Buscar

Questões sobre o filme: Tempo de Matar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tempo de Matar
01-O que era a Ku Klux Klan?
Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a supremacia branca e o protestantismo (padrão conhecido também como WASP) em detrimento a outras religiões.
02-Qual o papel do policial no julgamento? Quais argumentos ele utilizou para ajudar Carl Lee?
O policial exercia o papel de testemunha de acusação no julgamento. Utilizou-se dos seguintes argumentos: o policial diz que teria feito às mesmas coisas que Carl Lee fez, pois estuprarão a filha dele, o policial diz que também tem uma filha e se fizessem isso com a sua filha, ele também os mataria. O policial diz que Carl Lee é um herói que deverá ser solto.
03-A NAACP é uma organização que defendia o direito das pessoas negras. Um dos integrantes desta organização ofereceu outro advogado, com um ajudante negro, para ajudar Carl Lee. É possível dizer que esta troca também mostra preconceito? Justifique sua resposta. 
O integrante dessa organização que ofereceu outro advogado é o revendo Isaias. De certa forma houve sim preconceito, pois a comunidade negra acreditava que o advogado do Sr. Carl Lee não era sensível as necessidades do movimento.
04-Qual foi a atitude de Carl Lee ao se deparar com a situação de sua família e do seu advogado frente a oferta de troca de advogados?
Primeiro ele quis saber qual era o valor a ser cobrado para os advogados da NAACP defende-lo. Depois perguntou quantos do dinheiro total arrecadado ele iria disponibilizar para a sua família, perguntou se poderia usar o fundo de defesa com qualquer advogado que quisesse, ou seja Carl Lee aproveitou-se da oferta que lhe foi oferecida para ajudar a sua família e o seu advogado.
05-Por que o juiz não aceitou a troca de fórum para o julgamento?
Porque ele diz que também não seria possível achar um jure imparcial em qualquer lugar do Mississippi e diz que o juri de Quenton é um júri tão justo quanto o de qualquer outro lugar.
06-O advogado de Carl Lee era contra ou a favor da pena de morte?
Ele é a favor da pena de morte, inclusive gostaria que voltasse o tempo dos enforcamentos se pudesse, e diz que o único problema da pena de morte é a de que não é utilizada com frequência.
07-Quais argumentos o advogado de Carl Lee utilizou para convencer os jurados de que Carl Lee era inocente? Descreva como foi feita a deliberação e deixe clara a sua opinião sobre o assunto. 
O Jake Tyler um jovem e idealista advogado que enfrenta a ira dos racistas, consegue através do seu eficiente recurso de oratória utilizado que o réu Carl Lee fosse absolvido. Aproveito para transcrever as falas mais marcantes do debate em que o Jake diz: "Que parte nossa busca a verdade? Nossa mente ou nosso coração? Eu quis provar que um negro podia ser julgado com justiça no sul... que somos todos iguais aos olhos da lei. Não é verdade, porque os olhos da lei são humanos. Os de vocês e os meus. E até podermos nos ver como iguais, a Justiça nunca será imparcial. Ela continuará sendo um reflexo de nossos preconceitos. Até lá, temos o dever, perante Deus, de buscar a verdade. Não com nossos olhos, com nossas mentes, porque o medo e o ódio fazem surgir o preconceito do convívio, mas com nossos corações, onde a razão não manda"... O advogado conseguiu através destas falas, o gerenciamento das emoções determinando assim o resultado final do processo.
	 Em outro momento o advogado precisou convencer os jurados, e parte para um lado sentimental e emotivo, pedindo que todos fechassem os olhos narrando assim o estupro com riqueza de detalhes, por fim pede que imaginem o estupro com sendo de uma menina branca, comovendo a todos e conseguindo parecer favorável a defesa. Com uma fala clara de fácil entendimento para todos inclusive para os jurados. Deixo aqui minha opinião clara sobre o filme, acredito que o preconceito através da discriminação social, étnica e racial não pode ser maior que a justiça. Porque o racismo é algo que nasce nos nossos corações, mas tão somente, uma forma de subjugar um ser humano, nascendo assim à segregação.

Outros materiais