A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Considere a citação a seguir:
“A língua apresenta uma organização interna sistemática que pode ser estudada cientificamente, mas ela não se reduz a um conjunto de regras de boa formação que podem ser determinadas de uma vez por todas como se fosse possível fazer cálculos de previsão infalível. [...] A língua é uma atividade de natureza sócio-cognitiva, histórica e situacionalmente desenvolvida para promover a interação humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna: Variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 24,25.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o ensino da gramática na sala de aula, analise as afirmações a seguir e coloque V para as asserções verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) A língua deve ser vista como uma forma de interação comunicativa dentro de uma sociedade, por isso, é necessário repensar a forma de ensinar gramática em sala de aula, já que, há muito tempo, vem se discutindo a eficiência do ensino de gramática normativa na escola.
II. (  ) Um dos objetivos de se dar aulas de língua portuguesa para falantes nativos dessa língua é o de desenvolver a competência comunicativa já adquirida por esses falantes, ou seja, oferecer possibilidades para que eles consigam utilizar cada vez mais um número maior de recursos da língua de forma adequada a cada situação de interação comunicativa.
III. (  ) A principal finalidade de se dar aulas de língua portuguesa para falantes nativos dessa língua é ensiná-los a falar e a se comunicar.
IV. (  ) O objetivo do ensino da gramática na escola é fazer do aluno um técnico da língua; que sabe identificar um sujeito simples e uma oração subordinada, ainda que não saiba produzir um texto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V
Questão 2/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Atente para a seguinte citação:
“A língua portuguesa [...] é uma língua do tipo SVC, isto é, que segue o ordenamento sujeito-verbo-complemento para uma sentença. Alguns verbos, porém, sistematicamente antecedem o sujeito, como em ‘Apareceu uma pessoa’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Luzia Schalkoski; GOMES, Maria Lúcia de Castro. Estudos Linguísticos: Dos problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 76.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre sujeito, é correto afirmar que o sujeito da oração “Surgiram pessoas estranhas na rua” é:
	
	A
	pessoas na rua.
	
	B
	pessoas estranhas.
	
	C
	na rua.
	
	D
	surgiram pessoas.
	
	E
	indeterminado.
Questão 3/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Considere as informações que seguem:
“Na perspectiva de uma didática voltada para a produção e interpretação de textos, a atividade metalinguística deve ser instrumento de apoio para a discussão dos aspectos da língua [...]. Assim, não se justifica tratar o ensino gramatical desarticulado das práticas de linguagem. É o caso, por exemplo, da gramática que, ensinada de forma descontextualizada, tornou-se emblemática de um conteúdo estritamente escolar, do tipo que serve [somente] para ir bem na prova e passar de ano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 27. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em 12 nov. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre as funções gramaticais e o texto, é correto afirmar que:
	
	A
	Nas aulas de língua portuguesa, é fundamental que se trabalhe com frases soltas para que o aluno possa compreender os conceitos de frase, oração e período.
	
	B
	Nas aulas de língua portuguesa, é preciso trabalhar com os aspectos da língua partindo sempre de um texto.
	
	C
	Para ensinar gramática, é importante primeiramente escolher um texto, embora não seja necessário trabalhar a compreensão e a interpretação desse texto.
	
	D
	Para as aulas de língua portuguesa, é importante que se escolha somente um texto por aula, que aborde todos os aspectos gramaticais normativos, para que assim o ensino de gramática seja completo.
	
	E
	Não é aconselhável, nas aulas de língua portuguesa, que se trabalhe com mais de um texto, pois, assim, os alunos podem não assimilar os conteúdos gramaticais.
Questão 4/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Considere a seguinte citação:
“Às vezes, não é possível dizer quem pratica a ação ou não se quer identificar claramente o sujeito da oração. Nesse caso, temos um sujeito indeterminado. [...] [Ele] pode ser expresso de dois modos: [quando] o verbo está na terceira pessoa do plural, sem que se possa dizer qual é o sujeito; [e quando] o verbo é flexionado na terceira pessoa do singular e seguido do pronome ‘se’, que funciona como índice de indeterminação do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARNENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 330.
Levando em conta os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre sujeito indeterminado, analise as orações a seguir:
I. Fizeram alterações no relatório da empresa.
II. Houve protestos em frente à escola.
III. Investe-se pouco em saúde e educação.
IV. Várias reclamações chegaram à ouvidoria.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
	
	A
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I, II e III.
	
	B
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I e II.
	
	C
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I e III.
	
	D
	Há sujeito indeterminado somente na oração II.
	
	E
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I, III e IV.
Questão 5/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Atente para a seguinte informação:
“Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Frase, oração, período. Brasil Escola. <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.htm>. Acesso em 13 de dez. 2016.
Considerando estas informações e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de frase, oração e período, analise as frases que seguem:
I. “Que chuva forte!” é uma frase nominal.
II> “Que chuva forte!” é uma oração.
III. “Os estudantes realizaram as provas com muita atenção” é uma oração.
IV. “Chegaram ontem ao Jardim Zoológico muitos animais que estão ameaçados de extinção” é um período simples.
V. “Chegaram ontem ao Jardim Zoológico muitos animais que estão ameaçados de extinção” é um período composto.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	I, III e V, apenas.
	
	D
	II, III e V, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.