Buscar

DOENÇA DIARREICA e enteroparasitas

Prévia do material em texto

DOENÇA DIARREICA
Diarreia Disabsortiva
A diarreia é um sintoma comum de muitas doenças intestinais, inclusive aquelas causadas por infecção, inflamação, isquemia, má absorção e deficiência nutricional. Esta seção concentra-se principalmente na má absorção, que se manifesta mais comumente como diarreia crônica e caracteriza-se por defeito de absorção das gorduras, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, proteínas, carboidratos, eletrólitos, sais minerais e água. A má absorção crônica provoca perda de peso, anorexia, distensão abdominal, borborigmo e perda de massa muscular. A marca da má absorção é a esteatorreia, caracterizada por gordura fecal excessiva e fezes volumosas, espumosas, gordurosas, amarelas ou cor de barro. A diarreia é definida como o aumento na massa, frequência ou fluidez das fezes, tipicamente para volumes maiores do que 200 mL por dia. Nos casos graves, o volume das fezes pode exceder 14 L por dia e, sem reposição volêmica, resulta em morte. A diarreia dolorosa, sanguinolenta, de pequeno volume, é conhecida como disenteria. 
A diarreia pode ser classificada em quatro categorias principais: 
•A	diarreia secretora é caracterizada por fezes isotônicas e persiste durante o jejum.
 •A diarreia osmótica, tal como aquela que ocorre com deficiência de lactase, é devida às forças osmóticas exercidas por solutos luminais não absorvidos. O líquido diarreico tem concentração de mais de 50 mOsm em comparação ao plasma, e a condição diminui com o jejum. 
•A diarreia disabsortiva causada pela absorção inadequada de nutrientes está associada a esteatorreia e é aliviada por jejum. 
•A	diarreia exsudativa é causada por doença inflamatória, caracterizada por fezes purulentas, sanguinolentas, que continuam durante o jejum. A má absorção resulta de uma perturbação em pelo menos uma das quatro fases de absorção de nutrientes: 
(1) digestão intraluminal, em que proteínas, carboidratos e gorduras são degradados em formas absorvíveis, 
(2) digestão terminal, que envolve a hidrólise de carboidratos e peptídeos por dissacaridases e peptidases, respectivamente, na borda em escova da mucosa do intestino delgado; 
(3) transporte transepitelial, em que nutrientes, líquido e eletrólitos são transportados pelo epitélio do intestino delgado e processados nele e 
(4) transporte linfático de lipídios absorvidos. Em muitos distúrbios disabsortivos, predomina o defeito em um desses processos, mas geralmente contribui mais de um.
Como resultado, as síndromes de má absorção assemelham-se umas às outras mais do que diferem entre si. Os sinais e sintomas incluem diarreia (devida a má absorção de nutrientes e secreção intestinal excessiva), flatulência, dor abdominal e perda de peso. A absorção inadequada de vitaminas e minerais pode resultar em anemia e mucosite devido à piridoxina, folato ou deficiência de vitamina B12; sangramento devido à deficiência de vitamina K; osteopenia e tetania devidas ao cálcio, magnésio ou deficiência de vitamina D; ou neuropatia devida à deficiência de vitamina A ou vitamina B12. Uma variedade de distúrbios endócrinos e de pele também pode ocorrer.
Enteroparasitoses

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes