Buscar

AVAL APRENDIZADO GESTÃO DE MATERIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE MATERIAIS 
1 - A visão cíclica de uma cadeia de suprimentos é muito útil ao considerarmos as decisões operacionais, porque especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada componente da cadeia. Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de DISTRIBUIÇÃO.
Resp: Preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores.
	
2 - Em muitos mercados, frutas frescas, legumes e outros produtos perecíveis estão disponíveis somente em certas épocas do ano, devido a estação propícia de plantio e às deficiências de condições de crescimento. Mas, muitos desses produtos estão na sua época certa em algum lugar do mundo. O embarque rápido e a preço razoáveis coloca esses produtos perecíveis em mercados que não os teriam se fosse de outra forma. O texto descreve o ciclo de atividades de :
Resp: Distribuição
3 - As fábricas exigem necessárias e varias atividades ou tarefas para facilitar um fluxo ordenado de materiais, componentes ou estoque de produtos acabados para um complexo de produção ou de distribuição. Uma vez recebidos materiais, inicia-se o processo de transformação, com as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação ou a redistribuição. Escolha a denominação do ciclo de atividade mais relacionado à descrição acima.
Resp: Produção
4 - Este ciclo tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico e ordenado de materiais e estoque em processo para cumprir as programações de produção. A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semiacabadas entre instalações da empresa também fazem parte deste ciclo. Escolha a denominação do ciclo de atividade mais relacionado à descrição acima.
Resp: Suprimentos
5 - Reconhecida como um dos maiores nomes do segmento no Brasil, a Engemix, Negócio Concreto da Votorantim Cimentos tem mais de 90 centrais espalhadas por 11 estados do país, que oferecem os melhores, serviços e soluções construtivas. Isso é resultado de constantes investimentos em tecnologia e inovação e da dedicação e do comprometimento dos mais de 2.200 funcionários. De todas as etapas de uma obra, a concretagem talvez seja a mais crítica e causadora de mais stress, porque há horários a serem cumpridos e o produto é perecível, necessitando de distribuição rápida e eficiente. O texto descreve o ciclo de atividades de :
Resp: Produção
6 - Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de PRODUÇÃO.
Resp: A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerando os produtos acabados necessários
7 - O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada ESTOQUES.
Resp: São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos;
	
8 - Administra o estoque do produto em elaboração no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Resp: Produção
9 - Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de SUPRIMENTOS.
Resp: Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo.
	
10 - Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo ¿físico¿ ao cliente. Nesse processo pode existir atividade de estocagem para equilibrar a demanda. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Resp: Distribuição
11 - Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Resp: Distribuição
12 - Este ciclo está focado na disponibilização de matérias-primas e insumos para empresa, destacando-se a relação com fornecedores, o planejamento e sistema de compras, a estocagem e o transporte. Assim, este ciclo refere-se à parte do sistema logístico no tocante à movimentação interna de materiais ou produtos, das fontes ao comprador. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Resp: Suprimentos
13 - O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional logístico. A descrição a seguir está relacionada com qual ciclo de atividade ? Constitui-se num fluxo ordenado de materiais e componentes para um complexo de produção. Os seus principais processos são: seleção das fontes de fornecimento, colocação de pedidos e expedição, transporte e recebimento. Uma vez recebidos os materiais e componentes as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação são atendidas pelo ciclo de atividade seguinte.
Resp: Suprimentos.
14 - O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela que está relacionada com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM.
Resp: Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias;
	
15 - O conhecimento sobre os ciclos de atividades, fornece uma perspectiva da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de DISTRIBUIÇÃO.
Resp: Desde o instante em que a produção é finalizada até o momento no qual o comprador toma posse dela, as mercadorias são responsabilidade da Logística, que deve mantê-las no depósito da fábrica e transportá-las até depósitos locais ou diretamente ao cliente.
16 - Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente. Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de SUPRIMENTOS.
Resp: Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição.
	
17 - Administrar materiais é uma atividade que vem sendo realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Ela tem três atividades cíclicas. Qual das descrições abaixo define a função ESTOQUES ?
Resp: Responsável pela gestão econômica dos ativos, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material.
18 - A administração de materiais envolve vários departamentos, desde a aquisição
até a venda para o consumidor. Qual das áreas abaixo está vinculada a seguinte descrição: Representa o elemento-chave para definir o volume de fabricação dos produtos e, consequentemente, estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens (insumos, matérias-primas, componentes etc.) que compõem o leque de produtos oferecidos pela empresa ao mercado consumidor.
Resp: Vendas
19 - A abordagem da administração de materiais pode ser estudada sobre a ótica de áreas importantes relacionadas: Qual área está relacionada com o texto abaixo: Trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão de consumo, sistemas de controle dos estoques etc., com o objetivo primordial de adequar os níveis de estoques às necessidades dos usuários dos diversos materiais, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviço esperado para atender às exigências dos usuários, evitando faltas, riscos, paralisações eventuais na produção e satisfazendo às necessidades dos clientes e usuários.
Resp: Gestão de Estoques
20 - Em toda indústria há um longo processo envolvido em diversas cadeias - interdependentes entre si - para a produção de vários tipos de bens. A Administração de Materiais é a parte geral mais conhecida do gerenciamento que é compreendida pela:
Resp: Totalidade do fluxo de materiais e informações de uma empresa.
21 - A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa. Qual das áreas abaixo está vinculada a seguinte descrição: Esta área funciona como elemento importantíssimo de apoio e manutenção dos registros e informações necessários aos diversos órgãos da empresa, envolvendo as várias etapas do fluxo de suprimento de bens, tanto destinados à produção quanto ao abastecimento do mercado consumidor.
Resp: Informática.
22 - A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa. Qual das áreas abaixo está vinculada a seguinte descrição: Responsável pelo fornecimento das previsões de utilização dos diversos insumos, matérias-primas e componentes necessários à fabricação dos produtos oferecidos pela empresa.
Resp: Produção.
23 - Toda produção depende da existência conjunta de cinco fatores de produção: natureza, capital e trabalho e tecnologia integrados por um quinto fator denominado empresa. Cada um dos cinco fatores de produção tem uma função específica. Qual dos textos abaixo descreve características do fator TECNOLOGIA ?
Resp: Produz um diferencial em relação aos demais, normalmente traduzido em menores custos, ou um outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem competitiva e econômica, como mais lucro.
24 - Seu objetivo principal é assegurar o suprimento dos bens e serviços necessários, tanto para a produção quanto para as demais atividades da empresa. Ela tem três atividades cíclicas. Qual das descrições abaixo define a função GESTÃO DE ESTOQUES ?
Resp: Trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão de consumo, sistemas de controle dos estoques etc., com o objetivo primordial de adequar os níveis de estoques às necessidades dos usuários dos diversos materiais, 
25 - Abaixo estão descrições de processos de Compras: Indicar a alternativa que NÃO REPRESENTA um processo ESPECÍFICO de Compras .
Resp: Manutenção de estoques mínimos
26 - Tendo em vista as atividades de Compras de uma organização, cabe a discussão sobre a centralização ou descentralização. Uma das razões para estabelecer a DESCENTRALIZAÇÃO das compras é a seguinte:
Resp: Resposta mais rápida e ágil às solicitações de Compras.
27 - São descrições de processos de Compras: Indicar a alternativa que REPRESENTA um processo ESPECÍFICO de Gestão de Compras .
Resp: Efetuar análise de cotações.
28 - O administrador deve decidir sobre o grau de centralização nas decisões de compra. Essa decisão de compra pode ser desenvolvida de maneira centralizada ou descentralizada. Qual a descrição abaixo descreve uma desvantagem em relação à DESCENTRALIZAÇÃO ?
Resp: Também existem problemas nesta alternativa de decisão para efetividade das compras empresariais. Pode, por exemplo, ocorrer falta de informação, e falhas na coordenação entre os departamentos envolvidos com o processo.
29 - Tendo em vista as atividades de Compras de uma organização, cabe a discussão sobre a centralização ou descentralização. Uma das razões para estabelecer a CENTRALIZAÇÃO das compras é a seguinte:
Resp: Oportunidade de negociar maiores quantidades de materiais, proporcionando maior economia de escala.
30 - O administrador deve decidir sobre o grau de centralização nas decisões de compra. Essa decisão de compra pode ser desenvolvida de maneira centralizada ou descentralizada. Qual a descrição abaixo descreve uma desvantagem em relação à CENTRALIZAÇÃO
Resp: Não há contato com as pessoas e conhecimento acurado das situações envolvidas. As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras e maior custo operacional. Pelo envolvimento de muitas pessoas, cresce a possibilidade de distorções e erros pessoais no processo.
31 - Escolha a denominação abaixo que está relacionada com o texto acima. É reunir um grupo que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões preestabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento. E que os fornecedores sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta.
Resp: Seleção de Fornecedores
32 - Além das atividades típicas dentro da organização de compras, algumas responsabilidades poderão ser compartilhadas com outros setores e outras são estratégicas: Qual das descrições tem um significado ESTRATÉGICO.
Resp: Assegurar continuidade de suprimentos para manter relacionamentos efetivos com fontes existentes, desenvolvendo outras fontes de suprimentos alternativos.
33 - Os indicadores de desempenho são informações que registram e retratam o comportamento de uma atividade, de uma função ou de toda uma organização. Dos tipos de indicadores em Compras e Suprimentos citados qual NÃO SE CONSTITUI em indicador do setor.
Resp: Giro dos estoques de materiais para evitar elevado nível de capital imobilizado.
34 - Tendo em vista as atividades de Compras de uma organização, cabe a discussão sobre a centralização ou descentralização. Uma das razões para estabelecer a CENTRALIZAÇÃO das compras é a seguinte:
Resp: Oportunidade de negociar maiores quantidades de materiais, proporcionando maior economia de escala.
35 - Uma excelente fonte de informação sobre a performance do fornecedor é também acompanhar as suas entregas, tendo como finalidade registrar as compras efetuadas, os recebimentos, as devoluções, as alterações de preço e condições de pagamento, os cancelamentos e as alterações de prazos de entrega. Esta descrição faz parte da:
Resp: Avaliação de Fornecedores
36 - Escolha como atividade típica de ADMINISTRAÇÃO da área de Compras:
Resp: Manutenção de estoques mínimos
37 - Deve-se reunir um grupo de fornecedores, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões preestabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro das expectativas dos clientes. A descrição acima está relacionada com a seguinte atividade de Compras.
Resp: Cadastro de Fornecedores
38 - Escolha como atividade típica de PESQUISA da área de Compras:
Resp: Estudo de materiais
	
39 - É o objetivo principal dos processos de COMPRAS:
Resp: Garantir o suprimento dos materiais, nas quantidades e nos prazos exigidos pelos usuários;
	
40 - Tendo em vista as atividades de Compras de uma organização, cabe a discussão sobre a
centralização ou descentralização. Uma das razões para estabelecer a DESCENTRALIZAÇÃO das compras é a seguinte:
Resp: Resposta mais rápida e ágil às solicitações de Compras.
41 - A administração de materiais envolve vários departamentos, desde a aquisição até a venda para o consumidor, durante esse processo, é normal surgirem conflitos. Qual dos textos abaixo representa o ponto de vista de MARKETING sobre a quantidade de matéria prima a ser adquirida ?
Resp: É a favor de grande quantidade de matéria-prima, pois significa grandes lotes de fabricação e consequentemente, grande quantidade de material no estoque para que as entregas possam ser realizadas rapidamente,
42 - A administração de materiais envolve vários departamentos, desde a aquisição até a venda para o consumidor. Qual das áreas abaixo está vinculada a seguinte descrição: Representa o elemento-chave para definir o volume de fabricação dos produtos e, consequentemente, estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens (insumos, matérias-primas, componentes etc.) que compõem o leque de produtos oferecidos pela empresa ao mercado consumidor.
Resp: Vendas
43 - Considera-se uma gestão de materiais bem sucedida aquela que consegue estabelecer um equilíbrio entre:
Resp: Disponibilidade de capital de giro e nível de serviço.
44 - A abordagem da administração de materiais pode ser estudada sobre a ótica de três setores igualmente importantes: Compras, Estoques e Distribuição. Qual das descrições abaixo define a função DISTRIBUIÇÃO ?
Resp: Combina o carregamento para clientes ou destinos comuns; possibilita entregas no mesmo dia a clientes-chave e serve de local para a customização de produtos, incluindo embalagem, etiquetagem e precificação, entre outras importantes atividades.
45 - Toda produção depende da existência conjunta de cinco fatores de produção: natureza, capital e trabalho e tecnologia integrados por um quinto fator denominado empresa. Cada um dos cinco fatores de produção tem uma função específica. Qual dos textos abaixo descreve características do fator EMPRESA ?
Resp: É o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio.
46 - A administração de materiais tem uma grande interface com os diversos setores da empresa. Qual das descrições abaixo está relacionada com DISTRIBUIÇÃO ?
Resp: em como objetivo articular processos otimizados para o fornecimento de produtos acabados, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e consumidores
47 - Em toda indústria há um longo processo envolvido em diversas cadeias - interdependentes entre si - para a produção de vários tipos de bens. A Administração de Materiais é a parte geral mais conhecida do gerenciamento que é compreendida pela:
Resp: Totalidade do fluxo de materiais e informações de uma empresa.
48 - A abordagem da administração de materiais pode ser estudada sobre a ótica de áreas importantes relacionadas: Qual área está relacionada com o texto abaixo: Trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão de consumo, sistemas de controle dos estoques etc., com o objetivo primordial de adequar os níveis de estoques às necessidades dos usuários dos diversos materiais, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviço esperado para atender às exigências dos usuários, evitando faltas, riscos, paralisações eventuais na produção e satisfazendo às necessidades dos clientes e usuários.
Resp: Gestão de Estoques
49 - A empresa, ao definir que o produto será fabricado de acordo com certas especificações de qualidade e recursos internos e externos. É classificado como recurso interno:
Resp: Processo de Fabricação
50 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. Esta função, a partir de uma previsão de demanda apresentada pelo departamento competente, realiza as projeções de receitas e fluxos de caixa da empresa ou instituição. Esta função é do seguinte departamento:
Resp: Finanças
51 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. Esta função apresenta suas necessidades em quantidades e prazos previstos de utilização dos materiais necessários através de sistemas de planejamento, programação e controle de produção é do seguinte departamento.
Resp: Produção
52 - Tempo que leva o fornecedor para fabricar os produtos, separar os produtos, emitir faturamento e deixá-los em condições de serem transportados;
Resp: Preparação do Pedido
53 - A inspeção tem como objetivo determinar se um produto deve ser aprovado ou rejeitado, considerando os padrões e especificações estabelecidos. A descrição que descreve essa atividade é a seguinte:
Resp: Inspeção de Processo de Produção: automática, pelo operador e por profissional especializado.
54 - Um dos objetivos de eficácia da função compra numa organização é:
Resp: Selecionar os melhores fornecedores do mercado.
55 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. Esta função define em tempo hábil todas as modificações, seja de inclusão, seja de exclusão, a serem feitas nas especificações, assim como o desenvolvimento de novas alternativa é do seguinte departamento:
Resp: Desenvolvimento de Produtos
56 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. A função de fornecer uma previsão que pode ser traduzida em programa de produção, logo, também em uma programação de compras é do seguinte departamento:
Resp: Vendas
57 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. A função de fornecer uma previsão que pode ser traduzida em programa de produção, logo, também em uma programação de compras é do seguinte departamento:
Resp: Vendas
58 - Um dos objetivos de eficácia da função compra numa organização é:
Resp: Selecionar os melhores fornecedores do mercado.
59 - O departamento de administração de Materiais de uma empresa recebeu 5.000 requisições no ano de 2009, sendo que cada requisição teve uma média de 1,8 itens. Sabendo que 7.650 itens foram entregues dentro do prazo, qual foi o nível de serviço de atendimento do departamento, em percentual? (Obs.: Use arredondamento para uma casa decimal ).
Resp: 85%
60 - Dada a diversidade de tipos de negociação, é difícil fixar quais são os casos em que uma vantagem possa ser realmente considerada como economia negociada. Qual das denominações abaixo representa o texto a seguir ? Produtos adquiridos em grande volume de dois ou mais fornecedores podem ser objeto de negociações favoráveis, com a alteração de porcentagem de distribuição afetando o preço mais favorável.
Resp: Alteração na Programação.
61 - Dada a diversidade de tipos de negociação, é difícil fixar quais são os casos em que uma vantagem possa ser realmente considerada como economia negociada. Dos tipos abaixo qual o que SIGNIFICA economia negociada ?
Resp: Aumento do prazo de pagamento sem juros adicionais considerando a taxa de juros vigente no período em que foi realizado.
	
62 - A Laticínios Brasileiros Ltda. tem um custo anual de mercadoria vendida de R$ 350.000,00, e o estoque médio anual é de R$ 100.000,00. Quantas vezes o estoque da empresa gira por ano?
Resp: 3,5 vezes
63 - Determinar as quantidades a serem compradas, assim como os prazos é uma função de Compras. Essas informações são
coletadas e analisadas periodicamente, junto aos demais departamentos. Esta função apresenta suas necessidades em quantidades e prazos previstos de utilização dos materiais necessários através de sistemas de planejamento, programação e controle de produção é do seguinte departamento.
Resp: Produção
64 - A inspeção tem como objetivo determinar se um produto deve ser aprovado ou rejeitado, considerando os padrões e especificações estabelecidos. A descrição que descreve essa atividade é a seguinte:
Resp: Inspeção de Processo de Produção: automática, pelo operador e por profissional especializado.
65 - O Just in Time (JIT) é uma filosofia e uma série de técnicas desenvolvidas pelos japoneses que tem como princípio o(a):
Resp: Produção de bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, evitando a formação de estoques.
66 - Os principais tipos de estoque, encontrados são: matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados, peças de manutenção e materiais auxiliares. Qual o item abaixo que está relacionado a matéria prima ?
Resp: São os materiais básicos e necessários para a elaboração do produto acabado Também podemos dizer que são todos os materiais agregados ao produto acabado.
	
67 - No almoxarifado de uma grande empresa, durante um período de 6 meses, foram apresentadas 2.500 requisições de materiais, com um número médio de 2,20 item por requisição. Foram entregues 5.230 unidades dos itens solicitados. Qual o nível de atendimento do almoxarifado?
Resp: 95,09 %
68 - O estoque mínimo, também chamado de estoque de segurança é destinado a cobrir eventuais problemas no ressuprimento de materiais. Qual dos itens abaixo NÃO REPRESENTA uma causa para manter estoques de segurança.:
Resp: Diferenças de inventário.
69 - Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta quanto à definição do estoque de segurança.
Resp: É adicional ao estoque regular, necessário para satisfazer a demanda média e as condições de prazo de entrega.
70 - Em relação aos estoques NÃO É CORRETO afirmar que:
Resp: O estoque ocorre em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e demanda sempre casam;
71 - É a quantidade referente à média aritmética das retiradas mensais de estoque. A fim de que haja um grau de confiabilidade razoável, esta média deverá ser obtida pelo consumo desejado para estudos.
Resp: Consumo Médio Mensal
72 - Uma empresa de material de construção adquiriu um conjunto composto de 3 itens: vaso sanitário e pia. Em inspeção, detectou-se que cerca de 1.000 pias, de variadas cores, estavam se acumulando no depósito, e já tinha mais de 2 meses não se vendia uma unidade sequer desse item. Segundo análise, as peças já estavam ficando com o modelo ultrapassado. Diante dessa situação, a consequência mais plausível é:
Resp: Aumento do custo de armazenagem.
73 - Compreende desde a identificação da necessidade, passando pelo planejamento e aquisição, fabricação e despacho pelo fornecedor, até o recebimento e liberação pela qualidade quando é o caso, sendo muito importante no dimensionamento dos estoques. Escolha entre as denominações abaixo aquela que está relacionada com a definição acima.
Resp: Tempo de Ressuprimento
74 - O estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação ou comercialização. Os estoques existem porque:
Resp: Há uma diferença entre o ritmo de fornecimento de matérias-primas e a demanda por produtos e serviços.
	
75 - Os principais tipos de estoque, encontrados são: matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados, peças de manutenção e materiais auxiliares. Qual o item abaixo que está relacionado a matéria prima?
Resp: São os materiais básicos e necessários para a elaboração do produto acabado Também podemos dizer que são todos os materiais agregados ao produto acabado.
	
76 - O estoque mínimo, também chamado de estoque de segurança é destinado a cobrir eventuais problemas no ressuprimento de materiais. Qual dos itens abaixo NÃO REPRESENTA uma causa para manter estoques de segurança.:
Resp: Diferenças de inventário.
	
77 - O Just in Time (JIT) é uma filosofia e uma série de técnicas desenvolvidas pelos japoneses que tem como princípio o(a):
Resp: Produção de bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, evitando a formação de estoques.
78 - Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos nas classes.
Resp: B e C
79 - Os custos inversamente proporcionais são aqueles que diminuem com o aumento do estoque médio. É um exemplo de custo inversamente proporcional o de:
Resp: Aquisição.
80 - Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta quanto à definição do estoque de segurança.
Resp: É adicional ao estoque regular, necessário para satisfazer a demanda média e as condições de prazo de entrega.
81 - Escolha, entre as afirmações abaixo, aquela que apresenta coerencia na lógica de uma boa gestão dos estoques.
Resp: Quanto maiores forem as economias de escala no transporte de suprimento, maiores serão os níveis de estoque em função de uma maior quantidade de produtos movimentada de uma instalação para outra.
82 - Cada produto utilizado em uma empresa, matéria prima, peças de reposição ou medicamentos num um hospital possui a sua importância para o nível de atendimento das operações. Isto é denominado de:
Resp: Cobertura dos estoques
83 - Uma empresa que usa o modelo de reposição contínua na gestão de estoques tem um consumo médio de um item em estoque de 1.000 unidades por mês e mantém um estoque de segurança de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, após a colocação do pedido, é de 10 dias úteis, que as compras são feitas em lotes de 5.000, e considerando 20 dias úteis por mês, qual é a quantidade do ponto de pedido, considerando PP = (Lead time x D) + ES ?
Resp: 600 unidades.
84 - Uma prática comum no controle agregado do estoque é diferenciar produtos em um número limitado de categorias e então aplicar uma política de controle de estoque separada para cada uma. Assinale a alternativa que se refere a esta prática comum:
Resp: Classificação ABC.
85 - Indique a alternativa que estabelece um bom desempenho administrativo na gestão de um estoque, a partir de um resultado estabelecido pelo cálculo do giro de estoque, considerando-se que o cálculo consiste no custo anual dos itens consumidos sobre o estoque médio em valores monetários:
Resp: Quanto maior a taxa de giro, mais eficiente é o estoque.
86 - Escolha, entre as afirmações abaixo, aquela que apresenta coerencia na lógica de uma boa gestão dos estoques.
Resp: Quanto maior for a demanda média e a variabilidade da demanda na região de atendimento de um determinado armazém, maiores serão os níveis de estoque de ciclo e de segurança
87 - Os estoques podem ser classificados em diversos tipos. Qual a denominação abaixo está relacionada com o texto a seguir. Compreendem os produtos que sofreram um processo de transformação e estão prontos para ser vendidos.
Resp: Produto Acabado.
88 - O departamento de administração de materiais de uma empresa recebeu 5.000 requisições no ano de 2009, sendo que cada requisição teve uma média de 1,8 itens. Sabendo que 7.650 itens foram entregues dentro do prazo, qual foi o nível de serviço de matendimento do departamento, em percentual?
Resp: 85 %.
89 - Os estoques podem ser classificados em diversos tipos. Qual denominação abaixo se relaciona com o seguinte texto: Esse tipo de estoque requer alguma forma de processamento para ser transformada em produto acabado.
Resp: Matéria Prima
90 - Este parâmetro indica o número de unidades de tempo que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média.
Resp: Cobertura dos estoques
	
91 - Este parâmetro indica como estão sendo utilizados os recursos da empresa. Corresponde à taxa de renovação dos estoques.
Resp: Giro dos estoques.
	
92 - O levantamento
dos materiais e patrimônio existentes na organização para efeito de confrontação periódica com os dados indicados nos fichários ou banco de dados de estoque e controle patrimonial denomina-se
Resp: Inventário físico.
	
93 - Escolha, entre as afirmações abaixo, aquela que apresenta coerência na lógica de uma boa gestão dos estoques.
Resp: Quanto maiores forem as economias de escala no transporte de suprimento, maiores serão os níveis de estoque em função de uma maior quantidade de produtos movimentada de uma instalação para outra.
	
94 - Baily e outros (2011) analisam o dilema centralização e descentralização da função Compras. É lógico que esses pontos não são completos, pois variam de empresa para empresa, devendo adaptar-se ao tipo de organização de cada uma. É um dos fatores que influencia a DESCENTRALIZAÇÃO:
Resp: Menor Tempo necessário para a aquisição de materiais
	
95 - Assinale a opção correta a respeito de administração de recursos materiais.
Resp: O alto giro do estoque é um fator positivo e deve ser buscado pelo administrador de materiais.
	
96 - O consumo médio anual de um determinado item é de 6.000 unidades. O seu estoque médio mensal é de 600 unidades. O índice de rotatividade desse item é igual a:
Resp: 10
97 - Redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim. Caso existam dois itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado.
Resp: Padronização
98 - O recebimento de materiais é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Existem alguns procedimentos para este processo. A verificação se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.) denomina-se:
Resp: Conferência Qualitativa
	
99 - Verifica-se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.) corresponde ao processo de:
Resp: Conferência Qualitativa
100 - É através da classificação que os itens em estoque são agrupados segundo determinados critérios. Qual texto descreve a denominação Especificação ?
Resp: Constitui-se em um processo descritivo do item de material. Analisam-se registram-se os principais dados que caracterizam e individualizam cada item.
101 - O recebimento de materiais é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Existem alguns procedimentos para este processo. A recepção dos veículos transportadores; verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa etc.); encaminhamento para a área de descarga denomina-se:
Resp: Entrada de Materiais
102 - No processo de classificação de materiais, observam-se alguns procedimentos. É a descrição minuciosa do material, possibilitando sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado. Qual a denominação dessa descrição ?
Resp: Identificação
103 - O recebimento de materiais mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da organização. Existem alguns procedimentos para este processo. Faz a verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue. Este procedimento denomina-se ?
Resp: Conferência Quantitativa
104 - A classificação dos itens de material é um procedimento necessário a fim de racionalizar o controle de materiais em estoque. Qual a classificação que significa a redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim ? Caso existam dois ou mais itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado.
Resp: Simplificação
105 - A NORMALIZAÇÃO de materiais está relacionada à:
Resp: Ocupa-se da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades e da padronização e identificação do material.
	
106 - Imagine se uma organização que necessite de 500 impressoras comprasse cada uma delas de um modelo distinto das demais. Teríamos 500 impressoras diferentes, com necessidades de manutenção específicas e com cartuchos próprios. O resultado é menor economia, maior necessidade de processos de compra. Estamos tratando de qual classificação ?
Resp: Padronização
	
107 - A classificação dos itens de material é um procedimento necessário a fim de racionalizar o controle de materiais em estoque. Qual a classificação que significa a redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim ? Caso existam dois ou mais itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado.
Resp: Simplificação
	
108 - Verifica-se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.) corresponde ao processo de:
Resp: Conferência Qualitativa
109 - É através da classificação que os itens em estoque são agrupados segundo determinados critérios. Qual texto descreve a denominação Especificação?
	
Resp: Constitui-se em um processo descritivo do item de material. Analisam-se registram-se os principais dados que caracterizam e individualizam cada item.
110 - O recebimento de materiais é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Existem alguns procedimentos para este processo. A recepção dos veículos transportadores; verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa etc.); encaminhamento para a área de descarga denomina-se:
Resp: Entrada de Materiais
	
111 - No processo de classificação de materiais, observam-se alguns procedimentos. É a descrição minuciosa do material, possibilitando sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado. Qual a denominação dessa descrição?
Resp: Identificação
	
112 - O recebimento de materiais mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da organização. Existem alguns procedimentos para este processo. Faz a verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue. Este procedimento denomina-se?
Resp: Conferência Quantitativa
113 - Existem vários sistemas de movimentação de carga em um Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Merge in Transit ?
Resp: As necessidades de coordenação são muito mais rigorosas que nos sistemas tradicionais, e por isso utilizam o estado da arte em termos de sistemas de informação para rastreamento e controle dos fluxos.
114 - A Submarino constitui uma das maiores empresas brasileiras de comércio eletrônico (ecommerce), cujo negócio depende crucialmente da logística, tendo atuação em todo o território nacional. Para permitir a operacionalização do seu processo logístico, a empresa fez uma parceria com o grupo Intecom, que por sua vez tem o controle acionário dividido entre dois grandes grupos, o grupo JP Morgan e o grupo Martins, maior atacadista distribuidor da América Latina, com bastante capilaridade no território brasileiro. Submarino realiza as operações de picking e embalagem, sendo o restante do processo operacionalizado pela Intecom. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema de distribuição que mais se adaptaria ao negócio?
Resp: Sistema Direto
115 - Estão localizados para atender uma determinada área geográfica distante dos armazéns centrais ou de difícil acesso, operando como local de passagem. Sua operação consiste em receber carregamentos consolidados, separá-los e carregá-los em veículos menores para entrega locais a clientes individuais Qual das denominações abaixo está relacionada com a definição acima ?
Resp: Operação Transit Point
116 - É notável a presença dominante das lâminas, isqueiros e, sem dúvida, das canetas esferográficas BIC no mundo inteiro em distribuidores, supermercados, farmácias e outros varejos no mundo inteiro. Considerando as características
dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
Resp: Sistema Misto
117 - A Valle que utiliza um sistema de distribuição para comercializar sucos de frutas em caixas e latinhas, está alcançando consumidores em todo território nacional, através de supermercados, lojas de conveniência, hotéis, restaurantes e máquinas automáticas. Cada vez mais está ampliando as suas vendas devido a maximização da exposição no mercado, tanto em grandes clientes como pequenos. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
Resp: Sistema Misto
118 - Como em todos os processos, a utilização de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens. Qual das descrições representa vantagem.
Resp: Melhoria nos níveis de serviço como vantagem competitiva nas reduções no tempo e no desempenho das entregas ao cliente/usuário;
119 - É notável a presença dominante das lâminas, isqueiros e, sem dúvida, das canetas esferográficas BIC no mundo inteiro em distribuidores, supermercados, farmácias e outros varejos no mundo inteiro. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
Resp: Sistema Escalonado
120 - Existem sistemas de movimentação de cargas num Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Cross Docking ?
Resp: Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição.
121 - Existem vários sistemas de movimentação de carga em um Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Merge in Transit ?
Resp: As necessidades de coordenação são muito mais rigorosas que nos sistemas tradicionais, e por isso utilizam o estado da arte em termos de sistemas de informação para rastreamento e controle dos fluxos.
	
122 - Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. Isto se torna necessário com o advento da globalização, onde cada vez mais produtos possuem suas peças fundamentais produzidas em diversos países. Exemplo clássico são os computadores, que podem ser montados já no momento de entregar ao cliente. Qual das denominações abaixo está relacionada com a definição acima ?
Resp: Operação Merge in Transit
	
123 - A Submarino constitui uma das maiores empresas brasileiras de comércio eletrônico (ecommerce), cujo negócio depende crucialmente da logística, tendo atuação em todo o território nacional. Para permitir a operacionalização do seu processo logístico, a empresa fez uma parceria com o grupo Intecom, que por sua vez tem o controle acionário dividido entre dois grandes grupos, o grupo JP Morgan e o grupo Martins, maior atacadista distribuidor da América Latina, com bastante capilaridade no território brasileiro. Submarino realiza as operações de picking e embalagem, sendo o restante do processo operacionalizado pela Intecom. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema de distribuição que mais se adaptaria ao negócio?
Resp: Sistema Direto
	
124 - É notável a presença dominante das lâminas, isqueiros e, sem dúvida, das canetas esferográficas BIC no mundo inteiro em distribuidores, supermercados, farmácias e outros varejos no mundo inteiro. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
	
Resp: Sistema Escalonado
125 - Existem sistemas de movimentação de cargas num Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Cross Docking ?
Resp: Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição.
126 - Como em todos os processos, a utilização de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens. Identificar a descrição que está relacionada com desvantagens.
Resp: Aumento nos custos de manutenção de estoques em função de aumentos nos níveis de estoque de segurança necessários para proteger cada armazém contra incertezas da demanda.
	
127 - São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um único destino. Segundo Bowersox & Closs (2001), a modalidade é extremamente utilizada por cadeias varejistas, com o intuito de repor os estoques de alta rotação. Qual das denominações abaixo está relacionada com a definição acima ?
Resp: Operação Cross Docking
	
128 - Como em todos os processos, a utilização de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens. Qual das descrições representa vantagem.
Resp: Melhoria nos níveis de serviço como vantagem competitiva nas reduções no tempo e no desempenho das entregas ao cliente/usuário;
129 - Entre em qualquer loja moderna e repare no conjunto de produtos. Elas podem ser necessárias para proteger os produtos, mas são utilizadas para promover os produtos da empresa. Qual das descrições a seguir está relacionada com a embalagem primária ?
Resp: A exposição da embalagem permite um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
130 - A embalagem proporciona a proteção necessária ao produto durante o armazenamento. Quais as vantagens que ela pode trazer no processo de armazenagem?
Resp: Melhora a utilização dos espaços, facilidade de identificação e evita retrabalho;
131 - Possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto.. Esta embalagem é um recipiente que contém o produto e que deve permitir o seu transporte, distribuição e manuseio, protegendo-o contra choques, vibrações e compressões que ocorrem em todo o circuito. Esta definição está relacionada com a seguinte função da embalagem:
Resp: Proteção
132 - Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
Resp: Primária e secundária
133 - As informações para os consumidores finais de um produto, normalmente ocorrem na embalagem classificada como:
Resp: Primária
134 - Uma das principais razões para incorrer nas despesas extras de embalagem é diminuir a ocorrência de danos e perdas devidas a roubo, armazenagem em locais errados e deterioração. Qual das descrições a seguir está relacionada à função de PROTEÇÃO ?
Resp: É importante efetuar testes de vibração, compressão, impacto e queda.
135 - Orienta a gestão de estoques, instruções de armazenamento e de manuseamento, preço e permite a identificação e rastreabilidade do produto. Ao nível do consumidor, a embalagem é suporte dos requisitos legais de rotulagem (nome e tipo do produto, quantidade, data de consumo, responsável pela colocação no mercado, etc.), da informação nutricional e de instruções de armazenamento doméstico, de preparação e uso. Esta definição está relacionada com a seguinte função da embalagem:
Resp: Comunicação
136 - Entre em qualquer loja moderna e repare no conjunto de produtos. Elas podem ser necessárias para proteger os produtos, mas são utilizadas para promover os produtos da empresa. Qual das descrições a seguir está relacionada com a embalagem primária ?
Resp: A exposição da embalagem permite um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
137 - Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
Resp: Primária e secundária;
	
138 - Entre em qualquer loja moderna e repare no conjunto de produtos. Elas podem ser necessárias para proteger os produtos, mas são utilizadas para promover os produtos da empresa. Qual das descrições a seguir está relacionada com a embalagem primária ?
Resp: A exposição da embalagem permite um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
	
139 - Entre em qualquer loja moderna e repare no conjunto de produtos. Elas podem ser necessárias para proteger os produtos, mas são utilizadas para promover os produtos da empresa.
Qual das descrições a seguir está relacionada com a embalagem primária ?
Resp: A exposição da embalagem permite um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
	
140 - Uma das principais razões para incorrer nas despesas extras de embalagem é diminuir a ocorrência de danos e perdas devidas a roubo, armazenagem em locais errados e deterioração. Qual das descrições a seguir está relacionada à função de PROTEÇÃO ?
Resp: É importante efetuar testes de vibração, compressão, impacto e queda.
141 - Em qual etapa são definidos os aspectos fundamentais que irão influenciar a interação da embalagem com as operações logísticas?
Resp: Na fase de planejamento da embalagem;
	
142 - Possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto.. Esta embalagem é um recipiente que contém o produto e que deve permitir o seu transporte, distribuição e manuseio, protegendo-o contra choques, vibrações e compressões que ocorrem em todo o circuito. Esta definição está relacionada com a seguinte função da embalagem:
Resp: Proteção
	
143 - Quanto à função das embalagens é corrente distinguir três níveis da embalagem: Contenção, Comunicação e Proteção. Qual dos itens descreve a função de COMUNICAÇÃO na cadeia logística?
Resp: Transmite informação para a gestão de estoques, instruções de armazenamento e de manuseamento, preço e permite a identificação e rastreabilidade do produto.
	
144 - Orienta a gestão de estoques, instruções de armazenamento e de manuseamento, preço e permite a identificação e rastreabilidade do produto. Ao nível do consumidor, a embalagem é suporte dos requisitos legais de rotulagem (nome e tipo do produto, quantidade, data de consumo, responsável pela colocação no mercado, etc.), da informação nutricional e de instruções de armazenamento doméstico, de preparação e uso. Esta definição está relacionada com a seguinte função da embalagem:
Resp: Comunicação
145 - É possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos utilizando a tecnologia mais especifica. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É um sistema de gestão que rastreia e controla o movimento do inventário dentro do depósito. Facilitando o registro, planejamento e o controle dos processos do depósito.
Resp: WMS - Warehouse Management System
146 - Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a área de materiais. Qual das descrições corresponde à tecnologia do Código de Barras?
Resp: É uma tecnologia que vem sendo empregado para melhorar a precisão da informação e a velocidade de transmissão dos dados. A utilização se dá ao longo de todo o processo de negócios;
147 - Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
Resp: Sistema Transacional
148 - É possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos utilizando a tecnologia mais especifica. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É a movimentação eletrônica de documentos-padrão de negócios especialmente formatados, como pedidos, faturas e confirmações, trocados entre parceiros de negócios.
Resp: EDI - Eletronic Data Interchange
149 - O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do TMS (Transportation Management System)?
Resp: Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades;
150 - Alguns princípios básicos devem abranger os sistemas de informações para alcançar um nível elevado de eficiência logística. Indique qual denominação abaixo que está definida no texto a seguir. É a diferença entre o momento que determinada atividade ocorre, e o tempo em que ela é disponibilizada no sistema de informação. A atualização de informações proporciona um retorno rápido de informações a nível gerencial.
Resp: Atualização em Tempo Habil.
151 - Foram identificados requisitos e atributos que trazem impactos na eficiência pelo uso da TI na Cadeia de Suprimentos. Indique qual requisito ou atributo que está definido no texto abaixo: As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando as atividades de planejamento e controle da produção.
Resp: Integração
152 - Pode-se observar que as funcionalidades das informações das atividades logísticas estão dispostas em nível de relacionamento. Qual nível de funcionalidade dos sistemas de informações que está definido no texto abaixo: Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Este nivel corresponde a:
Resp: Controle Gerencial; -
153 - O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do EDI ¿ Eletronic Data Interchange?
Resp: Significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Seu uso básico é transferir transações de negócio repetitivas tais como: encomendas, faturas, aprovações de crédito e notificações de envio
	
154 - Os sistemas de informação devem abranger alguns princípios básicos para alcançar um nível elevado de eficiência logística. Indique qual denominação abaixo que está definida no texto a seguir. As informações disponíveis pelos sistemas de informação numa base de dados centralizada precisam ser exatas, ou seja, apresentar conformidade com as novas informações que entram no sistema, tais como status atualizado e contagens físicas.
Resp: Precisão
	
155 - Os sistemas de informação devem abranger alguns princípios básicos para alcançar um nível elevado de eficiência logística. Indique qual denominação abaixo que está definida no texto a seguir. A própria natureza descentralizada das operações logísticas torna necessário o acesso imediato a informação em qualquer área geográfica. Informações como prazo, status do pedido e do estoque, devem ser visualizadas não só ao acesso interno da empresa, como também a clientes finais.
Resp: Disponibilidade
	
156 - Uma importante empresa de petróleo faz milhares de entregas de gasolina e óleo diesel todos os dias pelo país. A cada dia de entrega, o problema é diferente, como a combinação de clientes, o volume e a combinação de operações e produtos. São milhares de entradas e pedidos de informações no sistema. O gerenciamento e controle são constantes. A visualização das transações e fluxo de operações fica disponível para todos os envolvidos. O sistema de distribuição envolve o planejamento e controle dos transportes. Como se denomina esse recurso tecnológico ?
Resp: TMS
	
157 - Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições corresponde à tecnologia dos Coletores de Dados?
Resp: A tecnologia vem se tornando cada vez mais visível durante as ultimas décadas, graças ao amplo uso na gestão de inventários e depósitos, em supermercados e outras operações;
158 - Um distribuidor de medicamentos reabastece os seus estoques de produtos. diretamente
dos fornecedores, sendo recebidos diretamente nos seus armazéns. O distribuidor utiliza processos automatizados e trabalha integrado com os fornecedores. São itens com altos volumes de vendas e elevados números de marcas e especificações. Também, são altas quantidades de reabastecimento. Os produtos são recebidos e armazenados em seus CDs com tecnologia de processos para posterior distribuição aos seus clientes. qual o recurso tecnologico empregado ?
Resp: EDI
	
159 - As funcionalidades dos sistemas de informações das atividades logísticas estão dispostas em nível de relacionamento. Qual nível de funcionalidade está definido no texto abaixo: Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística.
Resp: Apoio às Decisões
	
160 - Pode-se observar que as funcionalidades das informações das atividades logísticas estão dispostas em nível de relacionamento. Qual nível de funcionalidade dos sistemas de informações que está definido no texto abaixo: Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Este nivel corresponde a:
Resp: Controle Gerencial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais