Buscar

Aula de anatomia

Prévia do material em texto

Aula do dia 15/02/14
O que é musculo? Seus tipos e como o corre a contração muscular?
Resp.:
São estruturas que se movem os seguimentos do corpo por encurtamento da distancia que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração. Seus tipos são os músculos cardíacos, esqueléticos e viscerais. A contração ocorre quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso á células musculares determinando a sua contração.
Sistema muscular: e um conjunto de fibras que se originam e terminam nos ossos, sendo responsáveis pelas movimentações corporais.
Os três tipos de tecidos musculares são:
Musculo estriado esquelético
Musculo estriado cardíaco
Musculo liso
Os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários.
Voluntários: esquelético
Involuntários: cardíaco e liso
Os músculos involuntários são controlados pelo sistema nervoso autônomo.
Componentes das células musculares:
Sarcolema 
Sarcoplasma (exceto miofibras)
Reticulo sarcoplasmático
Sarcolema: são as membranas das células musculares
Sarcoplasma: e o citoplasma das células musculares
Reticulo sarcoplasmático: e uma organela responsável pelo armazenamento e pelo controle do cálcio e das células musculares.
(o cálcio se encontra no osso, sangue, reticulo sarcoplasmático e na contração muscular)
Atividades anaeróbicas: utiliza pouco ou nenhum oxigênio durante sua execução, sendo o mais indicado para ganho de força, e executada em atividades internas e de curta duração. Ex.: musculação.
Atividades aeróbicas: e aquela realizada em exercícios leves e moderados, durante mais de 3 minutos.
Os músculos são formados por fibras e fibras. O ponto inicial do musculo chamado de origeno e o ponto final de inserção.
Tendão: e a parte que prende o musculo ao osso.
Ventre muscular: e a região central do musculo caracterizado pela riqueza de fibras musculares.
Sarcomero: e a unidade de contração muscular
Contração muscular: ocorre através do deslizamento dos filamentos actina e sobre os filamentos de miosina com o auxilio das proteínas troponina e tropomiosina. O musculo contraído encontra-se encurtado e o musculo relaxado encontra-se alongado.
Tipos de energia: glicose, lipídio e proteína, a energia e sinônimo de ATP.
Filamento grosso: miosina.
Filamento fino: actina.
Durante a contração ocorre aproximação de duas linhas Z.
Linha Z: limite do sarcometro.
Para ocorrer a contração muscular: cálcio, sódio, proteína e energia.
Tropomiosina: proteína que se localiza entre a actina e a miosina, mantendo o isolamento entre essas duas ultimas, durante o relaxamento muscular.
Tropomina: proteína de formato esférico que possui três divisões ou citios que se interagem com o cálcio, com a tropomiosina e com o meio intracelular.
Mecanismo de contração muscular: inicia-se com a entrada de cálcio no musculo que se liga a tropomina promovendo a citação do mesmo e consequentemente o abaixamento da tropomiosina havendo interação da miosina com a actina promovendo a contração muscular com o gasto de energia (ATP). Para haver o relaxamento, e necessário que aja ATP para bombear o cálcio para fora, e desfazer todo o processo.
Rigor mortis: também chamado de estado caver, começando a ocorrer de 6 a 12 horas após a morte do individua em decorrência da falta de ATP para bombear o cálcio para fora da célula muscular.
Placa motora: á a zona de união entre um nervo e uma região muscular, sendo estimulada por um impulso nervoso e consequentemente iniciando a contração muscular.
Acetilcolina (Ach): é um neurotransmissor que promove a passagem do impulso nervoso para o musculo estimulado a contração muscular.
Miastenia Graves: doença provocada em pessoas com deficiência de acetilcolina na placa motora. O individuo acometido pela miastenia apresenta fraqueza e fadiga muscular generalizada.

Outros materiais

Perguntas Recentes