Buscar

Retículo endoplasmático Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Retículo Endoplasmático ou Ergastoplasma
 O RE é um conjunto de cavidades, ora como labirintos de tubos ramificados e oras como cisternas achatadas que se estendem pelo citosol, podendo ou não ter a presença de ribossomos. O espaço interno delimitado pelos tubos e cisternas é denominado Lúmem.
Estrutura
 Tipo 1: Quando os ribossomos estão na parte externa da membrana do RE, ele passa a ser o retículo endoplasmático rugoso, apresentando especto tubular.
 Tipo 2: Quando não se tem a presença do folheto externo da membrana do RE, se caracteriza o retículo endoplasmático liso, aspecto parecendo as cisternas.
Sistema de endomembranas
 O RE ( RER + REL + Envoltório Nuclear ) tem a função principal de separar as proteínas produzidas pelo RER.
Microssomos
 É a técnica de centrifugação que isolam a membrana do RE sob a forma de vesículas de 10nm de diâmetro
 Os derivados do RER e providos como ribossomos, que ficam na superfície da sua membrana, são denominados microssomos rugosos. Os que não possuem ribossomos, sendo derivados do REL, são chamados de microssomos lisos.
Membrana do RE
Lipídios 30% - muitos fosfolipídios e poucos glicolipídios
Proteínas 70% - Enzimas necessárias para síntese de proteínas, metabolismo dos lipídios, desintoxicação, transferência dos açúcares para as proteínas, biossínteses do fosfolipídios e outros.
* O RER possui pelo menos 20 proteínas que não estão presentes no REL.
Lúmem
 Além de variar por conta do tipo celular, vai possuir enzimas chaperonas, transportadoras, cortadores, modificadoras e etc.
Principais funções do RE
 RER > Golgi > vesículas de secreção > exterior da célula
 Transporte de proteínas solúveis para o lúmem do RE (as proteínas pode ser transportadas por duas vias, ambas com gasto de energia, Transporte simultâneo à tradução e Transporte posterior à tradução)
 Inserção de proteínas na membrana do RE (incorporação na membrana plasmática, nas membranas do RE, do complexo de golgi ou dos lisossomos, são inseridas na membrana do RE. Após isso seguem para o seu destino pela via secretora)
Modificação de proteínas / Controle de qualidade
 A sequência de nucleotídeos no DNA é transcrita em RNA e traduzida numa sequência de aminoácidos, formando uma cadeia polipeptídica. Se a proteína se enovelou corretamente ela sai do RE. Se a proteína não conseguir ser enovelada corretamente, ela pode ser degradada no citoplasma ou formar precipitados.
Glicolisação de proteínas
 É definida como um conjunto de mecanismo que asseguram a transformação de uma proteína em uma glicoproteína.
 A glicosilação modifica a solubilidade, a estabilidade e a carga das proteínas, os grupos glicídicos servem como sinais de reconhecimento, ele participam na clivagem de proteínas e no reconhecimento de outras.
Desintoxicação pelo REL
 Enzimas desintoxicadoras vão inativar várias drogas potencialmente nocivas, convertendo-as para compostos solúveis em água, sendo eliminados pela urina. O REL é abundante no fígado.
Estocagem do cálcio - Retículo Sarcoplasmático
 A membrana do retículo sarcoplasmático possui uma "bomba de cálcio", que vai bombear o íon para a luz do RE, estocando-o, ligado a uma proteína,
 A membrana do RE é promovida também de dois canais iônicos, que liberam o cálcio para o citosol.
Glicogenólise
 A degradação de glicogênio acumulado em grânulos no citoplasma, principalmente dos hepatócitos, é realizada por regiões do RE pela ação da enzima glicose-6-fosfatase.

Outros materiais