Buscar

Perguntas sobre o filme: Doze homens e uma sentença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Perguntas sobre o filme: Doze homens e uma sentença
1. A que tipo de decisão coletiva o juiz esperava que o juri chegasse? Bastava que se atingisse algum tipo de maioria? 
Esperava uma decisão unânime seja para condenar ou absolver o réu. Não bastava a maioria tinha que ser um resultado querido por todos do júri.
2. Se um dos integrantes do juri fosse escolhido, ao acaso, logo após o término da exposição dosfatos pelos advogados das partes, para dizer se o réu era inocente ou culpado, qual seja probabilidade de condenação?
A probabilidade de condenação e muito alta, pois de acordo com o filme, no momento citado acima 11 homens queriam sua condenação e apenas 1 sua absolvição. 
3. O arquiteto, único integrante do juri que se pronunciou contra a condenação, no primeiro momento, acreditava piamente na inocência do réu?
Não, pois não tinha certeza dos fatos, mas por haver duvida razoável queria q fossem analisados os fatos novamente a fim de buscar sua inocência.
4. Por que o arquiteto propôs que fosse realizada uma nova votação (secreta), aceitando mudar seu voto se ninguém mais votasse “inocente”? Foi uma aposta?
Diria que foi uma jogada certeira, pois, secretamente os jurados poderiam manifestar seu verdadeiro pensamento sem se sentir pressionado pelos outros jurados.
5. Quando o velhinho, nessa votação secreta, votou “inocente” ele já estava convencido da inocência do réu?
Não, mas gostaria de reavaliar as circunstancias exposta no tribunal. 
6. Havia lideranças antagônicas dentro do grupo? Quais os seus "estilos" ou estratégias de convencimento?
Sim, um buscando a absolvição e outro a condenação. O primeiro com muita calma demonstravam os fatos acorridos e o segundo agia na emoção.
7. Fatos irrelevantes à decisão racional acabam sendo levados em consideração pelas pessoa sem seu processo decisório. Você é capaz de citar algum fator que estava pesando na decisão de algum(s) dos componentes do júri, mas que deveria ser desprezado em uma decisão isenta e racional?
Sim, do senhor numero três, devido uma briga com seu filho, onde estava há dois anos sem se falar, queria condenação do rapaz, pois liga esse fato a sua vida pessoal. 
8. Mencione alguns fatos que fizeram componentes do júri mudar de opinião ao longo da discussão?
A testemunha mulher que não foi de óculos para depor; O senhor que testemunhou ter visto a acusado, indo rapidamente ao local, mesmo tendo um problema nas pernas. 
9. Experiências passadas das pessoas e idéias pré-concebidas interferem no processo decisório?Cite exemplos relacionados com a posição de cada um dos integrantes do juri.
Sim interfere tanto na condenação quanto na absolvição, onde isso não deveria acontecer acredito eu que a escolha do júri deveria ser parcial. O exemplo da posição do júri é quando ele diz que ao manipular a faca usada no crime, questionar o angulo da facada tendo em vista a diferença entre a altura do pai (1,88m) e do filho (1,70m):" É estranho esfaquear alguém no peito sendo bem mais baixo". “É nesse momento, que ao lembrar-se de seu passado em um bairro pobre e das brigas de facas que tinha presenciado-” parece que bloqueie a memórias, outro jurado argumenta que se o réu tinha habilidades com o uso de facas, ele nunca esfaquearia alguém daquela forma, ou seja, de cima para baixo e sim ao contrário
10. Qual o argumento utilizado por aqueles que eram favoráveis ao réu para atenuar a importânciadas informações fornecidas pelo psiquiatra no tribunal? (Argumento colocado pelo relojoeiro doleste europeu).
11. Em uma decisão coletiva, é possível utilizar os conhecimentos de cada um dos participantespara se buscar uma decisão melhor. Que informação fornecida por um integrante do juri, quetinha morado a maior parte da sua vida em uma região de cortiços parecida com a vizinhançado réu, foi decisiva para que vários outros integrantes do juri mudassem de opinião?
A informação é a de que no cortiço ele vivia no meio de lixos e isso não modificou o que ele é hoje, ate mesmo um participante do júri.
12. Um dos integrantes do juri em dado momento diz: “O tipo de rapaz não importa, estamos aquipara julgar com base nas evidências! ”. De que forma esta afirmação se alinha com a teoria de decisões?
13. Um jurado que muda de opinião várias vezes durante o processo decisório (aconteceu comum dos componentes do juri) é útil ao processo decisório?
Sim. Pois no final ele concordou em aceitar a duvida razoável e votar pela absolvição do acusado, aumentando assim o numero de jurados que optaram a favor do réu.
14. Você percebeu indícios de que o consenso absoluto não seria alcançado e que determinado(s)componente(s) estava(m) sendo vencido(s) pelo cansaço e mudando seu voto para acompanhar a maioria?
Sim, em determinados momentos, como um senhor que estava cansado e com muito calor, estava mudando seu voto afim de conseguir um resultado rápido e assim ir embora, não importando se era certa ou errada; e outro querendo sair logo de La, para assistir um jogo.
15. A decisão coletiva pode ajudar a se chegar a uma melhor decisão? Comente, utilizando a situação do filme como exemplo.
Sim. Como visto no filme, a decisão coletiva ajuda a uma melhor visualização do ocorrido, como sua materialidade e autoria, expondo cada parte da maneira com que cada um reflete e assim ajudar a todos a definirem uma decisão, da melhor forma possível.
16. Quais as vantagens e desvantagens da decisão coletiva sobre a individual?
A vantagem da decisão coletiva é que nela se obtém mais informações , decisões são tomadas com melhor qualidade, torna as decisões mais fáceis de serem implementadas; já a desvantagem da decisão coletiva e um processo mais lento para se obter um resultado útil, pois todos expõem suas opiniões e os fatos da maneira com que cada um pensa.

Continue navegando