Buscar

Atividade 04 Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO.
CURSO: DIREITO.
Acadêmico: Francisco Bertine de Sousa RGM: 012.5988
ATIVIDADE IV – 5º SEMESTRE – DIREITOS HUMANOS
Pesquisar na doutrina (disponível na Biblioteca da UNIGRAN – com NECESSÁRIA	 indicação do autor, da obra, DA EDIÇÃO, das páginas pesquisadas para que eu possa conferir) e/ou na jurisprudência (especialmente do STF) sobre os valores constitucionais, que integram a 3ª Dimensão dos direitos humanos, especialmente: fraternidade, solidariedade.
Pode ser transcrito trecho da doutrina ou da decisão, mas é necessário que COMENTE sobre o tema (com suas palavras) em pelo menos dez linhas.
Se for decisão judicial NÃO PODE SER ANTERIOR A 2010.
RESPOSTA: Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, através da Carta das Nações Unidas, foi criada em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, surge dessa maneira a proteção internacional dos direitos humanos (3ª Dimensão dos Direitos Humanos).
A 1ª dimensão dos direitos humanos preocupa-se com a proteção dos direitos individuais e políticos e a 2ª dimensão com os direitos sociais, econômicos e culturais. Já a 3ª dimensão é aquela ligada a proteção de um número indeterminado ou indeterminável de pessoas, ou seja, protege a todos, sem fronteira física ou econômica (protege a humanidade).
Os direitos de 3ª dimensão (direitos de solidariedade ou fraternidade) são decorrentes de uma sociedade já organizada, relacionadas a vida em comunidade, são direitos coletivos em sentido amplo (transindividuais). São exemplos desses direitos: o direito ao desenvolvimento, à paz, à autodeterminação dos povos, ao meio ambiente, ao progresso e a outros direitos difusos.
DIREITO AO DESENVOLVIMENTO: “Toda pessoa humana e todos os povos estão habilitados a participar do desenvolvimento econômico, social, cultural e político, a ele contribuir e dele desfrutar, no qual todos os direitos humanos e liberdades fundamentais possam ser plenamente realizados” (Declaração sobre o direito ao desenvolvimento, adotada pela Resolução nº 41/128 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, de 04 de dezembro de 1986).
DIREITO À PAZ: “... a garantia do exercício do direito dos povos à paz exige que as políticas dos Estados sejam orientadas para a eliminação da ameaça de guerra, em particular da guerra nuclear, para a renúncia ao uso da força nas relações internacionais e para a resolução de litígios internacionais por meios pacíficos com base na Carta das Nações Unidas” (Aprovada pela Resolução 39/11 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, de 12 de novembro de 1984). Na Constituição Federal de 1988 (CF/88) está prevista no art. 4º, VI: “A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: ... VI - defesa da paz”.
DIREITO A AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS: “Todos os povos têm direito à autodeterminação. Em virtude desse direito, determinam livremente seu estatuto político e asseguram livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.” (Tanto no Art. 1º do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Político - PIDCP, como no Art. 1º do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – PIDESC, que foram adotados pela XXI Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 19 de dezembro de 1966). Conforme prescreve o art. 4º, III da CF/88: “A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: ... III - autodeterminação dos povos”.
DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO: “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos” (Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, de 16 de junho de 1972, em Estocolmo). Também está previsto no art. 225 da Constituição Federal de 1988: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva- lo para as presentes e futuras gerações”.
Além desses valores constitucionais, existem o direito ao desenvolvimento (art. 3º, II da CF/88), ao progresso (art. 4º, IX da CF/88), ao patrimônio comum da humanidade e a comunicação, além de outros direitos difusos (espalhados em nossa Constituição), todos eles baseados essencialmente na solidariedade e fraternidade, que constitui uma conquista para a humanidade na ampliação das proteções e emancipação dos cidadãos.
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 94 e 95.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Nova edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 10. reimpressão, p. 25 a 44.
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 1996, p. 522 a 524.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 28 a 30.
Resoluções da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

Outros materiais