Buscar

ESQUISTOSSOMOSE MANSONI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esquistossomose mansoni
Pode-se afirmar que a presença da esquistossomose em uma dada região, reflete o baixo nível sanitário e social da população que ali vive. A Schistosoma mansoni é responsável pela esquistossomose intestinal ou moléstia de Pirajá da Silva. O verme adulto tem o corpo recoberto por papilas e vivem no sistema porta intra-hepático. Os ovos são elípticos, com nítido esporão lateral e são eliminados junto com as fezes. Os hospedeiros intermediários são moluscos aquáticos do gênero Biomphalaria. Outras duas espécies podem ocorrer infecções em humanos, mas não estão presentes no Brasil, que são a S. bovis e S. mattheei.
MORFOLOGIA:
É tipicamente um helminto delgado e longo.
VERMES ADULTOS:
São de sexos separados com duas ventosas, sendo macho bem claro, com tegumento recoberto por minúsculos espinhos e tubérculos ou projeções. A fêmea é mais escura, com tegumento lio. As dimensões são diferentes: o macho mede cerca de 1,0 cm de comprimento por 0,10 cm de largura formando um sulcol ongitudinal ou canal ginecóforo. A fêmea é mais delgada ,medindo 1,5 de comprimento por 0,2 cm de diâmetro. O aparelho genital do macho é constituído de 6 a 8 massas testiculares, localizada dorsalmente , abaixo da ventosa oral e bifurcação do ceco, no macho não se aparece órgão copulador. 
OVO
A continuidade do ciclo desse parasito está vinculado na possibilidade do ovo alcançar uma coleção hídrica onde existam espécies de caramujos suscetíveis. O ovo do S. mansoni é muito típico, não só pela dimensão mede 150 milímetros de comprimento por 65 milímetros de largura mas também pela presença de um esporão lateral voltado para trás. O ovo maduro tem uma longevidade de cerca de três a quatro semanas . Se durante esse tempo o ovo não entrar em contato com a água o miracídeo irá morrer. A casca do ovo é transparente e amarelada formada por duas camadas protetoras. O ovo não possui opérculo, sendo que o miracidio sai por uma fenda feita pelo próprio.
MIRACÍDEO:
O miracídeo é recoberto por cílios . Mantém aspecto piriforme com um cone de penetração localizado na porção apical e mais larga da larva. Assim que alcança a agua o miracideo alonga-se e passa a nadar ativamente em círculos buscando o molusco para penetrar e completar seu ciclo. O miracídeo mede aproximadamente 180 milimetros de comprimento por 60 de largura, pode viver cerca de 8 a 10 horas,porém só é capaz de penetrar no molusco nas primeiras 3 a 4 horas depois que saiu do ovo. 
No chamado cone de penetração as seguintes estruturas possibilitam a penetração do miracideo nas partes moles do molusco:
- papila apical, representada por inúmeras pregas do tegumento , que se amoldam ao molusco como se fossem minúsculas ventosas
- abertura das glândulas de penetração e das glândulas adesivas, que provavelmente secretam enzimas para facilitar penetração
-terminações nervosas para captação de feromônio eliminado pelo molusco
Outras estruturas existentes no miracídeo:
Aparelho excretor: um par de canalículos que percorrem cada lado da larva com inicio nas células em flama e terminando no poro excretor.
Rudimento do sistema nervoso, formado por uma massa nervosa central,com ramificações por cordões nervosos.
Células germinativas, em número de 50 a 100, tem importante papel de dar continuidade ao ciclo no interior do molusco.
ESPOROCISTO:
Em um período de 6 a 8 dias as células germinativas passam a se reproduzir, formando o esporocisto primário, uma estrutura saculiforme simples formando de 20 a 40 esporocistos filhos, que são liberados após o seu rompimento. Migram para a região do ovotestis e do hepatopancrêas do molusco,onde amadurecem. O esporocisto adulto aparece cerca de um mês após a penetração no miracideo, medindo cerca de 1,5 mm de comprimento. Possui parede mais espessa e um poro, por onde as cercarias sairão. A poliembrionia é o processo de produção de mais cercarias.
CERCÁRIA:
É o verdadeiro elo entre o molusco e o hospedeiro humano. Após um mês que o miracideo penetrou o molusco do gênero Biomphalaria tem inicio a eliminação da cercaria

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes