Buscar

TrabalhoEntregue_6242655.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos das Ciências Sociais - CCJ0001
Título 
O contexto histórico da formação das Ciências Sociais e as teorias sociológicas clássicas 
Descrição 
Questão discursiva: 
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. 
Tendo como norte esta perspectiva:
(I) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
O filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a
sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
(II) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais. 
Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses , demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de u m Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo. No segundo estágio (Metafísico) , a real idade era explicada em termos de abstrações como a es sência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas. No último estágio (Positivo ou Científico), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana.
Questão de múltipla escolha:
De acordo com Auguste Comte existem dois movimentos sociais responsáveis pela evolução da sociedade. Um deles é responsável pela conservação e preservação da organização social e o outro pelas transformações e mudança da estrutura social. Esses dois movimentos correspondem, respectivamente à: 
A) Dinâmica social e igualdade social
B) Ordem social e estática social 
C) Estática social e dinâmica social 
D) Dinâmica social e revolução social 
E) Dinâmica social e estática social

Outros materiais