Buscar

DIREITO PENAL III.docx CORRETO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III
Questão 1
Parte superior do formulário
 (Cartório/MT/2005/CESPE) Um agente de polícia, usando arma de fogo, efetuou propositadamente disparos contra Pedro, causando a sua morte e, acidentalmente, a de Cláudio. Nessa situação, esse agente deve responder por:
d. Homicídio doloso, em concurso formal. 
Questão 2
 (Cartório/SP/VUNESP) Roberto lesiona levemente Mariana, tendo ciência de seu estado gravídico, e ela vem a abortar em virtude da conduta de Roberto, sem que este visasse a tal resultado. O agente comete o crime de:
b. Lesão corporal gravíssima. 
Questão 3
(Cartório/SP/VUNESP/Adaptada) Roberto lesiona levemente Mariana, não tendo ciência de seu estado gravídico, e ele vem abortar em virtude da conduta de Roberto, sem que este visasse a tal resultado. O agente comete o crime de:
b. Lesão corporal leve. 
Questão 4
 (Cartório/ES/2013/CESPE/Alterada) Considerando o entendimento dos tribunais superiores a respeito dos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta:
d. Comprovado o animus laedendi na conduta do réu e a sua culpa no resultado mais grave, qual seja, a morte da vítima, ainda que esse resultado seja previsível, restará configurado o delito preterdoloso de lesão corporal seguida de morte. 
Questão 5
 (FGV/RJ/2008/Alterada) Assinale a alternativa que apresente circunstância que não qualifica o crime de homicídio doloso:
a. Quando o homicídio é praticado contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge. 
Questão 6
 (FGV/RJ/2008/Alterada) Assinale a alternativa que apresente circunstância que não aumenta a pena do crime hediondo culposo:
a. Se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 ou maior de 60 anos. 
Questão 7
 (OAB/2012.1) Assinale a alternativa correta:
b. Aquele que, desejando subtrair ossadas de uma funerária, viola sepultura, mas nada consegue obter porque tal sepultura estava vazia, não pratica o crime descrito no art. 210 do CP: crime de violação de sepultura. 
Questão 8
 (OAB/2011.3B) Grávida de nove meses, Maria desesperada e, visando evitar o nascimento de seu filho, toma um comprimido contendo um complexo vitamínico, achando, equivocadamente, tratar-se de uma pílula abortiva. Ao entrar em trabalho de parto, poucos minutos depois, Maria dá a luz um bebê saudável. Todavia, Maria, sob a influência do estado puerperal, lança a criança pela janela do hospital, causando-lhe o óbito. Com base no relato acima, é correto afirmar que Maria praticou:
b. Apenas o crime de infanticídio. 
Questão 9
 (OAB/2011.1) Osíris, jovem universitária de medicina, soube estar gestante. Todavia, tratava-se de gravidez indesejada, e Osíris queria saber qual substância deveria ingerir para interromper a gestação. Objetivando tal informação, Osíris estimulou uma discussão em sala de aula sobre o aborto. O professor de Osíris, então, bastante animado com o interesse dos alunos sobre o assunto, passou também a emitir sua opinião, a qual era claramente favorável ao aborto. Referido professor mencionou, naquele momento, diversas substâncias capazes de provocar a interrupção prematura da gravidez, inclusive fornecendo os nomes de inúmeros remédios abortivos e indicando os que achava mais eficazes. Além disso, também afirmou que as mulheres deveriam ter o direito de praticar o aborto sempre que achassem indesejável uma gestação. Nesse sentido, considerando-se apenas os dados mencionados, é correto afirmar que o professor de Osíris praticou:
d. Fato atípico. 
Questão 10
 (OAB/2008.3) Suponha que Bárbara tenha se suicidado após ter sido induzida e instigada por Mercedes. Nessa situação hipotética, segundo o CP, a pena de Mercedes será duplicada:
c. Caso o crime tenha sido praticado por motivo egoístico. 
Questão 11
 (OAB/2007.3) Leonardo, indignado por não ter recebido uma dívida referente á venda de 05 cigarros, desferiu facadas no devedor, que, em razão dos ferimentos, faleceu. Logo após o fato, Leonardo escondeu o cadáver em uma gruta. Com base na situação hipotética acima, é correto afirmar que:
d. A ocultação de cadáver é crime permanente. 
Questão 12
 (OAB/2006) Fábio induziu Marília, portadora de desenvolvimento mental retardado – síndrome de down – a praticar suicídio. Posteriormente, após Marília ter aderido à ideia, Fábio emprestou-lhe um revólver, vindo ela a se matar. Nessa situação, Fábio responderá por:
c. Homicídio. 
Questão 13
 (FGV/2010/Alterada) Assinale a alternativa que não qualifica o crime de homicídio:
a. Abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão.  
Questão 14
 (FGV/2002/Alterada) Antônio, inimigo de Gilmar, em plena via pública, sem provocação anterior, desfere-lhe um soco no rosto e uma rasteira, com o impacto sofrido, Gilmar bateu a cabeça no meio-fio, vindo a falecer em decorrência do fato, o crime cometido foi de:
b. Lesão corporal seguida de morte. 
Questão 15
 (FGV/2009/Alterada) Jorge é uma pessoa má e sem caráter, que sempre que pode prejudica outra pessoa. Percebendo que Ivete está muito triste e deprimida porque foi abandonada por Mateus, Jorge inventa uma série de supostas traições praticadas por Mateus que fazem Ivete sentir-se ainda mais desprezível, bem como deturpa várias histórias de modo que Ivete pense que nenhum de seus amigos realmente gosta dela. Por causa das conversas que mantém com Jorge, Ivete desenvolve o desejo de autodestruição. Percebendo isso, Jorge continua estimulando seu comportamento autodestrutivo. Quando Ivete já está absolutamente desolada, Jorge se oferece para a ajudá-la a suicidar-se, e ensina Ivete a fazer um nó de forca com uma corda para se matar. No dia seguinte, Ivete prepara todo o cenário do suicídio, deixando inclusive uma carta para Mateus, acusando-o de causar sua morte. Vai até a casa de Mateus, amarra a corda na viga da varanda, sobe em um banco, coloca a corda no pescoço e pula para a morte. Por causa do seu peso, a viga de madeira onde estava a corda se quebra e Ivete apenas cai no chão. Como consequência da tentativa frustrada de suicídio, Ivete sofre apenas arranhões leves. Assinale a alternativa que indique a pena a que, por esse comportamento, Jorge está sujeito:    
a. Esse comportamento não é punível. 
Questão 16
 (OAB/2009.2) A respeito do crime de omissão de socorro, assinale a opção correta:
b. A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo. 
Questão 17
 (OAB/2008.3) Maria, ao encontrar, abandonado, na porta de sua residência, um recém-nascido desconhecido, deixou de prestar-lhe assistência, quando podia tê-lo feito sem risco pessoal. Além da vontade de omitir-se e consciente da situação de perigo em que a vítima se encontrava, Maria nem sequer pediu socorro à autoridade pública. Na situação hipotética apresentada, a conduta de Maria pode ser tipificada como:
c. Omissão de socorro. 
Questão 18
(OAB/2006.2) Considere que uma gestante, sóbria, estando na direção de seu veículo automotor, colida, culposamente, com um poste, causando, em razão do impacto sofrido, o aborto. Nessa situação, a conduta da gestante:
c. Não gera responsabilidade, haja vista a inexistência de previsão legal para a modalidade culposa de aborto. 
Questão 19
 (OAB/2011.3.B) Rama, jovem de 19 anos, estava cuidando de suas irmãs mais novas, Sita e Durga, enquanto a mãe viajava a trabalho. Na tarde desse dia, Rama recebeu uma ligação dos amigos, que o chamaram para sair com o objetivo de comemorar o início das férias. Certo de que não se demoraria, Rama deixou as crianças, ambas com 4 anos, brincando sozinhas no quintal de casa, que era grande, tinha muitos brinquedos e uma piscina. Ocorre que Rama bebeu demais e acabou perdendo a hora, chegando em casa tarde da noite, extremamente alcoolizado. As meninas ficaram sem alimentação durante todo o tempo e ainda sofreram com várias picadas de pernilongos. Com base nessa situação apresentada, é correto afirmar que Rama praticou o crime:
d. De abandono de incapaz, com causa de aumento de pena. 
Questão 20
OAB/2008.3) O médico que, durante um plantão, realizaruma intervenção cirúrgica justificada por iminente perigo à vida, mas sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, praticará, segundo o CP:
c. Conduta não criminosa, pois o paciente corria risco de morte. 
Questão 21
 (OAB/2008.2) Assinale a opção correta com base na legislação penal:
b. Pratica crime de latrocínio o agente que subtrai uma bolsa mediante violência a pessoa, em face da qual resulta morte da vítima. 
Questão 22
 (OAB/2013.1) João e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e os resgatar. Ocorre que, não obstante o socorro chegar a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave. Com base na situação descrita, assinale a alternativa correta:
b. José responde por tentativa de homicídio e Maria por instigação ou auxílio ao suicídio. 
Questão 23
 (Magistratura/GO/2015/FCC/Adaptada) O homicídio privilegiado:
c. Pode levar a pena abaixo do mínimo legal. 
Questão 24
 (MP/SP/2015/Alterada) O agente que, para livrar sua esposa, deficiente física em fase terminal em razão de doença incurável, de graves sofrimentos físicos e moral, pratica a eutanásia com o consentimento da vítima, deve responder, em tese:
b. Por homicídio privilegiado, já que agir por relevante valor moral que compreende também seus interesses individuais, entre eles a piedade e a paixão. 
Questão 25
 (MP/DF/2013/Adaptada) Assinale o item correto:
b. Verifica-se infanticídio putativo quando a mãe, sob influência de estado puerperal e logo após o parto, mata o neonato de outrem, supondo ser o próprio filho. 
Questão 26
 (MP/MG/2013) Considere a seguinte situação: A, que acabara de ter um filho, que morre logo a seguir, sob a influência do estado puerperal, vai ao berçário e, por erro, já que acreditava tratar-se de seu próprio filho que não sabia estar morto, mata criança diversa. Dispõe o art. 20, § 3º, do CP, que em tal caso, não se consideram as condições ou qualidades da vítima, senão as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime. A questão é, então, no ordenamento pátrio, resolvida:
a. Pela aplicação da teoria da equivalência. 
Questão 27
 (Magistratura/PE/2013/FCC/Adaptada) Em relação aos crimes contra a vida, correto afirmar que:
a. O homicídio simples, em determinada situação, pode ser classificado como crime hediondo. 
Questão 28
 (Magistratura/SP/2011/VUNESP) Antônio, depois de provocado por ato injusto de Pedro, retira-se e vai para sua casa, mas, decorridos cerca de 30 minutos, ainda influenciado por violenta emoção, resolve armar-se e voltar ao local do fato, onde reencontra Pedro, no qual desfere um tiro, provocando-lhe a morte. Nessa hipótese, Antônio pode invocar a seu favor a:
b. Existência de circunstância atenuante (art. 65, III, c, do CP). 
Questão 29
 (MP/RJ/2011) João induziu Jose, portador de oligofrenia por idiotia, a cometer suicídio. Diante desse induzimento, José se atirou de um prédio e milagrosamente sofre apenas lesões corporais leves em razão da queda. João responderá pela prática do crime de:
b. Homicídio tentado. 
Questão 30
 (MP/PB/2010/Adaptada) Joana e Jasão, namorados, inconformados com o fato de suas famílias não admitirem o seu romance, resolvem fazer um pacto de morte, optando por fazê-lo por asfixia de gás carbônico. Combinam que Jasão deve abrir o bico de gás, enquanto Joana se responsabiliza pela vedação total do compartimento por eles utilizado. A partir de tal caso empírico, analise as assertivas abaixo, assinalando, em seguida, a alternativa que sobre elas contém o devido julgamento:
Se apenas Joana sobreviver, deverá responder pelo crime de homicídio qualificado consumado.
Se ambos sobreviverem, deverão responder por tentativa de homicídio.
Se apenas Jasão tivesse vedado o compartimento e aberto o bico de gás, responderia, na hipóteses de sobrevivência de ambos, por tentativa de homicídio, e Joana, nesse caso, responderia unicamente por instigação a suicídio, desde que ocorresse lesão corporal grave do namorado.
b. Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais