Buscar

CIVIL III AVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIVIL III 
1a Questão (Ref.: 201701709211)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto ao contrato de empreitada e prestação de serviços e correto afirmar que:
		
	
	são contratos bilaterais, onerosos e reais.
	
	o contrato de prestação de serviço poderá ocorrer por prazo determinado ou prazo indeterminado, não havendo limite máximo de tempo.
	 
	o contrato de empreitada é uma espécie de contrato de prestação de serviço no qual a finalidade é a conclusão da obra.
	 
	o contrato de empreitada e de prestação de serviços são regidos pelo Código Civil Brasileiro e possuem em comum a característica da subordinação do empreiteiro e do prestador do serviço para com o dono da obra ou tomador do serviço.
	
	o contrato de empreitada poderá ser de lavor ou de lavor e materiais, oportunidade em que o empreiteiro passa a responder de forma subjetiva a quaisquer danos que venha a causar ao dono da obra.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701709048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB 2008-2) A respeito do transporte de pessoas, assinale a opção correta, de acordo com o Código Civil vigente:
		
	
	O transportador não poderá reter bagagem ou objetos pessoais de passageiros para garantir o pagamento da passagem que não tiver sido efetuado no início do percurso.
	
	O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas, mas só responde pelo extravio das bagagens se o passageiro tiver declarado o valor a elas correspondente.
	
	É nula a cláusula de exclusão da responsabilidade no contrato de transporte de pessoas, ao qual também não se aplica a excludente da força maior.
	 
	Em regra, o transporte feito por cortesia não se subordina às normas estipuladas para o contrato de transporte de pessoas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701706924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) Marina comprometeu-se a obter para Mônica um negócio de compra e venda de um imóvel para que ela pudesse abrir seu curso de inglês. Marina encontrou uma grande sala em um prédio bem localizado e informou a Mônica que entraria em contato com o vendedor para saber detalhes do imóvel. A partir da hipótese apresentada, assinale a opção correta.
		
	
	Passado o prazo contratual para a obtenção do negócio, o próprio vendedor entra em contato com Mônica para celebrar o negócio, liberando-a, portanto, de pagar a comissão de Marina.
	 
	Marina marca uma reunião entre o vendedor e Mônica, mas o negócio não se realiza por arrependimento das partes. Sem pagar a comissão, Mônica dispensa Marina, que reclama seu pagamento, explicando que conseguiu o negócio e que não importa se não ocorreu a compra da sala.
	
	A remuneração de Marina deve ser previamente ajustada entre as partes; caso contrário, Mônica pagará o valor que achar suficiente.
	
	Como a obrigação de Marina é apenas de obtenção do negócio, a responsabilidade pela segurança e pelo risco é apenas do vendedor, sendo desnecessário que Marina se procupe com esses detalhes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701225643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos contratos, assinale a opção correta.
		
	 
	Considere que um indivíduo tenha celebrado contrato de compra e venda de seu apartamento em 10/11/2008, sendo a respectiva escritura pública devidamente registrada no cartório de registro de imóveis em 10/3/2009. Considere, ainda, que, no mês de janeiro de 2009, tenha sobrevindo cobrança do IPTU sobre o imóvel. Nessa situação, o vendedor é responsável pelo pagamento do IPTU.
	
	No direito brasileiro, não é permitido o mútuo oneroso em que se presumam devidos os juros.
	
	Não é lícito que, no contrato de compra e venda, o preço seja fixado pela taxa de mercado.
	
	A cláusula de reserva de domínio consiste no direito que o vendedor se reserva de reaver, em certo prazo, o imóvel alienado, restituindo ao comprador o preço mais as despesas por ele realizadas.
	
	Considere que determinado indivíduo tenha comprado uma televisão, ficando pactuado o dia para a entrega do bem pelo estabelecimento comercial e que, na véspera da data combinada para a entrega, o estabelecimento tenha se incendiado por problema elétrico e todos os seus bens tenham sido destruídos. Nessa situação, o contrato de compra e venda ficará resolvido, porque o vendedor não tem obrigação, já que a televisão foi destruída.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701299910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cássio, confiante nos destinos da economia brasileira, resolve adquirir uma televisão, tela plana, utilizando-se do crédito pessoal que lhe foi ofertado pela empresa C e D S/A. Ao adentrar o estabelecimento da empresa, é prontamente recebido por um vendedor que apresenta-lhe as opções disponíveis, formaliza o seu cadastro, imprime o contrato de compra e venda de bem móvel, prometendo-lhe que ocorrerá a entrega no prazo máximo de trinta dias. Ultrapassado o prazo, o bem não foi entregue, tendo o vendedor comunicado a Cássio que o veículo que transportava vários bens da empresa havia sido furtado em São Paulo, local onde estaria sediado o depósito e que por isso, não mais poderia entregar o bem adquirido. Prontamente o numerário expendido sofre devolução. De posse dos valores ressarcidos, Cássio adquire bem similar de Pato que lhe promete entrega em dez dias. Passado o período, Pato comunica a Cássio que o bem sofrera aumento de preço e que haveria uma diferença de R$ 300,00 a pagar, o que foi negado pelo adquirente. Diante de tal enunciado, assinale a afirmativa incorreta
		
	
	Devolvido o numerário, não mais se pode exigir a obrigação de dar.
	
	A perda da coisa, antes da tradição, sem culpa do devedor, resolve a obrigação.
	
	O credor, cobrado por diferença do preço, pode resolver o negócio.
	
	O adquirente pode exigir a entrega do bem, sem majoração do preço
	 
	O devedor pode exigir novo preço, caso o bem tenha sido valorizado

Outros materiais