Buscar

Atividade da aula 04 - Estatuto da Criança e do Adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO.
CURSO: DIREITO.
Acadêmico: Francisco Bertine de Sousa RGM: 012.5988
3º Semestre Turma: C
Atividade 04 
COMO PODEMOS CONTEMPLAR A CHAMADA “POLÍTICA DE ATENDIMENTO”?
A Política de Atendimento são as políticas públicas voltadas a infância e a adolescência, que se faz através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Dentre as ações da política de atendimento podemos destacar: I. Políticas sociais básicas; II. Políticas e programas de assistência social, em caráter supletivo, para aqueles que dele necessitem; III. Serviços especiais de3 prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão; IV. Serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos; V. Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente; VI. Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento de convívio familiar e a garantir o efetivo exercício do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes; e, VII. Campanhas de estímulo de acompanhamento sob forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos (Art. 87, ECA).
Nas ações citadas acima, o legislador procurou satisfazer o mínimo necessário à existência da criança e do adolescente, como a saúde, à educação, à profissionalização, à habitação, ao transporte, à cultura e ao lazer; também proporcionou programas e projetos destinados à contemplação de renda e a inclusão de jovens no mercado de trabalho; e proteger as crianças e adolescentes cujos direitos foram violados ou ameaçados de violação, procurando protegê-las da situação de risco pessoal ou social (Aqueles em situação de rua, usuários de substâncias que causam dependência química, vítimas de exploração sexual e violência doméstica).
Na Política de Atendimento houve uma descentralização, ou seja divisão dos trabalhos entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Os municípios tem um papel importante nessas políticas, tanto que no Art. 88, I, ECA, onde foi criado a diretriz da “municipalização do atendimento”. Municipalizar é confirmar o poder de decisão do Município e da comunidade na estruturação na política de atendimento local.
Com isto, verifiquei o quanto foi importante a Política de atendimento para resguarda os direitos da criança e do adolescente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes