Buscar

Apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Quando se trata de mercado, o profissional de marketing deve estar ciente de que este está diretamente ligado a diferenciação da quantidade de pessoas dispostas a adquirir o produto e as que efetivamente possuem condições.
Analise os elementos a seguir e enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das possibilidades dos tipos de mercado:
I - Mercado potencial
II - Mercado disponível
III - Mercado-alvo
IV - Mercado atendido
 
( ) É a parte do mercado disponível que a empresa decide buscar.
( ) É o conjunto de consumidores que estão comprando o produto da empresa.
( ) É o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a determinada oferta. Nos casos de certas ofertas ao mercado, a empresa ou o governo pode restringir as vendas a determinados grupos.
( ) É o conjunto de consumidores que demonstram um nível de interesse suficiente por uma oferta de mercado. Entretanto, o interesse dos consumidores não basta para definir um mercado.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I, III, II, IV
	
	B
	III, II, I, IV,
	
	C
	III, IV, II, I
	
	D
	I, IV, II, III
	
	E
	II, I, III, IV
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Imagine que você é gerente de marketing de uma marca de cosméticos. A empresa para a qual você trabalha quer expandir a linha de produtos de tratamento capilar, dessa forma você contrata uma empresa de pesquisa para determinar como deve ser desenvolvida a propaganda que será veiculada na televisão e para descobrir o que deve ser mudado nas embalagens para que os consumidores se atenham à marca dos produtos e às vantagens da nova linha. Após alguns meses você recebe os resultados da pesquisa. Através da realização dos grupos de foco, descobriu-se que os clientes preferem frascos menores para o condicionador e que a cor da logomarca deveria ser mais forte para identificar o produto nas prateleiras. A empresa contratada realizou entrevistas estruturadas com 1678 clientes da marca, confirmando o que os participantes do grupo de foco haviam indicado. Com algumas entrevistas em profundida, descobriu-se que a marca tinha uma atração muito forte pois remetia à tecnologia e à pesquisa de ponta, fazendo com que os consumidores confiassem nos produtos da empresa.
Tendo o apoio do caso que você acabou de ler e de seus conhecimentos sobre as técnicas e os métodos de pesquisa com consumidor, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A empresa cometeu um erro ao utilizar somente pesquisas qualitativas para coletar dados com cliente.
	
	B
	Pode-se dizer que a empresa utilizou como uma das técnicas de pesquisa o método etnográfico, afinal realizou pesquisas em profundidade com o cliente.
	
	C
	A empresa utilizou pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevista estrutura e entrevista em profundidade, o focus group é considerado uma técnica quantitativa pois depende da participação de vários clientes no grupo, tendo o objetivo de generalização.
	
	D
	A empresa contratada utilizou pesquisa qualitativa (grupos de foco e entrevistas em profundida) e pesquisa quantitativa (entrevista estruturada) para oferecer informações adequadas para a empresa contratante.
	
	E
	A empresa não deveria ter realizado entrevistas em profundidade e entrevistas estruturadas. Isso é um erro comum, que leva à sobreposição de resultados, sendo prejudicial à tomada de decisão em marketing.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Para a estimativa futura, a empresa deve fazer um mix de utilização de diversas informações, como uma pesquisa das intenções dos compradores, a opinião da força de vendas, a opinião de especialistas, análise de vendas passadas e o teste de mercado.
Considerando essa busca de informações, analise as afirmações abaixo:
 I -  Uma das informações mais precisas são oriundas da força de vendas, pois eles podem nos dizer o quanto podem vender.
II -  Podemos considerar como opinião de especialista, as oriundas dos revendedores, os distribuidores, fornecedores, consultores de marketing, confederações e associações comerciais.
III – Quando se trata de análise de vendas passadas, dentro do SIM, a busca de informação se dá no Sistema de Registro Interno.
IV -  O objetivo do teste de mercado é analisar como o cliente irá agir com relação a compra, por exemplo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Segundo Kotler e Keller (2006, p.128) é no “potencial total do mercado onde a empresa conhece o volume máximo de vendas que pode estar ao alcance de todas as empresas em determinado setor, ao longo de um determinado período”. Isso levando em consideração a situação macroambiental do mercado onde a empresa está inserida.
KOTLER; KELLER K. L. Administração de marketing. 12ª ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2006.
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao cálculo da demanda:
 
( ) Para realizar o cálculo da demanda, a empresa deve saber o preço médio unitário do produto.
( ) Para realizar o cálculo da demanda, a empresa deve conhecer a quantidade de compradores potenciais.
( ) Para realizar o cálculo da demanda, a empresa deve possuir informações sobre número de compradores no mercado.
( ) Para realizar o cálculo da demanda, a empresa deve conhecer a quantidade de produtos comprada anualmente por um comprador médio.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
Fabricantes apostam em promotores e chocolates premium                           para aumentar as vendas na Páscoa
André Laporta, gerente de marketing da Nestlé, afirma que 85% da decisão de compra é feita nas lojas. Apesar de a marca investir nas mídias digitais e em influenciadores no período da Páscoa, o promotor "facilita a escolha", diz. Ana Napolitano, gerente de marketing da Kinder, afirma que a marca terá uma equipe maior nas lojas este ano. "A guerra vai acontecer no ponto de venda". Segundo ela, os consumidores brasileiros gostam muito do contato pessoal, de pegar o produto e fazer comparações, por isso a importância de investir nesse relacionamento.
Outra aposta das marcas são os produtos mais sofisticados. Há um capricho maior nas opções de chocolate e de embalagens. “Por um lado, existe uma crise, mas por outro há a tendência de um aumento de 20% do consumo de chocolate premium", afirma Enrico Martini, gerente de marketing da Ferrero. A marca aposta que essa procura ajudará a impulsionar os resultados deste ano. Além disso, a marca vai oferecer nos pontos de venda embalagens extras para proteger os ovos e deixar as caixas de bombom com mais aparência de presente. Laporta, da Nestlé, diz que o portfólio mais sofisticado da marca está crescendo e continua sendo uma grande aposta. A Kopenhagen fez parcerias com outras marcas, como Le Lis Blanc e Pandora, para criar kits com chocolate e mais um acessório.
Fonte: Época Negócios (19/01/2016) – Por Marcela Bourroul
http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/01/fabricantes-apostam-em-promotores-e-chocolates-premium-para-driblar-crise-na-pascoa.html
Tendo como referência o conteúdo discutido sobre motivação, valores, atitudes e persuasão, julgue as afirmações a seguir a respeito da matéria sobre as empresas fabricantes de chocolate:
I - Pode-se afirmar que marcas como Nestlé, Cacau Show e Ferrero quando desenvolvem campanhas para a venda de chocolates na páscoa buscam atender necessidades fisiológicas dos consumidores, afinal chocolates são um tipo de alimento.
II - Quando o gerente de Marketing da Nestlé afirma que o promotor “facilita a escolha” vemos uma aplicação prática da persuasãosobre o comportamento de compra, pois a atitude do consumidor é desfavorável devido à crise, mas o vendedor consegue reverter a situação.
III - Ao investir em parcerias com outras empresas, a Kopenhagen está buscando atender necessidades mais elevadas dos consumidores, como necessidades sociais.
IV - As fabricantes de chocolate estão apostando que o componente afetivo dos consumidores leve a estados mentais desfavoráveis em relação às marcas e por isso estão investindo no atendimento no ponto de venda.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Todas as afirmações estão incorretas
	
	B
	Apenas a afirmação I está correta
	
	C
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmações II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas

Outros materiais