Buscar

Atividade 02 com gabarito - Direito Constitucional e Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GABARITO ATIVIDADE II – BASE NO MATERIAL DE ESTUDOS DISPONIBILIZADO.
1. Diga, em pelo menos dez linhas (não copiadas da internet), quais as principais características do Estado Social.
O Estado social de Direito não é senão uma segunda fase do Estado constitucional, representativo ou de Direito. Por dois motivos: porque, para lá das fundamentações que se mantêm ou se superam (iluminismo, jusracionalismo, liberalismo filosófico) e do individualismo que se afasta, a liberdade — pública e privada — das pessoas continua a ser o valor básico da vida coletiva e a limitação do poder político um objetivo permanente; 
porque continua a ser (ou vem a ser) o povo como unidade e totalidade dos cidadãos, conforme proclamara a Revolução francesa, o titular do poder político.
Trata-se, então de se articular direitos, liberdades e garantias (direitos cuja função imediata é a proteção da autonomia da vontade da pessoa, de sua autodeterminação) com direitos sociais (direitos cuja função imediata é o refazer das condições materiais e culturais em que vivem as pessoas); de articular igualdade jurídica (à partida) com igualdade social (à chegada) e segurança jurídica com segurança social; e ainda de estabelecer a recíproca implicação entre liberalismo político (e não já, ou não já necessariamente, econômico) e democracia, retirando-se do princípio da soberania nacional todos os seus corolários (com a passagem do governo representativo clássico à democracia representativa).
Do que se trata é ainda, para tomar efetiva a tutela dos direitos fundamentais, de reforçar os mecanismos de garantia da Constituição; e daí a afirmação de um princípio da constitucionalidade a acrescer ao princípio da legalidade da atividade administrativa e a instituição de tribunais constitucionais ou de órgãos análogos.
2. Diga o significado de "direitos prestacionais".
os direitos sociais prestacionais caracterizam-se na necessidade de alcançar a determinados indivíduos bens de valor econômico que poderiam obter por si mesmos, mas dos quais estão privados em razão de falta de condições econômicas.
Tais direitos consistem na possibilidade de o indivíduo exigir do Estado prestações materiais/concretas que, se possuísse meios financeiros suficientes ou se encontrasse no mercado uma oferta suficiente, poderia também obter por seus próprios meios.
Essa é relevante na medida em que assinala de modo mais nítido as funções do Estado em relação a tais direitos, algo que dificilmente é considerado no trato da matéria. O que importa é a função do Estado em viabilizar o acesso a esses bens quando: a pessoa não tiver condições financeiras para acessá-los e quando esses bens não estiverem disponíveis no mercado (referência à atividade de fomento, que tem por objeto uma prestação de fazer ou dar, com evidente custo econômico). São os direitos sociais prestacionais stricto sensu direitos de singular estatura, uma vez que tratam não apenas de respeitar limites em razão da pobreza de um determinado sujeito de direito, mas de ofertar-lhe bens de valor econômico, através do Estado, o que constitui um passo adiante na integração jurídica do valor solidariedade e que, de outro lado, cria problemas políticos e jurídicos, sobretudo diante da escassez de recursos. Desse ponto, as referências são apenas aos direitos oponíveis contra o Estado, na situação do indivíduo buscando prestações fáticas: de bens de valor econômico, excluídos os direitos a prestações normativas.
3. A livre iniciativa é característica do Estado Social? Explique em pelo menos três linhas. 
sim, pois busca-se com a livre iniciativa assegura uma disputa igualitária na ordem econômica em que o estado DEVE interferir sempre que houver violação a essa igualdade (para combater a dominação do mercado, a criação de cartéis). é o incentivo e a homenagem ao valor social do trabalho que, junto com a livre iniciativa, compreendem um dos fundamentos da república brasileira. Por exemplo: uma microempresa deve ter incentivos para disputar igualitariamente o mercado econômico com as maiores empresas. Tudo de conformidade com o que dispõem o art. 5º, IV, 170 e seguintes da CF.

Outros materiais