Buscar

trabalho_revisao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TESTE SEUS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS EM PROCESSO CIVIL
Complete as lacunas:
1. O cônjuge somente necessitará do consentimento do outro para propor ações que versem sobre direitos _________________________________.
2. Verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representação das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcará prazo razoável para ser sanado o defeito. Não sendo cumprido o despacho dentro do prazo, se a providência couber ao réu, reputar-se-á _________________________________.
3. O juiz ou tribunal, de ofício ou a requerimento, condenará o litigante de má-fé a pagar multa não excedente a _________ por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrária dos prejuízos que esta sofreu, mais os honorários advocatícios e todas as despesas que efetuou.
4. Sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a procurar em juízo. Poderá, todavia, em nome da parte, intentar ação, a fim de evitar decadência ou prescrição, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. Nestes casos, o advogado se obrigará, independentemente de caução, a exibir o instrumento de mandato no prazo de _________________________________, prorrogável até outros _________________________________, por despacho do juiz.
5. O advogado poderá, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto. Durante os _______ dias seguintes, o advogado continuará a representar o mandante, desde que necessário para Ihe evitar prejuízo.
6. Compete ao _________________________________ intervir nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela, curatela, interdição, casamento, declaração de ausência e disposições de última vontade.
7. A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do _________________________________.
8. Reputam-se conexas duas ou mais ações, quando Ihes for comum o objeto ou a _________________________________.
9. Dá-se a _________________________________ entre duas ou mais ações sempre que há identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.
10. Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência _________________________________.
11. A incompetência _________________________________ deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.
12. _________________________________ é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.
13. _________________________________ é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender.
14. Extingue-se o processo, _________________________________ resolução de mérito quando o juiz indeferir a petição inicial.
15. Observar-se-á o procedimento sumário nas causas cujo valor não exceda a _________________________________ vezes o valor do salário mínimo.
16. Cabe à parte oferecer exceção, no prazo de _________________________________, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição.
17. Oferecida a reconvenção, o autor reconvindo será _________________________________, na pessoa do seu procurador, para contestá-la no prazo de _________________________________.
18. O ônus da prova incumbe ao _________________________________, quanto ao fato constitutivo do seu direito; e ao _________________________________, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do _________________________________.
19. Quando, por _________________________________ vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.
20. _________________________________ é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
21. Começa a correr o prazo, quando a citação ou intimação for por oficial de justiça, da data _________________________________ do mandado cumprido.
22. O incidente de falsidade tem lugar em qualquer tempo e grau de jurisdição, incumbindo à parte, contra quem foi produzido o documento, suscitá-lo na contestação ou no prazo de _________________________________, contados da intimação da sua juntada aos autos.
23. O perito apresentará o laudo em cartório, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos _________________________________ antes da audiência de instrução e julgamento.
24. A parte, que desejar esclarecimento do perito e do assistente técnico, requererá ao juiz que mande intimá-lo a comparecer à audiência, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos. O perito e o assistente técnico só estarão obrigados a prestar os esclarecimentos a que se refere este artigo, quando intimados _________________________________ antes da audiência.
25. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e ao do réu, bem como ao órgão do Ministério Público, sucessivamente, pelo prazo de _________________________________ para cada um.
26. Denomina-se _________________________________ a eficácia, que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário.
27. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de _________________________________, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de _________________________________ e, a requerimento do credor expedir-se-á mandado de penhora e avaliação
28. A petição inicial da ação rescisória será elaborada com observância dos requisitos essenciais do art. 282, devendo o autor, ainda, depositar a importância de _________________________________ sobre o valor da causa, a título de multa, caso a ação seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissível, ou improcedente.
29. O direito de propor ação rescisória se extingue em _________________________________, contados do trânsito em julgado da decisão.
30. Da sentença caberá recurso de _________________________________, no prazo de _________________________________.
31. Das decisões interlocutórias caberá recurso de _________________________________, no prazo de _________________________________.
32. Os embargos de declaração serão opostos, no prazo de _________________________________, em petição dirigida ao juiz ou relator, com indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso, não estando sujeitos a preparo.
33. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer _____________________________ contra ambos.
34. Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá _________________________________ o proprietário ou o possuidor.
35. Da decisão de liquidação de sentença caberá o recurso de _________________________________.
36. Os embargos de declaração _________________________________ o prazo para a interposição de outros recursos, por qualquer das partes.
37.  O executado pode, no prazo de _________________________________ após intimado da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove cabalmente que a substituição não trará prejuízo algum ao _________________________________ e será menos onerosa para o _________________________________.
38. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de _________________________________.
39.  É lícito ao executado, no prazo de _________________________________, contados da adjudicação, alienação ou arrematação, oferecer embargos fundados em nulidade da execução, ou em causa extintiva da obrigação, desde que supervenienteà penhora.
40.  Ao despachar a inicial em execução de título extrajudicial, o juiz fixará, de plano, os honorários de advogado a serem pagos pelo executado. No caso de integral pagamento no prazo de _________________________________, a verba honorária será reduzida _________________________________.
Responda sucintamente:
41. Quais são as chamadas "condições da ação"?
42. Qual o momento processual adequado para a parte argüir a carência da ação?
43. Caso a parte silencie sobre a falta de alguma das condições da ação, ocorrerá preclusão? Por quê?
44. O que é recurso adesivo?
45. O que é litisconsórcio?
46. Como se realiza o depoimento do surdo-mudo em juízo?
47. O que são atos meramente ordinatórios?
48. Qual o recurso da parte contra ato meramente ordinatório?
49. Como se contam os prazos para litisconsortes que tenham advogados diferentes?
50. O que é preclusão? 
51. O que é contradita?
52. O que é citação ficta?
53. O que é perempção?
54. Qual o prazo para autor e réu juntarem o rol de testemunhas no procedimento sumário?
55. Em determinada ação, existem 3 réus e não consegue o autor citar o terceiro réu, após mais de 3 meses. O autor resolve desistir da ação com relação ao terceiro réu (o que é possível, pois o réu ainda não foi citado). Como ficam os prazos em relação aos dois réus que já foram citados?
56. Qual a diferença entre confissão e revelia?
57. O que é sucumbência?
58. Quais os requisitos essenciais da sentença?
59. O que ocorre se, vencido o Estado em primeira instância, o Procurador não apelar?
60. O que significa a expressão "preparo do recurso"?
Responda qual o foro competente para propositura de cada uma das ações hipoteticamente descritas abaixo:
61. Sílvio (domiciliado em Curitiba/PR) deseja propor ação de reintegração de posse de seu terreno (localizado na Lapa/PR), que foi esbulhado (tomado) por Flávio (domiciliado em Maringá/PR). 
62. Clara (domiciliada em Itu/SP) deseja propor ação de divórcio litigioso contra seu esposo José (atualmente domiciliado em Porto Alegre/RS). 
63. Caio (domiciliado em São Paulo/SP) e representado por sua genitora, necessita receber pensão alimentícia de seu pai Afonso (domiciliado em Uberaba/MG).
64. Vicente (domiciliado em Lages/SC) estava viajando quando sofreu acidente de carro em Anápolis/GO e deseja propor ação indenizatória contra Luiz, causador do acidente (domiciliado em Ponta Grossa/PR).

Outros materiais