Buscar

Exercícios lipídios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IQ/UERJ
Depto. de Tecnologia de Processos Bioquímicos
Disciplina: Química Biológica 
Prof.: Fábio Merçon 
SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCIOS
1) Apresente a reação química que representa a saponificação do 1,2-dihexanoil-3-octanoil-glicerol com o hidróxido de sódio
2) Apresente as reações químicas que representam a transesterificação:
a) do 1,2-di-butanoil-3-hexanoil-glicerol com o metanol
b) do trioctanoil-glicerol com o ácido 2-hexenóico
3) Uma amostra de 2 g de um óleo vegetal foi titulada com uma solução de KOH 0,01 mol/L. Sabendo-se que o volume de solução alcalina consumido foi de 14 mL, determine o índice de acidez do óleo.
Resp.: 3,92 mg/g 
4) Na determinação do índice de saponificação de um óleo vegetal, uma amostra de 2 g deste óleo foi colocada em um sistema com aquecimento e refluxo com excesso de KOH. Após 30 minutos de refluxo, a mistura foi titulada com 4 mL de solução 0,5 mol/L de HCl. O mesmo procedimento foi repetido sem amostra, acarretando o consumo de 22 mL de ácido. Determine o índice de saponificação do óleo.
Resp.: 252 mg/g
5) A análise de um triacilglicerol indicou que seu índice de saponificação é 303,2 mgKOH/g. Calcule a massa molar deste triacilglicerol. 
Resp.: 554,09 g
6) Ahidrólise ácida de um triacilglicerol indicou que para cada mol de glicerol formado, são gerados também 2 mols de C4:1(2) (ácido 2-butenóico) e 1 mol de C6:2(2,4) (ácido 2,4 hexadienóico). Calcule o índice de iodo deste triacilglicerol. 
Resp.: 315,5g/100g
7) Determine o índice de iodo de um óleo vegetal, sabendo-se que na análise de uma amostra de 5 g desse óleo foi consumido um volume de 35,6 mL de uma solução com concentração de iodeto de 0,1 mol/L. Massa atômica do iodo = 127 u. 
Resp.: 9,04 g/100g
8) Um diacilglicerol é formado pela reação entre glicerol e os ácidos octanóico e decanóico, nas posições 1 e 2, respectivamente. A seguir, este dissacarídeo reage com o ácido fosfórico na posição 3. Por fim, tem-se a reação entre o grupamento fosfato e a serina. Apresente esta seqüência de reações.

Outros materiais