Buscar

ED 30 05 16 - Sistema Estrutural 5 semestre

Prévia do material em texto

1. D. 
Justificativa: As Cargas são distribuídas e transferidas para as vigas, que por sua vez, transferem a carga para as fundações. 
2. D
Justificativa: O concreto sem o aço não é tão resistente à tração, mas sim a compressão, já com as barras de aço o concreto tem uma boa reação à tração e compressão para elementos estruturais.
3. C. 
Justificativa: Necessita de um controle mais rigoroso, o concreto precisa ser bem vibrado e os cabos utilizados são mais resistentes porém sensíveis a corrosão e precisam ser manipulados com cuidado.
4. B. 
Justificativa: A representação está correta, a linha horizontal deve aparecer onde está.
5. D
Justificativa: 
Peso específico concreto armado= 2,5tf/m3. 
Volume= 0,30*5*4,20 = 6,30.
Portanto, Peso da laje = 2,5*6,3 = 17,75 tf.
6. E
Justificativa: Agregado miúdo não é a pedra, e sim a areia.
7. B
Justificativa: A fim de respeitar os princípios da estática, os pilares deverão ser posicionados preferencialmente nos cantos, dando estabilidade à edificação e resistência às forças horizontais (como o vento) e verticais (lajes e vigas). Os vãos serão vencidos pelas vigas, que serão apoiadas nesses pilares formando pórticos, contribuindo de forma significativa para a estabilidade geral da edificação.
8. A
Justificativa: A sigla 'FCK' significa Feature Compression Know, que por sua vez quando traduzida corresponde a Característica de Resistência do Concreto à compressão. O FCK é um dos elementos do cálculo estrutural.  Essa resistência é medida através de ensaios de compressão de corpos de prova do concreto extraídos da obra. Com os resultados dos ensaios de compressão calcula-se estatisticamente o FCK.
 
9. B
Justificativa: É a mistura estrutural composta de concreto e aço. O aço visa absorver os esforços de tração (em sua grande maioria) e o concreto aos esforços de compressão já que possui alta resistência a esse tipo de esforço. Existem diversos tipos de aço e eles se distinguem por uma grandeza física chamada "Tensão de Escoamento".
10. E
Justificativa: Cobrimento da armadura (ou recobrimento) é a uma camada necessária para a proteção da armadura. Quanto mais agressivo o ambiente for para a armadura, maior deve ser o cobrimento. Os cobrimentos mínimos a serem obedecidos estão apresentados na NBR-6118.
11. B 
Justificativa: a carga que as vigas recebem, permanente mais acidental, é transferida aos pilares P 9, P 10 e P19 e estes transferem a carga para as fundações.
12. A
Justificativa: somando as medidas da L.214 na parte superior 273,5 + parede 14 + L. 212 =542,50 (subtraindo as medidas da L. 214 na parte inferior que é 202,50 + parede de 19= 221,50) 542,50-221,50=321 cm.
13. B 
Justificativa: Fck se refere a Força Característica do Concreto a Compressão, por tanto, quanto maior o fck mais resistência é a estrutura.
14. B 
Justificativa: Fck significa resistência característica do concreto à compressão que é medida com testes, que permitem chegar-se muito próximo da exatidão (margem de erro de 5%), usando-se da unidade de medida em MPa (Mega Pascal). 
15. C
Justificativa: Porque é 10% do vão. 
22 - E. 
Justificativa: Dado as características, podemos concluir que se refere as lajes.
23 - D. 
Justificativa: Na armadura ativa as barras de aço são pré-tracionadas de modo que passam a criar uma esforço de compressão adicional ao concreto conferindo-lhe uma maior resistência à esforços de tração (ponto fraco do concreto).
24 - A. 
Justificativa: As lajes são posicionadas nos pisos dos compartimentos para transferir as cargas dos mesmos para as vigas de apoio, as vigas são utilizadas para transferir as reações das lajes, juntamente com o peso das alvenarias, para os pilares de apoio.
25- B. 
Justificativa: A diferença entre uma armadura passiva e uma armadura ativa, usadas no concreto protendido, é que, na armadura ativa as barras de aço são pré-tracionadas de modo que passam a criar uma esforço de compressão adicional ao concreto conferindo-lhe uma maior resistência à esforços de tração.
26 – A
Uma estrutura deve ser calculada, considerando os esforços de ambas as cargas.
27 – C
Segundo a norma, este é o peso específico correto.
31 -B
Justificativa: Pois um edifício de estrutura convencional, é aquele em que sua estrutura é composta de laje, viga e pilar, de forma que a alvenaria não tem função estrutural, somente de vedação.
32-A
Justificativa: As Cargas normais nos pilares crescem desde os pisos superiores até a fundação, pois a medida que a carga vai descendo, vai sendo somada a carga de cada piso que ela percorre.
33-D
Justificativa: Indicar as dimensões dos elementos estruturais e identifica-los para que possa-se prever em projetos a dimensão de suas fôrmas.
34. C
Justificativa: o aço usado no concreto protendido tem que ter uma resistência superior, tendo em vista que é tracionado, e com isso temos um concreto esbelte.
35. E
Justificativa: Na estrutura convencional, os pilares recebem as cargas das vigas e essas recebem as cargas da laje, portanto não há transferência de cargas diretas da viga superior para a viga inferior.
36. D
Justificativa: Com base no parâmetro tf e m citado, a ordem correta sempre será 1 tf/m2.
37 – C
No desenho técnico, a representação gráfica dos elementos, indicam as posições vistas por baixo, para que possam indicar o exato local e forma de sua implantação.
39-C
Justificativa: O concreto pode apresentar deformações não só quando submetido a ações externas, mas também devidas a variações das condições ambientais (denominadas deformações próprias), pois este apresenta vazios de porosidade entre seus componentes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes