Buscar

Questionário FGTS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho II
Nome: Mateus Corrêa Cardoso
No Brasil quando foi instituído o FGTS e qual sua finalidade?
O fundo de garantia foi instituído em 1966 e atualmente regulado pela Lei 8.036 de 1990 e pelo decreto 99.684/90. Tem por finalidade principal amparar o trabalhador em algumas hipóteses de encerramento da relação de emprego, de doenças graves e em momentos de catástrofes naturais, sendo também destinado a investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.
Qual categoria de trabalhador tem direito ao FGTS?
Tem direito ao FGTS Trabalhadores urbanos e rurais regidos pela CLT.
De quem é a obrigação de recolher o FGTS e em qual percentual, qual sua base de cálculo?
A obrigação é do empregador, em 8% (oito por cento) do salário, (caso o contrato do trabalho seja firmado através de Lei 11.180/2005, no contrato de aprendizagem, o percentual do FGTS deve ser reduzido para 2 % (dois por cento).
Como funciona o recolhimento do FGTS do empregado nos casos de interrupção do contrato de trabalho?
O recolhimento do FGTS durante a interrupção do contrato é devido conforme o art. 28, II, do Decreto 99684/90.
Quais as possibilidades de saque do FGTS por parte do trabalhador, informe ainda com que frequência o referido saque pode ocorrer.
Conforme o rol estabelecido pela lei 8.036/90 em seu art. 20 são situações autorizadoras de saque ou movimentação da conta do FGTS a despedida sem justa causa, extinção total da empresa, aposentadoria concedida pela previdência social, o falecimento do trabalhador, o pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamento habitacional, a liquidação ou amortização extraordinária do saldo devedor e financiamento imobiliário, o pagamento total ou parcial de aquisição de moradia própria, quando o trabalhador permanecer três anos interruptos fora do regime do FGTS, extinção normal do contrato a termo, suspensão total do trabalho avulso, quando o trabalhador ou qualquer dos seus dependentes for portador do vírus HIV, quando o trabalhador ou dependente estiver em trabalho terminar, quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, necessidade pessoal cuja urgência decorra de desastre natural, integralização de cotas do FI-FGTS, quando o trabalhador com deficiência, necessite adquirir prótese ou órtese.
 Qual a multa para rescisão do contrato de trabalho por despedida imotivada por iniciativa do empregador e qual sua base de cálculo?
A multa para a rescisão para o contrato de trabalho é de 40% (quarenta por cento), a base de cálculo é o valor que estiver depositado na conta do FGTS do funcionário. Base legal art. 18 § 1° da Lei 8.086/90.
O que é e quem faz parte do conselho curador do FGTS, informando qual o prazo do mandato
O conselho curador é um colegiado tripartite composto por entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e representantes do Governo Federal. Decreto Lei 6.827/2009 aumentou o número de conselheiros do FGTS de 16 (dezesseis) para 24 (vinte e quatro), a nova composição ampliou a participação dos representantes da sociedade civil e do governo.

Outros materiais