Buscar

Atividade 02 Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO.
CURSO: DIREITO.
Acadêmico: Francisco Bertine de Sousa RGM: 012.5988
ATIVIDADE II – 5º SEMESTRE – DIREITOS HUMANOS
Que motivos ou razões justificam a sucessiva criação dos direitos humanos de 1ª, 2ª e 3ª Dimensões? Explique em cinco linhas.
Resposta: As motivações que justificaram as sucessivas criações dos direitos humanos foram:
A) Direitos Humanos de 1ª Dimensão: Surgiram da limitação do Poder Estatal na interferência da vida privada, ou seja, o Estado não poderia intervir nas liberdades individuais. Permitindo, dessa maneira, a participação do povo nos negócios públicos. Foram frutos das revoluções liberais do final do século xviii e início do século xix. Exemplos: direito a vida, direito à liberdade de expressão, direito de propriedade, direito ao voto etc. Direitos de natureza individual – Os direitos defendidos nessa dimensão cuidam da proteção das liberdades públicas, civis e direitos políticos.
b) Direitos Humanos de 2ª Dimensão: Surgem no início do século xx com a luta do proletariado, na defesa dos direitos sociais. Exige do Estado políticas públicas, impondo-o diretrizes, deveres e tarefas a serem realizadas. Exemplos: direito a saúde, direito ao trabalho, direito de educação, direito de assistência social etc. Os direitos defendidos nessa dimensão protegem os direitos econômicos, sociais e culturais.
C) Direitos Humanos de 3ª Dimensão: São direitos decorrentes de uma sociedade já modernamente organizada. Tem o caráter coletivo, o direito de cada um dentro da comunidade, consagram os princípios da fraternidade. Exemplos: direito ao desenvolvimento, direito a comunicação, direito a paz, direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado etc. Os direitos defendidos nessa dimensão cuidam dos interesses de titularidade coletiva ou difusa.
O surgimento de novas Dimensões indicada a superação jurídica e histórica da(s) anterior(es). Explique em cinco linhas.
Resposta: Não. O surgimento de novas dimensões não indicam superação jurídica e histórica em relação as anteriores, pois com o surgimento de novas dimensões, houve somente uma complementação dos direitos e não sua exclusão. Não houve uma sucessão cronológica das dimensões, ou seja, uma dimensão não substituiu outra, elas apenas ocorreram em momentos históricos específicos. Cada dimensão serve para situar o momento em que surgiram reivindicações de direitos que foram admitidos pelo ordenamento jurídico.

Outros materiais