Buscar

TEORIA CRÍTICA DA ARQUITETURA simulado aula 1

Prévia do material em texto

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201409925331)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
A respeito da produção artística, arquitetônica e urbanística da civilização egípcia, julgue os itens a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa correta: I.	A ortogonalidade e a axialidade são conceitos fundamentais da arquitetura egípcia. II.	O Nilo e o sol são as imagens dos eixos maior e menor: o Nilo corre de sul a norte, estabelecendo uma direção espacial primária e o sol marca a direção leste-oeste. III.	As pirâmides eram construções tumulares, as mais representativas da arquitetura egípcia, vistas como moradias eternas e construídas em pedra. Seu formato e escala monumental tinham uma relação simbólica com o poder do faraó. IV.	A arte egípcia tinha como principais características a frontalidade, obediência às regras e leis de composição e simetria.
	F / F / V / V
	F / F / V / F
	V / F / F / V
 (Certo) V / V / V / V
	V / V / V / F
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201409925300)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
A respeito da produção artística, arquitetônica e do espaço urbano da civilização egípcia, julgue os itens a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa correta: I.	Inicialmente, a vida dos egípcios se organizava em torno da inundação anual do rio Nilo, porém, após a construção de canais, o rio perdeu a importância que tinha para essa civilização. II.	As mastabas eram câmaras onde ficavam depositados apenas os objetos e tesouros dos faraós. Seu projeto foi revisado, acrescentando um túnel para evitar os constantes roubos. III.	As pirâmides eram construções tumulares, as mais representativas da arquitetura egípcia, vistas como moradias eternas e construídas em pedra. Seu formato e escala monumental tinham uma relação simbólica com o poder do faraó. IV.	A arte egípcia tinha como principais características a frontalidade, obediência às regras e leis de composição, criatividade e simetria.
	F / F / V / V
	V / V / V / F
 (Certo)	F / F / V / F
	F / F / F / F
	V / F / F / V
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201409944012)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
Segundo o grande tratadista italiano Leon Battista Alberti (1404-1472): "A cidade é uma casa grande, e a casa é uma cidade pequena." Da mesma forma, o arquiteto moderno brasileiro Vilanova Artigas (1915-1985) frequentemente repetia: ¿As cidades como as casas. As casas como as cidades¿. Ao fazerem tais afirmações, estes arquitetos defendem um ponto de vista segundo o qual:
	As casas deveriam estar abertas à cidade e ao uso público, pois as necessidades de intimidade familiar não devem se sobrepor ao interesse comum.
	O projeto das casas deveriam seguir o desenho urbano, de forma a se complementarem. Dessa forma, se o desenho de um bairro segue um traçado orgânico, as casas deste bairro também deveriam possuir linhas orgânicas.
	A cidade e casa são elementos opostos e inversamente proporcionais, ainda que obrigatoriamente as casas estejam situadas nas cidades. É impossível planejar como as pessoas constroem, ou como as cidades crescem.
	Quando as casas são grandes, provavelmente a cidade é pequena. E ao contrário, quando as casas são pequenas, possivelmente a cidade é grande.
 
 (Certo) Toda obra de arquitetura, por menor que seja, está inserida na cidade e por isso interfere em sua composição; da mesma forma, o tipo de cidade existente acaba por induzir as definições de projeto das edificações que abriga.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201409943990)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
Podemos reconhecer as três configurações primitivas da arquitetura - a cabana, a caverna e o menir-, na base das mais espetaculares realizações da arquitetura, dos primórdios até os dias atuais. Ainda que bastante transformados, estes tipos essenciais permanecem como a essência em muitas obras arquitetônicas que conhecemos, conferindo-lhes significado. Analise as imagens abaixo (Torre Eiffel, Paris 1889 - Mastaba de Khoufoukhaf II, Egito ¿ Palácio do Planalto, Brasília, 1960) e relacione cada uma delas com o menir, a cabana e a caverna, assinalando a alternativa correta.
 
 (Certo)	Por sua imposição monumental e pela força paisagística de sua verticalidade, a Torre Eiffel poderia ser relacionada ao menir, enquanto a Mastaba de Khoufoukhaf II, devido à sua característica fechada e sua vinculação com o solo, poderia ser vinculada a uma caverna.
	A Torre Eiffel poderia ser relacionada ao menir, por ser um elemento simbólico na paisagem urbana, enquanto a Mastaba de Khoufoukhaf II, devido à sua independência do plano do solo e marcada horizontalidade poderia ser vinculada a uma cabana.
	Por sua imposição monumental e alongada verticalmente, a Torre Eiffel poderia ser relacionada ao menir, enquanto o Palácio do Planalto, devido à sua forma horizontal e fechada poderia ser vinculado a uma caverna.
	O Palácio do Planalto, devido à sua forma horizontal e subterrânea poderia ser vinculado à uma caverna, enquanto a Mastaba de Khoufoukhaf II, devido à sua leveza horizontal e soltura em relação ao solo poderia ser vinculada a uma cabana.
 	Enquanto o Palácio do Planalto, devido à sua leveza horizontal e soltura em relação ao solo poderia ser vinculado a uma cabana, a Mastaba de Khoufoukhaf II, devido à sua materialidade pesada e escavada, poderia ser vinculada à um menir.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201409925371)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
A respeito da produção artística, arquitetônica e do espaço urbano da civilização egípcia, leia os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
	As mastabas eram câmaras onde ficavam depositados os objetos e tesouros dos faraós. Seu projeto foi revisado, acrescentando um túnel para evitar os constantes roubos.
	A civilização egípcia sofreu influência de diversas outras culturas, produzindo arte e arquitetura caracterizadas pela mistura de elementos ortogonais e curvos em suas obras.
 
 (Certo) O rio Nilo estruturava a vida da civilização egípcia, funcionando como um eixo ao longo do qual se desenvolveram as cidades. Partindo da observação de suas cheias, os egípcios desenvolveram a formas de medir o terreno e um calendário simples de 365 dias.
	Os egípcios desenvolveram uma arquitetura em escala humana para ressaltar o poder do faraó.
 	A arte egípcia tinha como principais características a frontalidade, obediência às regras e leis de composição, criatividade e simetria.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201410057156)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A palavra arquitetura tem origem das palavras gregas arché, que significa primeiro ou principal, e tékton, que possui o significado de construção.
II - Lúcio Costa define a arquitetura como o espaço organizado, independente da condição plástica.
III - Segundo Lucio Costa a arquitetura depende da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.
	Apenas a alternativa I esta correta.
 (Certo)	As alternativas corretas I e III.
	As alternativas corretas são I e II.
	Apenas a alternativa II esta correta.
	Apenas a alternativa III esta correta.

Outros materiais