Buscar

Relatório 2 Padronização(corrigido)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota: 9,5 (Parabéns)Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Centro Tecnológico – CT
Instituto de Química - IQ
Aluna: Mariana Gomes
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Experimental
Data do experimento: 20 de setembro de 2016
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE NaOH0,1M.
Introdução(1,0)
O presente trabalho trata sobre a preparação de uma solução de hidróxido de sódio 0,1 mol.L-1 que, para a utilização desta solução em análises, foi necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (cuja concentração real é conhecida), para que a partir da relação estequiométrica das duas substâncias, seja possível calcular a concentração real da solução comum preparada. [1]
A titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Como se pretendia encontrar a concentração da solução preparada, a titulação é um procedimento analítico do qualforam feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas[2].
Comumente, o ponto final,isto é, o ponto onde se diz que as quantidades de titulante e titulado são equivalentes experimentalmente (é um parâmetro experimental)[3],foi identificado com o auxílio de um indicador de pH, a fenolftaleína. Os indicadores, para volumetria de neutralização, são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição.
O atual trabalho irá apresentar apenas os cálculos e resultados, levando a breves discussões sobre os fenômenos observados no experimentos. 
Muito boa a sua introdução. Melhorou 1000000%. Apenas uma observação: cuidado com a fluidez do texto (concordância e coerência). Mas de fato, foi muito agradável ler. Parabéns.
Objetivo(0,5)
Preparar e padronizar uma solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) + 0,1 mol/L com o uso do material de referência padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4).
Cálculos(2,5)
Dados
Os seguintes dados foram utilizados para os cálculos mostrados no item 3.2.:
Tabela 1. Dados utilizados para os cálculos referentes ao presente experimento. 
	Grandeza
	Valor
	PurezaConcentração da solução de NaOHoriginal
	50 %(m/v)
	Massa molar de NaOH
	40,00 g/mol
	Concentração de KHC8H4O4
	20,5341 g/L
	Volume de KHC8H4O4 no erlenmeyer
	10,00 mL
	Massa molar de KHC8H4O4
	204,22 g/mol
	Volume obtido na bureta
	V1 = 10,00 mL e V2= 10,00 mL
Cálculos
Preparo da solução de NaOH 0,1 mol.L-1
Os seguintes cálculos foram realizados para se encontrar o volume da solução de NaOHoriginalnecessária para se diluir e fazer umao preparo de solução 0,1 mol.L-1.
Primeiro, saber quantos mols(seus cálculos são para saber a massa)de hidróxido de sódio são necessários para se ter 0,1 M:
Entende-se que essa massa seja para 1000 mL de solução, logo já se sabe a concentração necessária de NaOH: 4,000 g/L. No entanto, o produto não é totalmente puro(não???), por isso precisa-se achar a massa relacionada a pureza dada pelo fabricante:
	
Padronização
 Média dos valores de volume aferidos.
Segundo a Tabela 1. Dois valores de volumes foram aferidos na bureta durante o ponto final da titulação. Usoua-se a média desses valores para a próxima etapa de cálculos. Portanto:
Determinação da concentração de KHC8H4O4 padrão
Conforme a equação de conversão de concentração em molaridade, foram feitos os seguintes cálculos para se obter a molaridade da solução padrão de biftalato de potássio:
(1)
Onde:
Cé a concentração(em g/L)
Mé a molaridade (concentração em mol/L), e
MM é a massa molar.
Determinação da concentração de NaOH padronizado
No meio reacional houve a seguinte reação química:
(2)
	Pela estequiometria, é possível notar que a proporção estequiométrica de e NaOH é de 1:1, logo:
(3)
	Assim os coeficientes estequiométricos do ácido e da base são iguais à 1 ou seja é necessário 1 mol da base para neutralizar 1 mol do ácido. Então foi realizada a seguinte relação: Número de mol (n) do ácido = n da base, sendo . Logo, obtiveram-se os seguintes cálculos:
Resultados e discussão(4,0)
No presente experimento, aparentemente, não houve muitos erros durante a prática. Os possíveis erros estão associados à tomada de alíquota e leitura de bureta, devido ao efeito de paralaxe. Entretanto nada disso é claramente observado nos cálculos cuja discrepância do valor desejado par ao valor obtido foi mínima. Também se pode ressaltar o erro associado a diferença entre o ponto de equivalência (teórico) e o ponto final (experimental), no entanto esse erro também é mínimo.Veja-se, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade, porém a faixa de pH da viragem da fenolftaleína dá-se cerca de 8,2-10,0.[4] Com isso possível visualizar que, o ponto estequiométrico já foi atingindo antes da viragem. Mas sabe-se que essa diferença de volume na titulação é muito pequena e pode ser desconsiderado.
Vale ressaltar que, para uma análise mais minuciosa acerca dos resultados quantitativos obtidos na titulação, seria necessária uma quantidade suficiente de repetições do procedimento experimental para verificar a reprodutibilidade dos resultados. Caso contrário, com os resultados encontrados, entende-se que a medição foi precisa e exata.
Portanto, é visível as vantagens do método, como a simplicidade e robustez, a precisão, o preço e a rapidez das reações permitindo que seja feito várias análise ao dia. Mesmo utilizando equipamentos mais preciso e automáticos que utilizam o pH para determinar o ponto final, o método ainda é simples.
Cuidado com a concordância do texto. Muito boa a sua discussão! Parabéns!
Conclusão(1,0)
Como proposto, o objetivo foi alcançado sendo possível a determinação da concentração do NaOH preparado. A titulação mostrou-se um procedimento fácil de ser realizado e o valor da concentração obtido, 0,1006 mol.L-1, foi muito próximoigualdo valor desejado de 0,1 mol.L-1
Referências(0,5)
[1] RODRIGUES, Lucas.Preparação e Padronização de Soluções. Química suprema.Disponível em <http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html> Acesso em 25 de setembro de 2016.
[2] BACCAN N., DE ANDRADE J.C, GODINHO O.E.S, BARONE J.S. - Química Analítica Quantitativa Elementar, 3ª Edição, Brasil: Edgard Blucher, 2001.
[3]VALE, Daniella L./ BARBOZA, Rodolfo S., Apostila de Química Analítica Quantitativa Experimental II , p. 25-30, Ilha do Fundão, RJ, 2016.
[4] FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Indicadores ácido-base. Mundo Educação.Disponível em<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm> Acesso em 25 de setembro de 2016.

Outros materiais