Buscar

apol O Pedagogo no Espaço da Escola

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o excerto de texto: 
“Superando a fragmentação das legislações anteriores, que atribuíam ao Estado reduzido compromisso com a oferta pública, a LDB de 1996 propõe a educação básica como concepção que assegura a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino, de modo a propiciar a todo e qualquer cidadão, respeitando a diversidade, a formação considerada como o mínimo necessário à participação na vida social e produtiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em KUENZER, A. Z. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, 851-873, 2010. p 854, 855.
Analise as proposições abaixo e, em seguida, considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, assinale a alternativa que menciona o termo que se refere à organização vertical que integra um conjunto de instituições de ensino:
	A	Modalidade de ensino.
	B	Nível de ensino.
	C	Educação não formal.
	D	Educação informal.
	E	Educação difusa.
Questão 2/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o excerto de texto: 
“As instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de integração e reestruturação capitalista mundial. De fato, o novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento afetam a organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificação profissional e, por consequência, nos sistemas de ensino e nas escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, J. C. Uma escola para novos tempos. In: Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008. p. 45. 
A partir do fragmento e dos conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre a organização escolar, analise as afirmações: 
I. É um espaço de aprendizagem profissional, não restrito à transmissão passiva de conhecimento.
II. Envolve todos os membros da escola, pois todos participam de sua organização.
III. Precisa manter sua função exclusiva de transmissão de conhecimentos, ou corre o perigo de descaracterizar-se.
Assinale a opção que menciona apenas a(s) alternativa(s) correta(s):
	A	I, II e III.
	B	II e III.
	C	I e III.
	D	I e II.
	E	III.
Questão 3/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o extrato de texto: 
“A definição de competências tem por objetivo estabelecer os parâmetros necessários, tanto para orientar o exercício do trabalho em questão, como para orientar os estudos e preparação para esse exercício. Também se constitui em um sistema de avaliação de efetividade do trabalho realizado. Em última instância, com a sua definição e aplicação, é possível promover o desenvolvimento organizacional e seus melhores resultados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 12. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, as competências coletivas das organizações dependem de certos fatores. Analise as proposições a seguir:
I. O contexto da organização, que precisa ter claramente definidas sua missão, seus objetivos, sua liderança e seus procedimentos.
II. As características da função, ou seja, o conhecimento do trabalho a ser realizado e suas relações com os demais departamentos/setores, estabelecendo uma relação de interdependência entre eles.
III. A tarefa, que se caracteriza por refletir e avaliar permanentemente a respeito do trabalho que é realizado e procurar outras formas de realizá-la melhor.
IV. O princípio de inércia, que se caracteriza por não precisar refletir em nível pessoal e nem avaliar as formas de trabalho coletivamente.
São mencionados fatores necessários ao desenvolvimento das competências organizacionais apenas nas proposições:
	A	I, II e III.
	B	I e II
	C	II e III.
	D	I, III e IV.
	E	II, III e IV
Questão 4/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o fragmento de texto: 
“Diversas foram as instituições educacionais ou disciplinadoras organizadas pelas classes dominantes e dirigidas aos trabalhadores, aos filhos de trabalhadores, nacionais e imigrantes e – por oposição – aos ‘sem trabalho’, aos ‘vagabundos’ e aos mendigos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em MORAES, C. S. V. Instrução “popular” e ensino profissional: uma perspectiva histórica. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (Org.). Brasil 500 anos: Tópicas em História da Educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p. 169. 
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, analise as proposições a respeito da educação no Brasil até meados do século XX:
I. O conhecimento era uma exclusividade das classes sociais mais elitizadas.
II. Cabia à escola selecionar, sistematizar, concentrar e transmitir conhecimentos aos seus membros.
III. A educação nessa época gerava um processo de exclusão social para a maioria da população.
IV. Todos os cidadãos tinham acesso à educação, independentemente da classe social a que pertenciam.
São corretas as proposições:
	A	I e II.
	B	I, II e III.
	C	II e IV.
	D	III e IV.
	E	I, III e IV.
Questão 5/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o excerto de texto: 
“[...] é possível dizer [...] que a ‘autonomia’ tem sido uma ficção, na medida em que raramente ultrapassou o discurso político e a sua aplicação esteve sempre longe da concretização efetiva das suas melhores expectativas. Mas ela tem sido uma "ficção necessária" porque é impossível imaginar o funcionamento democrático da organização escolar e a sua adaptação à especificidade dos seus alunos e das suas comunidades de pertença, sem reconhecer às escolas, isto é aos seus atores e aos seus órgãos de governo, uma efetiva capacidade de definirem normas, regras e tomarem decisões próprias, em diferentes domínios políticos, administrativos, financeiros e pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROSO, J. A autonomia das escolas: uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, 49-83, 2004. p. 49,50. 
Considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre a autonomia administrativa, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. Diz respeito aos aspectos processuais e procedimentais que concretizam o trabalho escolar.
II. Define que cada instituição precisa conhecer suas características, seus limites e suas possibilidades para definir seus trâmites administrativos.
III. É um documento que não possui o conjunto de normas e regras preestabelecidas que norteiam as práticas e ações de uma instituição.
IV. Essa dimensão jamais será um dos princípios da gestão democrática e dos processos de descentralização da gestão educacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I e II.
	B	I, II e III.
	C	II e IV.
	D	III e IV.
	E	II, III e IV.

Outros materiais