Buscar

Atividade 04 - Direito Constitucional e Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE N° 04
Resposta elaborada com base material de apoio da plataforma CEAD, site do STF e Principalmente material do caderno do semestre passado. 
Conforme dados extraídos do site:
http://www.stf.jus.br/portal/glossario/verVerbete.asp?letra=A&id=124
Ação Direta de Inconstitucionalidade 
Descrição do Verbete: (ADI) Ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal. A ADI é um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de “controle concentrado de constitucionalidade das leis”. Em outras palavras, é a contestação direta da própria norma em tese. Uma outra forma de controle concentrado é a Ação Declaratória de Constitucionalidade.
Sendo seus fundamentos legais:
Fundamentos legais
Constituição Federal, artigo 102, I, a. Lei 9868/99. Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, artigos 169 a 178.
Já a ADPF:
http://www.stf.jus.br/portal/glossario/verVerbete.asp?letra=A&id=481
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)
Descrição do Verbete: É um tipo de ação, ajuizada exclusivamente no STF, que tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. Neste caso, diz-se que a ADPF é uma ação autônoma. Entretanto, esse tipo de ação também pode ter natureza equivalente às ADIs, podendo questionar a constitucionalidade de uma norma perante a Constituição Federal, mas tal norma deve ser municipal ou anterior à Constituição vigente (no caso, anterior à de 1988). A ADPF é disciplinada pela Lei Federal 9.882/99. Os legitimados para ajuizá-la são os mesmos da ADI. Não é cabível ADPF quando existir outro tipo de ação que possa ser proposto. 
 	Portanto a ADPF possui o intuito de suprir as lacunas que existiam no período anterior a Promulgação da Constituição Federal de 1988, sendo assim a ADI não poderia ser proposta tendo em vista a data da Promulgação da Constituição Federal de 1988.
 	Por esse motivo que o STF utilizou ADPF para o reconhecimento da inconstitucionalidade da LEI DE IMPRESA - LEI n. 5.250/67, pois essa Lei é de 1967, ou seja, anterior promulgação da Constituição Federal de 1988.

Outros materiais