A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 3 SIM e CC

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Comportamento do Consumidor
Fabricantes apostam em promotores e chocolates premium                           para aumentar as vendas na Páscoa
André Laporta, gerente de marketing da Nestlé, afirma que 85% da decisão de compra é feita nas lojas. Apesar de a marca investir nas mídias digitais e em influenciadores no período da Páscoa, o promotor "facilita a escolha", diz. Ana Napolitano, gerente de marketing da Kinder, afirma que a marca terá uma equipe maior nas lojas este ano. "A guerra vai acontecer no ponto de venda". Segundo ela, os consumidores brasileiros gostam muito do contato pessoal, de pegar o produto e fazer comparações, por isso a importância de investir nesse relacionamento.
Outra aposta das marcas são os produtos mais sofisticados. Há um capricho maior nas opções de chocolate e de embalagens. “Por um lado, existe uma crise, mas por outro há a tendência de um aumento de 20% do consumo de chocolate premium", afirma Enrico Martini, gerente de marketing da Ferrero. A marca aposta que essa procura ajudará a impulsionar os resultados deste ano. Além disso, a marca vai oferecer nos pontos de venda embalagens extras para proteger os ovos e deixar as caixas de bombom com mais aparência de presente. Laporta, da Nestlé, diz que o portfólio mais sofisticado da marca está crescendo e continua sendo uma grande aposta. A Kopenhagen fez parcerias com outras marcas, como Le Lis Blanc e Pandora, para criar kits com chocolate e mais um acessório.
Fonte: Época Negócios (19/01/2016) – Por Marcela Bourroul
http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/01/fabricantes-apostam-em-promotores-e-chocolates-premium-para-driblar-crise-na-pascoa.html
Tendo como referência o conteúdo discutido sobre motivação, valores, atitudes e persuasão, julgue as afirmações a seguir a respeito da matéria sobre as empresas fabricantes de chocolate:
I - Pode-se afirmar que marcas como Nestlé, Cacau Show e Ferrero quando desenvolvem campanhas para a venda de chocolates na páscoa buscam atender necessidades fisiológicas dos consumidores, afinal chocolates são um tipo de alimento.
II - Quando o gerente de Marketing da Nestlé afirma que o promotor “facilita a escolha” vemos uma aplicação prática da persuasão sobre o comportamento de compra, pois a atitude do consumidor é desfavorável devido à crise, mas o vendedor consegue reverter a situação.
III - Ao investir em parcerias com outras empresas, a Kopenhagen está buscando atender necessidades mais elevadas dos consumidores, como necessidades sociais.
IV - As fabricantes de chocolate estão apostando que o componente afetivo dos consumidores leve a estados mentais desfavoráveis em relação às marcas e por isso estão investindo no atendimento no ponto de venda.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações estão incorretas
	
	B
	Apenas a afirmação I está correta
	
	C
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmações II e III estão corretas
Você acertou!
A questão deve levar o estudante a pensar os assuntos abordados do tópico de maneira interligada. A questão também exige que o respondente se recorde dos conceitos apresentados no texto. A afirmação I está incorreta pois o consumo de chocolate na páscoa não está relacionado à saciedade da fome, uma necessidade fisiológica básica. A afirmação IV está incorreta pois o que está sendo levado em conta pelos fabricantes de chocolate é o componente cognitivo dos clientes, o poder de julgamento em relação aos preços e à crise vigente faz com que as empresas tenham que apostar em técnicas para persuadir o consumidor a comprar chocolates.
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Para a estimativa futura, a empresa deve fazer um mix de utilização de diversas informações, como uma pesquisa das intenções dos compradores, a opinião da força de vendas, a opinião de especialistas, análise de vendas passadas e o teste de mercado.
Considerando essa busca de informações, analise as afirmações abaixo:
 I -  Uma das informações mais precisas são oriundas da força de vendas, pois eles podem nos dizer o quanto podem vender.
II -  Podemos considerar como opinião de especialista, as oriundas dos revendedores, os distribuidores, fornecedores, consultores de marketing, confederações e associações comerciais.
III – Quando se trata de análise de vendas passadas, dentro do SIM, a busca de informação se dá no Sistema de Registro Interno.
IV -  O objetivo do teste de mercado é analisar como o cliente irá agir com relação a compra, por exemplo.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre a importância de se conhecer como se faz a estimativa da demanda futura. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a elas apresenta as afirmações II, III, e IV que são o que analisado em conjunto darão a possibilidade da empresa em estimar sua demanda futura. A única afirmação errada é a I, pois deve-se ter cuidado com as informações oriundas da força de venda, pois ela por ser muito otimista ou pessimista, ou seja, podem estimar erroneamente e a empresa perder com isso.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Leia a matéria a seguir e depois julgue as afirmações tendo como base o que aprendemos no tópico sobre os elementos sensoriais no ponto de venda.
Chilli Beans e Beatles
Foi com o Hard Rock Café como pano de fundo que a prestigiada marca brasileira Chilli Beans, lançou a sua mais recente coleção de óculos de sol e de relógios.
Inspirada na icónica banda de rock britânica The Beatles, a marca dividiu a coleção em três linhas: a primeira simboliza o início de carreira do grupo; a segunda foca-se no período mais alternativo; e a terceira – mais hippie e zen – baseia-se na época em que os rapazes de Liverpool se aproximaram de Maharishi Mahesh Yogi, o que contribuiu para o desenvolvimento espiritual do grupo mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular.
Apadrinhada por uma banda com milhares de seguidores em todo o mundo, o lançamento desta coleção não poderia ser feito de ânimo leve. Assim, muitas foram as caras conhecidas que se juntaram no Hard Rock Café para um final de tarde divertido e, claro, ao som dos sucessos dos Beatles.
Entre um passo de dança e conversas animadas, os convidados tiveram oportunidade de experimentar vários artigos da tão esperada coleção.
Fonte: http://www.movenoticias.com/2015/11/famosos-deixam-se-conquistar-pela-mistica-dos-beatles/
I - Não é possível afirmar que a Chilli Beans se utilizou de marketing sensorial, afinal o evento não ocorreu no ponto de venda e sim em um famoso restaurante.
II - A Chilli Beans utilizou-se exclusivamente de estratégias sensoriais relacionadas à audição no lançamento de sua nova coleção.
III - A Chilli Beans utilizou apenas estratégias sensoriais ligadas à visão e à audição na promoção de sua nova linha de produtos.
IV - Ao promover o evento em um restaurante com música ao vivo, A Chilli Beans buscava ganhar a simpatia do cliente pelo paladar.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta
	
	B
	Apenas a afirmação III está correta
	
	C
	Somente as afirmações I e III estão corretas
	
	D
	Somente as afirmações II e IV estão corretas
	
	E
	Todas as afirmações estão incorretas
Você acertou!
A questão deve avaliar se o estudante aprendeu os conceitos apresentados no tópico e se consegue aplicar o conteúdo a um caso real. A afirmação I está incorreta pois relaciona ponto de venda somente com a loja fixa, sendo que a empresa também pode vender seus produtos em outros ambientes. As afirmações II e III estão incorretas por estarem incompletas; a Chilli Beans utilizou estratégias relacionadas à visão (ambiente do Hard Rock), à audição (música ao vivo – Beatles)