter histórico do material.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O arquivamento dos documentos compreende a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos, além de assegurar a preservação e o acesso de conjuntos arquivísticos, desde sua formação na fase corrente até a sua destinação final. Para que a guarda dos documentos seja ordenada, a escolha do método de arquivamento é essencial. Devem-se considerar as características